Saiba como agir caso o seu cão apresente algum sinal de pneumonia canina
Quando os cães começam a apresentar algum sintoma ou comportamento estranho, os tutores já ligam o sinal de alerta e se preocupam. Isso porque algumas doenças podem ser silenciosas e muito prejudiciais à saúde dos animais, como a pneumonia em cães.
No caso da pneumonia em cães e de várias outras enfermidades, o diagnóstico precoce e o tratamento feito com os melhores medicamentos e orientação veterinária fazem a diferença para a saúde do pet.
Saiba quando se preocupar caso o seu pet apresente algum sinal de pneumonia em cães e o que fazer para preservar a saúde e a qualidade de vida dele.
Causas da pneumonia em cães
As causas da pneumonia em cães podem acontecer tanto por inflamação como por infecção. Contudo, o que diferencia um processo do outro é o tipo de microrganismo invasivo que se multiplica dentro do trato respiratório do animal.
Em geral, o principal microrganismo responsável pela pneumonia em cães é a bactéria. Com a invasão ao organismo do pet, elas se multiplicam, o que impede o animal de se defender do acúmulo de secreções no parênquima pulmonar.
Existem, ainda, outras formas conhecidas de infecção que podem causar a pneumonia em cães, tais como aquelas decorrentes de vírus e de fungos. A primeira costuma enfraquecer os pulmões do cachorro, levando-o a padecer, muitas vezes, com uma infecção secundária.
É importante destacar que a pneumonia em cães proveniente de fungos é mais rara. Todavia, este tipo de infecção pode ser fatal quando a infecção no seu amigo de quatro patas evolui muito rapidamente. A patologia pode ser ainda mais letal quando os cães já sofrem com alguma outra doença paralela.
Outra situação que podemos elencar, também considerada rara, é a pneumonia provocada por mofo, alergias ou inalação de fumaça. Por esta razão, é altamente recomendado o cuidado preventivo, mantendo o seu pet em espaços devidamente higienizados e evitando a exposição deles a poluentes.
Sintomas da pneumonia em cães
Quando o assunto é pneumonia em cães, os sintomas podem ser os mais diversos possíveis e podem até mesmo se confundir com os de outras doenças.
Por isso, é importante sempre contar com a ajuda de um médico veterinário para ter a certeza do diagnóstico. Mas é possível suspeitar da pneumonia quando os sintomas abaixo são persistentes:
- Tosse úmida;
- Respiração acelerada;
- Secreção ocular e nas narinas;
- Febre;
- Perda de peso e diminuição do apetite;
- Vômitos;
- Boca e língua com tons azulados;
- Latidos roucos.
Diagnóstico da pneumonia em cães
Caso você perceba algum dos sinais citados acima no seu pet, leve-o o quanto antes para uma consulta com um médico veterinário.
É fundamental reforçar que apenas um especialista poderá confirmar o diagnóstico correto. Na consulta, é possível que o veterinário faça exames físicos no animal. Cabe ao profissional observar se a respiração do pet está com algum ruído, situação que pode denunciar a presença de líquidos nos pulmões.
Quando necessário, o médico veterinário também poderá solicitar a realização de alguns testes laboratoriais complementares, como o exame de sangue ou a radiografia. Estes testes contribuem para um diagnóstico mais preciso, de modo a compreender se há alguma infecção no organismo do cachorro, indicando assim uma possível presença da pneumonia em cães.
A partir daí, o médico veterinário poderá iniciar o melhor tratamento possível para elucidar a questão pneumática. Quanto antes for iniciada a terapia, maiores serão as chances de sobrevivência do seu amigo de quatro patas e melhor será a recuperação e qualidade de vida dele.
Tratamentos
Com o tratamento adequado, a pneumonia em cães dura entre sete e dez dias. Os casos em que o animal precisa ser internado, para um cuidado mais intensivo com oxigênio, são mais raros.
Por esta razão, é bastante comum que o médico veterinário prescreva alguns tipos de medicamentos para combater o agente infeccioso, restaurando, assim, a saúde do seu pet.
A Chemitec conta com o “Chemitril® Comprimidos 150 mg”, que oferece um tratamento eficaz e rápido aos animais e é recomendado por veterinários renomados no mercado. O medicamento é uma ótima opção para o tratamento da pneumonia em cães causada por bactérias.
Se perceber que o seu animal pode estar doente, leve-o sempre ao médico veterinário e avalie a possibilidade de um tratamento para pneumonia em cães com medicamentos de confiança para que o seu pet permaneça sempre saudável.
Entre em contato e saiba mais sobre esse e outros assuntos com a Chemitec.
Fonte: