Cachorro ao lado de urina no chão
12/02/2021

Desinfetante para Cachorros: Saiba como eliminar odores

Por mais que sejam tomados todos os cuidados, o odor dos dejetos dos pets pode persistir. Veja como optar pelo desinfetante de melhor eficácia

Quem ama animais de estimação sabe que uma atenção especial deve ser dada à limpeza dos ambientes onde os pets vivem. Um erro comum de quem tem cães é higienizar a casa e os pertences do animal com produtos de uso doméstico.

Esses produtos têm composição distinta do desinfetante para cachorros, e não deixam o lugar higienizado de forma correta. Além disso, muitos deles podem causar alergias de pele e problemas respiratórios nos animais, pois trazem componentes tóxicos ou fortes odores.

O uso de desinfetante para cachorros para higienização dos espaços nos quais os animais vivem, seja em canil ou nas residências, é importante pois a concentração de pets nesses ambientes pode provocar problemas como: proliferação de bactérias, fortes odores relacionados às fezes e urina, além da presença de vírus causadores de doenças.

Quanto maior a concentração de animais em um mesmo local, maior deve ser o cuidado com a desinfecção e higienização com o objetivo de diminuir a quantidade de agentes contaminantes do ambiente. Em ambientes cuja concentração de animais é maior, como em canis, a limpeza deve ser feita diariamente. Para cães que vivem em ambiente domiciliar a desinfecção pode ser realizada com a frequência determinada a critério do tutor.

Quando e como usar o desinfetante para cães?

O desinfetante para cães pode ser utilizado em clínicas veterinárias, petshops, canis e residências. Como são desinfetantes próprios para uso veterinário, esses produtos não são tóxicos, diminuindo a chance de causar algum tipo de alergia ao cão.

O ideal é que o local no qual foi utilizado o desinfetante para cachorros esteja seco antes do retorno dos animais, evitando assim a ingestão do produto.

O desinfetante para cachorros tem em sua formulação componentes capazes de eliminar microrganismos em superfícies como pisos, paredes, bancadas, baias, bebedouros e comedouros, camas, mantas e brinquedos.

Em geral, por ser um produto de alta concentração, o desinfetante para cachorros deve ser diluído em água e usado isoladamente, ou seja, não deve ser misturado com outro produto. Isso pode resultar em menor eficácia do desinfetante.

Antes de usar o produto, retire todos os resíduos orgânicos do local (sangue, urina, fezes, restos de comida). Em seguida, lave o ambiente com água e sabão. Certifique-se de que a superfície esteja completamente limpa antes de utilizar o desinfetante para cães. Espalhe o produto no local, esfregue e deixe agir por cerca de 15 minutos. Enxágue. Essas orientações são dadas pelo fabricante e constam no rótulo do produto.

Caso o desinfetante para cachorros seja utilizado na limpeza de comedouros, bebedouros e outros itens usados pelo animal, será necessário fazer o enxágue com bastante água para que não sobrem resíduos do produto nesses acessórios. O recomendado é a higienização diária de comedouros e bebedouros.

Por que o cão tem mau cheiro?

Não existe uma causa única para o mau cheiro do animal. Ele pode ser causado por fatores que vão desde cuidados de higiene inadequados até problemas de saúde. A falta de banho e o excesso de sujeira na pele e nos pelos favorecem a proliferação de microrganismos, assim como a falta de secagem contribui para o surgimento de doenças fúngicas.

Outras causas incluem: uso de shampoos e de condicionadores inapropriados, exposição a ambientes e utensílios malcheirosos e mal higienizados, como uma caminha que não é limpa há muito tempo.

Já entre as causas patológicas mais comuns estão as otites, as piodermites, os problemas hormonais, a miíase, entre outras.

A melhor opção do mercado para manter a higienização do ambiente e utensílios utilizados pelo seu cão, é o Desinfetante Pet® que possui efeito tensoativo, ou seja, diminui a tensão superficial da água, facilitando a penetração do produto em superfícies úmidas, intensificando a remoção de sujeiras e bactérias durante a limpeza.

O produto apresenta em sua composição amônia quaternária, eliminando bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Fontes:

Produtos Veterinários – Chemitec;

Amor aos Pets;

Petz;

Cobasi.