Fale conosco pelo WhatsApp
Pessoa utiliza cotonete para limpar orelha de cachorro
07/01/2021

Como limpar orelha de cachorro?

O ouvido de seu cachorro merece atenção e cuidados especiais, principalmente em sua limpeza.

As orelhas de um cachorro são sensíveis e requerem cuidado de seus tutores, que devem estar sempre atentos à possíveis infecções, mantendo-as limpas e bem cuidadas  independentemente da idade do pet. Mas, como limpar orelha de cachorro sem causar um transtorno ao pet?

É preciso estar sempre atento a alguns sinais de que seu cachorro dá quando algo está incomodando a região das orelhas. Por exemplo, se ele coçar as orelhas repetidamente, balançar muito a cabeça ou se até mesmo chorar quando ele, ou você, toca naquele local, pode ser um indicativo de que algo está errado.

As infecções, além de apresentarem fortes odores, podem causar feridas internas e externas, resultando na perda de audição e até mesmo problemas neurológicos. Portanto, esteja sempre atento e saiba como limpar orelha de cachorro adequadamente, impedindo que a saúde de seu pet seja comprometida.

Como limpar orelha de cachorro de forma correta?

A higienização semanal das orelhas de um cachorro é extremamente importante para evitar o acúmulo de sujeiras, prevenindo também o desenvolvimento de inflamações e infecções na região.

É muito comum que cachorros que não recebem a devida higienização apresentem fungos e bactérias que causam a otite canina — doença que causa inflamação no ouvido, acarretando dor e incomodo ao seu pet.

Algumas raças possuem maior facilidade ao desenvolvimento de micro-organismos. São elas:

  • Basset hound;
  • Cocker spaniel;
  • Dachshund, conhecido popularmente como o cachorro salsicha;
  • Buldogue francês;
  • Yorkshire;
  • Maltês;
  • Shih tzu;
  • Lhasa apso.

Ainda assim, todas as raças de cachorros merecem devida atenção.

Para realizar a correta higienização da orelha de seu cachorro, os tutores podem utilizar o dedo, o que é mais confortável para o pet e  permite que o tutor seja mais delicado ao lidar com a orelha. É importante ressaltar que o próprio ouvido do animal expulsa o excesso de cera que é formado, portanto, o tutor não deve realizar grandes esforços e tampouco higienizar áreas que não consegue enxergar.

Para deixar o cachorro mais confortável o possível, é recomendado deitar o animal, posicionando a cabeça dele sob seu colo. Quando o animal estiver deitado, o tutor deve aplicar um produto específico para a higienização da orelha, massageando-a em seguida.

Após a aplicação do produto, o tutor deve eliminar os resquícios aparentes da orelha com um algodão ou gaze.

Durante a limpeza, não é indicada a utilização de pinças e cotonetes, já que ambos os acessórios podem machucar o animal por ser uma região extremamente sensível.

O animal pode ficar incomodado durante a limpeza, o que é extremamente comum. Se for possível, inicie esse cuidado quando o cachorro ainda for filhote, fazendo-o acostumar-se com a limpeza ao longo do tempo.

Outro cuidado fundamental é proteger a orelha do animal durante o banho, evitando a entrada de água.

Para a proteção, basta colocar um chumaço de algodão em cada orelha. Atente-se para que o algodão esteja aplicado apenas de forma superficial, evitando machucar o pet.

Riscos de não limpar a orelha de seu cachorro

Com a falta de higienização, as orelhas de seu cachorro podem se tornar um ambiente propicio para a proliferação de fungos e bactérias, que podem se multiplicar rapidamente.

Diante dos primeiros sinais, como vermelhidão, produção de excreção e cheiro forte, é importante procurar um médico veterinário rapidamente para o diagnóstico e na escolha da terapia mais adequada para o tratamento do cão.

É importante que todos os cuidados com o seu animal sejam feitos com produtos de qualidade e com referência. A Chemitec está há 20 anos no mercado brasileiro, e se consolidou como uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias em atuação.

Ao escolher a Chemitec, seu animal será cuidado com os melhores protocolos de qualidade disponíveis no país. Converse com o veterinário de seu pet e conheça mais sobre! E não se esqueça, caso tenha dúvida de como limpar orelha do cachorro, pergunte ao veterinário.

Fonte:

Produtos Veterinários – Chemitec;

Perito Animal;

Petz.