Saiba os principais pontos de atenção antes de embarcar em uma viagem com seu animal de estimação
Viajar com pet pode ser uma experiência incrível e inesquecível. Conhecer um lugar novo ou reviver um lugar especial na companhia de seu animalzinho é, com certeza, um momento bastante gratificante tanto para o tutor, quanto para o pet.
Contudo, é importante ter atenção a alguns cuidados antes de viajar com pet. Esses cuidados são importantes para que a saúde e o bem-estar do animal sejam garantidos durante toda a estadia fora de casa. Neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais sobre o planejamento e cuidados antes e durante uma viagem com seu pet. Acompanhe!
O que preciso saber antes de viajar com pet?
Antes de viajar com pet, o primeiro passo é ter ciência do estado de saúde do animal. Sendo assim, é indispensável levá-lo ao médico veterinário. Na consulta, o profissional deve ser informado da viagem, com dados como o destino, o meio de transporte e o tempo de duração do trrajeto. Assim, é possível avaliar se o pet está apto para viajar com maior segurança.
Ainda na consulta com o veterinário, também deve ser avaliado se o animal tem todas as vacinas em dia, bem como o controle de parasitas por meio do uso de medicamentos vermífugos. Caso algo esteja faltando, esse é o momento de regularizar para que seu pet viaje com segurança.
Além disso, é importante se preparar para a viagem de acordo com suas características. Por exemplo, viajar com pet de avião tem algumas regras específicas relacionadas ao transporte do animal que são diferentes das regras estabelecidas para quem vai viajar com pet de ônibus.
Mesmo quem vai viajar com o pet de carro deve se atentar às recomendações do veterinário sobre cuidados com o transporte do animal, pausas durante o trajeto para alimentação e outras necessidades básicas.
Como fazer o planejamento antes da viagem?
Para se planejar para viajar com pet, é importante fazer um planejamento anterior levando em consideração os fatores mencionados anteriormente e outros cuidados importantes para esse tipo de viagem.
O primeiro ponto de atenção é o planejamento da viagem, que deve ser feito considerando a presença do pet. Por exemplo, é importante programar passeios e estadias em lugares que permitam a presença dos animais (conhecidos como “pet-friendly”) e que ofereçam o conforto necessário para o bem-estar dos bichinhos.
No caso da viagem de carro, é importante se certificar de que o animal terá conforto durante toda a viagem. Nesses casos, é importante que o pet viaje em caixas ou cadeiras próprias para o transporte, desde que estejam devidamente presas nos cintos de segurança. Além disso, a temperatura no interior do carro também deve estar agradável.
Como acalmar o pet antes da viagem?
O trajeto da viagem com o pet pode ser estressante para o animal. É comum que ele se sinta enjoado e ansioso, por exemplo. Por isso, é importante adotar estratégias para acalmar o pet tanto antes, quanto durante a viagem.
Como mencionado anteriormente, antes de tudo é importante ter atenção ao conforto do animal no meio de transporte, possibilitando que ele se sinta acolhido e tranquilo durante todo o trajeto. Levar brinquedos e outros meios de distração também é recomendado.
Poucas horas antes de viajar com pet, é recomendado que o animal não seja alimentado. Assim, o risco de enjoo e vômitos durante o trajeto é diminuído. No trajeto, é importante evitar mudanças bruscas de velocidade e, se for ouvir música, deixar o som em um volume agradável.
Além disso, ao viajar com pet, é fundamentem planejar paradas para que o animal possa fazer suas necessidades e se alimentar. Nessas paradas, é fundamental que o pet fique fora do carro.
Quais os itens essenciais para a viajar com pet?
Outro fator que deve ser levado em consideração ao se pensar em viajar com pet é escolher o que levar na mala. Os itens que não podem faltar são:
- Rações, petiscos e alimentos que o pet consome;
- Medicamentos (desde que prescritos pelo veterinário);
- Roupinhas, se o pet usar e se o destino for frio;
- Brinquedos e outros itens que ajudam a distrair o animal;
- Itens de primeiros socorros;
- Itens de higiene, como xampu específico para pets, tapetes higiênicos, areia e saco para coletar as fezes nos passeios.
Importância da hospedagem Pet-Friendly
Como mencionado anteriormente, ao viajar com pet, é indispensável a escolha de uma estadia que seja pet-friendly, ou seja, um hotel, pousada ou estadia de aluguel temporário que permita a presença dos animais de estimação e ofereça condições de conforto e segurança para eles.
Para isso, é importante pesquisar esses lugares, analisar suas características e as avaliações de outras pessoas que se hospedaram com seus pets. Assim, é possível fazer uma escolha certa e segura.
Assim, além dos cuidados tomados antes e durante a viagem, você tem uma garantia extra de que o passeio será uma experiência única, saudável e inesquecível também para o seu animalzinho.
Fontes:
Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal – Secretaria de Saúde – SP