Fale conosco pelo WhatsApp
Gato em cima de tapete sujo com urina
05/02/2021

Desinfetante para tirar cheiro de urina de gato

A urina dos gatos tem odor forte e os tutores têm dificuldade em eliminar o cheiro. Veja como resolver essa questão com as dicas da Chemitec

A higienização dos animais de estimação exige cuidados, tanto com os próprios pets quanto com a casa. É preciso escolher produtos que não causem alergias de pele ou mesmo problemas respiratórios aos animais e que, ao mesmo tempo, garantam a higienização e desinfecção do ambiente.

Infelizmente, o cheiro da urina de gatos é um problema, pois o odor é forte e persistente semelhante à amônia, e não é qualquer produto que consegue eliminá-lo. Para esses casos, é preciso utilizar um desinfetante para tirar o cheiro de urina de gato que seja eficaz e que não traga riscos à saúde do pet.

A escolha correta do desinfetante para tirar cheiro de urina de gato irá remover agentes contaminantes, além de contribuir para tirar o mau cheiro. O mais indicado por especialistas é um desinfetante a base de amônia quaternária, facilmente encontrado em lojas especializadas.

O primeiro passo para que o ambiente seja higienizado e livre de odores é retirar a urina do local antes de utilizar o desinfetante e iniciar o processo de limpeza. Nunca utilize produtos diretamente sobre a urina antes de removê-la, pois o produto pode perder sua capacidade desinfetante.  Dependendo do tipo de piso, a urina pode ser retirada de várias maneiras antes de se iniciar o processo de limpeza do ambiente, como descrito a seguir:

  • Se a urina estiver em um piso frio, é fácil e rápido. Papéis absorventes ou panos irão fazer o serviço sem problemas;
  • Se a urina estiver sobre madeira, carpete ou tapete, aplique o pano ou os papéis absorventes sobre a área e pressione levemente. Se necessário, deixe todo o local coberto por alguns minutos.

Após a remoção da urina, pode ser iniciado o processo de higienização e desinfecção do local. Evite utilizar produtos de limpeza de uso domiciliar, que você possui em casa. Opte por um desinfetante para tirar cheiro de urina de gato especialmente desenvolvido para essa finalidade. Em petshops e lojas especializadas você pode encontrar produtos específicos, como o Desinfetante Pet® da empresa Chemitec®, que é indicado para a desinfecção de clínicas e hospitais veterinários, de gaiolas, mesas, utensílios, equipamentos e materiais cirúrgicos, além de desinfetar e eliminar odores de canis e gatis, quintais, comedouros e bebedouros.

Em geral, antes de utilizar o desinfetante para tirar cheiro de urina de gato é recomendado lavar o local onde o produto será aplicado, para retirar qualquer vestígio de fezes e urina. O desinfetante também não deve ser utilizado com sabão ou outros detergentes aniônicos para que ele não perca sua capacidade bactericida.

Como limpar urina de gato no sofá?

Não esfregue a mancha de urina para que ela não penetre nas fibras do tecido, o que vai dificultar eliminar o mau cheiro. Utilize uma folha de papel ou toalha para absorver a urina, caso ela ainda esteja úmida. Se a urina já estiver seca, molhe o tecido com água fria e depois absorva a umidade com papel ou uma toalha.

Por último, use um produto específico para que o cheiro seja totalmente eliminado. O uso de desinfetante para gatos no local que o animal urinou, é a única forma do gato não sentir mais o cheiro da própria urina e não fazer suas necessidades em locais inapropriados.

Cuidado com as receitas caseiras

Na busca por eliminar o mau odor, muitas pessoas acabam seguindo receitas caseiras que misturam diversos itens e que podem, além de não resolver o problema, causar algum mal ao animal ou mesmo à saúde do seu dono. Por isso, especialistas recomendam que os tutores evitem técnicas caseiras e sempre recorram a um desinfetante para tirar cheiro de urina de gato que seja específico para essa finalidade.

Produtos domiciliares como vinagre e bicarbonato não devem ser utilizados para eliminação de odores de urina dos pets. Por isso, consulte um Médico Veterinário para melhor orientá-lo.

O desinfetante para tirar cheiro de urina de gato que ajuda a higienizar o ambiente e a neutralizar os agentes causadores do cheiro permanente de urina é o Desinfetante Pet® da empresa Chemitec®. Agora que você já sabe como fazer a correta higienização com segurança, é só aproveitar os bons momentos com o seu pet.

Fontes:

Produtos Veterinários – Chemitec;

Blog Tudo de Bicho;

Pet Care;

Chemitec;

Patas da Casa;

Petz.