Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
07/02/2023

Cálculos urinários em gatos

Saiba como prevenir ou agir caso o seu pet apresente o problema.

Quando sais minerais, como cálcio e magnésio, se acumulam na região do trato urinário dos pets, é possível que aconteça um caso de cálculos urinários em gatos. Esse é um problema que costuma atingir gatos de diferentes espécies e idades, geralmente, está relacionado à desidratação dos felinos.

Entenda mais sobre o assunto e saiba como prevenir ou lidar caso as situações de cálculos urinários em gatos aconteçam com o seu pet.

Raças de gatos mais predispostas a ter os cálculos urinários

Em geral, não existe um consenso quanto à prevalência de cálculos urinários em gatos de raças específicas. Os gatos machos são mais propensos a terem cálculos urinários por conta da anatomia do canal uretral (longo e com um calibre pequeno). No entanto, existem algumas raças que podem apresentar mais formações de cálculos urinários que outras. Entre elas estão:

  • Sem raça definida;
  • Himalaio;
  • Birmanês;
  • Exótico;
  • Persa;
  • Ragdoll.

Entre as principais causas dessa maior propensão aos cálculos urinários em gatos, destaca-se a desidratação que provoca um aumento de concentração salina na urina ou alterações congênitas na mucosa do trato urinário. As fêmeas estão menos sujeitas a terem algum tipo de obstrução em comparação aos machos, pois são raras as exceções de casos de cálculos urinários. Isso porque sua uretra possui uma espessura maior em relação a uretra do macho. Elas estão mais sujeitas a uma infecção urinaria devido a exposição da vagina em relação ao ambiente.

Como prevenir

O principal caminho para a prevenção do surgimento de cálculos urinários em gatos é manter a boa hidratação do pet. Nem sempre é fácil deixar um gato bem hidratado, mas algumas estratégias podem ser utilizadas na rotina, como:

  • Utilizar fontes de água, que renovam o líquido e o deixam sempre fresco para os animais;
  • Disponibilizar mais de um potinho de água pela casa e com materiais diferentes. Potinhos de porcelana, metal e plástico para identificar qual o animal prefere;
  • Optar por inserir alimentos úmidos na rotina do pet, que podem aumentar a ingestão de água pela umidade.

Além da ingestão de água limpa e abundante, uma alimentação balanceada, com a escolha de uma ração de qualidade rica em cereais e verduras, é capaz de deixar a urina do felino mais alcalina e prevenir o aparecimento dos cálculos urinários.

Também é importante manter a caixa de areia do gato sempre limpa e em um lugar apropriado, sem obstáculos, como móveis e eletrodomésticos, que possam dificultar o acesso à caixa, para que ele se sinta confortável em urinar assim que tiver vontade.

Quais os sinais dos cálculos urinários em gatos

Existem sinais no comportamento do pet que podem indicar a presença de cálculos urinários em gatos:

  • Dor ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Tentativas constantes de urinar sem sucesso por obstrução;
  • Urina com coloração escura e bordô;
  • Inquietação;
  • Urina em lugar incomum;
  • Miado ao urinar;
  • Vômito;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso.

Quando o sangue aparece na urina, é sempre um sinal de alerta, já que o tom avermelhado pode indicar que o revestimento da bexiga está machucado. Ao notar qualquer um desses sinais, é importante sempre buscar a ajuda de um veterinário especializado.

Como diagnosticar

O diagnóstico de cálculos urinários em gatos é feito em duas etapas:

Avaliação física

Na anamnese, o médico veterinário entende quais são os comportamentos habituais do pet e confere se a região abdominal está com edemas ou se o animal sente dores ao ser apalpado.

Exames laboratoriais

Com a coleta de sangue (hemograma), o veterinário pode visualizar através do exame a presença de minerais livres e fazer a contagem de células para determinar a gravidade da infecção. É comum que o veterinário também peça outros exames para avaliar o tamanho e quantidade de cálculos na bexiga e no canal urinário através do ultrassom. Exames de urina também podem ser feitos para verificar qual a bactéria que está acometendo e causando essa infecção.

Opções de tratamentos

Com o correto diagnóstico, o veterinário deve indicar o melhor tratamento para que o animal se recupere. O tratamento é feito primeiramente com técnicas de desobstrução, e caso não tenham sucesso, pode ser necessário cirurgias para remoção dos cálculos e assim possibilitar a desobstrução da uretra.

Também é necessário o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Caso o problema dos cálculos urinários em gatos esteja relacionado a alguma infecção, antibióticos de qualidade deverão ser receitados. O Antibiótico Chemitril® Comprimidos 50mg é uma excelente opção segura e eficaz que costuma ser indicada pelos veterinários. veterinário ainda pode prescrever o Elo-xicam 0,5mg/ 2mg, que vai ajudar a combater a inflamação do trato urinário promovendo maior conforto para o animal.

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Para saber mais sobre cálculos urinários em gatos, acesse o vídeo completo em nosso canal do YouTube e acompanhe mais informações sobre o universo pet.