Fale conosco pelo WhatsApp
Cachorro e gato em cima da mesa do veterinário
09/11/2020

Gentamicina

A gentamicina é uma substância de ação antibacteriana que possui boa estabilidade e solubilidade em água — uma característica que permite a diluição do medicamento para administração em animais de pequeno porte, que demandam doses menores.

A atividade antibacteriana da gentamicina atinge tanto bactérias gram-negativas como as gram-positivas, e o medicamento pode ser utilizado para o tratamento de infecções no pulmão, pele, articulações, estômago, sangue e do trato urinário. No segmento veterinário, é indicado para bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves, cães e gatos.

Como a gentamicina age no organismo?

Aproximadamente uma hora após ser administrada por injeção intramuscular ou subcutânea, a gentamicina alcança níveis séricos bactericidas, permanecendo ativa durante 6 as 12 horas. Quando aplicada dentro da dosagem recomendada, é uma substância que oferece uma boa margem de segurança ao organismo, uma vez que apenas 30% da dose aplicada conjuga-se às proteínas séricas, sendo liberadas à medida que o fármaco é excretado pelos glomérulos.

Dentro do organismo, a gentamicina interfere na síntese das proteínas bacterianas, tendo ação bactericida, ou seja, o medicamento é capaz de eliminar ou lesar irreversivelmente os microrganismos. A maior parte da dose aplicada é excretada pela urina, enquanto uma parcela menor pode ser eliminada pelas fezes.

Conheça o Gentatec® da Chemitec

Antibiótico Gentatec®

Desenvolvido pela Chemitec, uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias em atuação no mercado brasileiro, o Gentatec® é um medicamento de ação antibiótica que tem como princípio ativo a gentamicina.

Trata-se de um medicamento apresentado em solução aquosa, que pode ser administrado por via subcutânea ou intramuscular, indicado para tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao Sulfato de Gentamicina.

O Gentatec® é recomendado para bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e aves. Embora sua indicação seja sempre para o tratamento e prevenção de infecções bacterianas, as recomendações de uso, cuidados e dosagem podem variar de acordo com a espécie animal. Descubra, a seguir, como o medicamento deve ser administrado e quais suas aplicações:

Para bovinos, ovinos e caprinos

Indicado para tratar infecções respiratórias, tais como pneumonia e broncopneumonias, causadas por Aerobacter aerogenes, Staphylococcus ssp, Streptococcus sp e Proteus sp. O medicamento também é recomendado para combater infecções do trato digestivo causadas por Staphylococcus sp, Escherichia coli (colibacilose), Klebsiella sp e Salmonella (Salmonelose). O fármaco ajuda, ainda, no tratamento de mastites e metrites — inflamação nos tetos e infecção do útero, respectivamente.

Na avicultura

O Gentatec® é recomendado para o tratamento e controle de doenças respiratórias e diarreias que afetam frangos de corte, matrizes, aves produtoras de ovos e perus. O medicamento também é bastante eficaz na prevenção da mortalidade precoce de pintos recém-nascidos e frangos jovens.

Para suínos e equinos

Tanto para suínos como para equinos, o antibiótico a base de gentamicina é indicado para o combate de infecções que afetam o trato digestivo. No caso das éguas matrizes, o medicamento também pode ser usado para tratar casos de metrite.

Contraindicações e cuidados necessários na administração

Assim como todo medicamento, o Gentatec® da Chemitec pode trazer efeitos adversos e requer atenção no que diz respeito às interações medicamentosas e incompatibilidade entre fármacos. Por isso, a administração da droga deve ser feita sempre de maneira cuidadosa, sob a supervisão de um médico veterinário e sempre seguindo a dose recomendada pelo fabricante.

Existe a possibilidade de reações alérgicas à gentamicina, no qual deve-se aplicar anti-histamínico. O uso prolongado deste medicamento ou a administração de doses acima do recomendado também podem levar ao desenvolvimento de disfunções renais. Além disso, é necessário estar atento às seguintes recomendações:

  • Não administrar em animais sensíveis às penicilinas;
  • Não aplicar em animais que apresentam função renal alterada;
  • Não utilizar em animais em fase de gestação;
  • Quando a vida no animal estiver em risco e ele necessitar de doses mais elevadas do medicamento, é necessário sempre realizar um teste de função renal antes de administrar a droga.

Período de carência e demais recomendações

Outros cuidados considerados essenciais dizem respeito ao tempo de carência após o uso da Gentatec®, especialmente no caso dos animais produtores de alimento destinado ao consumo humano. Em bovinos, por exemplo, o abate deve ser feito somente 30 dias após a última aplicação do medicamento. Em caprinos, ovinos e aves, este período de carência é de 20 dias, enquanto para suínos é de 40 dias.

O leite e os ovos dos animais tratados com este fármaco não podem ser destinados ao consumo humano por até 4 dias após a última aplicação. Caso a droga seja administrada em doses e/ou condições diferentes das indicadas como ideais pela Chemitec, pode haver presença de resíduos acima dos limites permitidos, tornando o animal impróprio para consumo humano.

A melhor maneira de garantir o uso adequado dos medicamentos, sem que eles prejudiquem a produção ou a saúde animal, é por meio do acompanhamento de um veterinário. A administração de fármacos deve ser realizada sobre orientação de um profissional, garantindo assim as melhores práticas de manejo e a qualidade dos produtos destinados ao consumo humano.

Qualidade Chemitec

Presente há mais de 20 anos no mercado, a Chemitec é uma empresa de administração familiar que oferece ao mercado as melhores soluções farmacêuticas para as demandas do segmento agropecuário. Com operação 100% brasileira, a empresa foi inicialmente idealizada como uma fabricante de desinfetantes para avicultura e suinocultura, mas logo expandiu sua atuação para atender às demais demandas do setor.

Atualmente, a Chemitec oferece linhas completas de medicamentos para animais de grande porte e do setor de produção, tais como: bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves e equinos. A empresa também possui uma linha de produtos exclusivos para cães e gatos.

A empresa comercializa mais de 500 mil unidades de produtos por mês, sendo que todos eles são produzidos no polo fabril da Chemitec ou em laboratórios terceirizados e devidamente certificados.

Para saber mais sobre a qualidade de nossos produtos, tirar suas dúvidas a respeito da gentamicina ou descobrir onde encontrar nossos produtos, entre em contato com nosso setor de atendimento!

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

Fontes:

Faculdade de Engenharia Química da Universidade federal de Alfenas – Minas Gerais;

Empresa de Medicamentos Veterinários – Chemitec.