Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
21/11/2022

Piodermite em pets: sintomas, causas e tratamentos

Conheça tudo sobre essa doença que afeta a saúde da pele do seu animal de estimação

Se o seu animal de estimação costuma lamber demais uma região do corpo, ligue o alerta: pode ser um sinal de piodermite em pets.

Quando a saúde dos animais não vai bem, eles podem começar a apresentar comportamentos compulsivos, e esse “lambe-lambe” em uma determinada região pode indicar uma infecção bacteriana que promove dor e incômodo nos bichinhos.

Ao lamber a pata, por exemplo, ele tenta se livrar da dor, mas não consegue, por se tratar de uma infecção. Saiba como identificar uma possível piodermite em pets e como lidar caso o seu animal de estimação esteja com esse problema.

O que é piodermite em pets?

A piodermite em pets é uma infecção na pele provocada por uma bactéria. A maior parte desses microrganismos que provocam a piodermite em pets já faz parte da microbiota da pele dos animais, mas o problema aparece quando elas estão em desequilíbrio.

Para confirmar o diagnóstico da piodermite, o médico veterinário faz a raspagem dos pelos do animal para analisar a ferida. Em seguida, uma pequena amostra das lesões é coletada como biópsia para realizar uma cultura bacteriana.

Assim, a piodermite em pets pode ser identificada e o médico veterinário pode indicar o melhor tratamento para cada tipo de infecção.

Causas da piodermite em pets

Quando o seu animal de estimação passa por muitos processos infecciosos, como alergias ou seborreias, é comum que a piodermite apareça. Além disso, quadros hormonais e doenças como diabetes e linfomas podem provocar o aparecimento dessa condição.

Além do desequilíbrio das bactérias que já vivem na pele dos animais, é comum que, quando alguma parte da saúde do animal não vai bem, outros problemas apareçam, como a piodermite em pets.

Entre alguns dos fatores que podem causar a piodermite, estão:

  • Problemas endócrinos;
  • Alergias;
  • Seborreia;
  • Alterações na pele provocadas por fatores externos, como mordidas e feridas;
  • Estresse;
  • Dermatites;
  • Fungos.

Muitos desses fatores estão diretamente relacionados ao sistema imunológico do pet. Sendo assim, é importante sempre cuidar da saúde geral do seu animal para evitar que a piodermite apareça.

Sintomas da piodermite em pets

Além das lambidas mais constantes em uma determinada região do corpo, alguns sintomas podem indicar a piodermite em pets. Entre eles, podemos citar:

  • Coceira excessiva;
  • Pele com feridas;
  • Descamação;
  • Queda de pelo;
  • Caroços;
  • Vermelhidão;
  • Mordidas e lambidas no próprio corpo.

Piodermite pode passar para os seres humanos?

Não, a piodermite não é uma doença contagiosa para os humanos, nem para outros animais. Mas ela pode se espalhar pelo corpo do animal, de acordo com o locais onde ele se lamber.

Tratamentos

A piodermite pode acontecer de maneira pontual ou recorrente. Para cada caso, o médico veterinário deverá indicar o melhor medicamento que fará com que a saúde do seu animal de estimação melhore.

Alguns dos tratamentos mais utilizados para piodermite em pets são medicamentos como antissépticos, pomadas e sprays tópicos, shampoos e antibióticos de amplo espectro de uso sistêmico (orais ou injetáveis).

Um exemplo de antibiótico que pode ser utilizado é o Chemitril®, que é indicado para piodermites causadas por bactérias do gênero Escherichia coli, Proteus mirabilis, Pseudomonas sp, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermitis.

Como nem sempre a piodermite em pets é o único problema de saúde no animal, já que ela pode ser provocada por uma outra doença já existente, é importante tratar também a causa dos ferimentos para a remissão completa deles.

A piodermite  pode ser secundária a uma infecção parasitária, uma vez que os parasitas diminuem a imunidade facilitando a proliferação de bactérias, por isso é importante que o controle de vermes seja feito de acordo com a necessidade do animal. O Chemital Plus® é um medicamento eficaz e seguro recomendado para eliminar os vermes que acometam os cães.

Além disso, é sempre fundamental que a saúde do seu animal de estimação esteja em dia, com uma alimentação nutritiva e uma vida ativa para evitar a piodermite em pets.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e outros assuntos com a Chemitec.

Fonte:

Chemitec