Entenda quais são os principais cuidados para dar banho em cachorros filhotes de maneira segura
A higienização dos pets é um aspecto fundamental para garantir sua saúde, bem-estar, controle de parasitas, prevenir alergias e promover a beleza dos pelos. No caso dos filhotes, entretanto, é necessário bastante cuidado para não comprometer sua imunidade e nem gerar traumas desnecessários.
O ideal é que o banho em cachorro filhote seja feito em casa, especialmente se o pet ainda não está devidamente vacinado. É importante que o cãozinho esteja imunizado e protegido antes de ser levado a um local onde ele vai ter contato com outros cães, como um pet shop. Confira mais dicas a seguir.
Antes do banho: é importante se preparar
O primeiro passo para dar banho em cachorros filhotes é deixar tudo pronto. Nesse sentido, é importante averiguar se o ambiente está devidamente cercado para evitar fugas. Dependendo do tamanho do cãozinho, uma banheira pequena pode ser uma boa opção.
Além disso, já deixe à mão todos os itens que vai precisar, tais como:
- Xampu;
- Escova;
- Toalha;
- Algodão para os ouvidos do pet;
- Loção para limpeza dos ouvidos;
- Brinquedos;
- Secador.
Utilize produtos de qualidade
Outro cuidado fundamental na hora de dar banho em cachorros filhotes é a escolha dos produtos que serão utilizados. É importante utilizar apenas aqueles que foram desenvolvidos especificamente para a pele desses animais, evitando assim alergias e alterações no pH cutâneo.
Vale lembrar que, dependendo da raça e características de pelagem do seu pet, pode ser necessário utilizar produtos ainda mais específicos. Consulte um veterinário para receber orientações individualizadas ara seu cãozinho.
Conheça todos os produtos de beleza e higiene para pets da Chemitec.
Hora do banho em cachorros filhotes: dicas de ouro
Dar banho em cachorro filhote demanda cuidados específicos para garantir uma experiência tranquila e segura para o animal e tutor, estreitando laços entre eles. Confira algumas dicas importantes:
Use água morna
A água do banho precisa estar em uma temperatura agradável ao pet, sendo ideal que ela esteja morninha.
Cuidado com os olhos e ouvidos do pet
Evite que água, xampu ou sabão entrem nos olhos e ouvidos do filhote, pois isso pode causar irritação. Use produtos de banho específicos para animais de estimação e evite aplicá-los diretamente no rosto do filhote. Use um pano macio e úmido para limpar delicadamente a área ao redor dos olhos e orelhas.
Depois do banho: cuidados necessários
Após o banho do filhote, existem algumas etapas importantes de cuidado para garantir que ele fique limpo e saudável. As principais são:
Cuidado ao secar seu cachorro filhote
Certifique-se de secar completamente o filhote com uma toalha macia e limpa, evitando esfregar vigorosamente para não danificar a pele ou o pelo. Certifique-se de que o pelo esteja completamente seco, especialmente nas áreas onde a umidade pode se acumular, como entre as patas e nas orelhas, de modo a evitar problemas de pele.
Aproveite o momento para escovar seu filhote
O momento após o banho é ideal para escovar o filhote, removendo emaranhados e distribuindo os óleos naturais da pele. Dessa forma, é possível manter a pelagem saudável. Além disso, a escovação pode ser uma experiência agradável para o filhote, ajudando a fortalecer o vínculo entre vocês.
Por fim, certifique-se de que o filhote esteja completamente seco antes de permitir que ele saia para áreas externas ou fique em um local fresco para evitar que ele fique frio. Esses cuidados após o banho são essenciais para manter seu cachorro filhote confortável e saudável.
Caso você tenha dúvidas a respeito de como dar banho em cachorro filhote ou queira saber o melhor momento de higienizar seu pet pela primeira vez, consulte um médico veterinário para receber orientações específicas a respeito da saúde do seu pet.