Fale conosco pelo WhatsApp
Boi sendo medicado com Ivermectina Veterinária
05/09/2019

Pra que serve a Ivermectina Veterinária?

A ivermectina veterinária é um medicamento veterinário usado para tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, condições essas causadas pelos parasitas Ancylostoma sp, Toxocara canis e Trichuris sp.

O tratamento antiparasitário com a ivermectina veterinária causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação. O seu uso é indicado para cães e gatos, sendo que o medicamento também é utilizado no tratamento de verminoses em humanos.

É importante que o tutor, assim que identificar alguma mudança na saúde do pet, procure por um veterinário, pois, a indicação da ivermectina veterinária tem que ser controlada e quando ocorre a superdosagem, leva a um quadro de intoxicação.

Quero encontrar os produtos da Chemitec!

Contraindicação de ivermectina veterinária

Algumas raças de cães não podem receber doses deste medicamento. É contraindicado o uso da ivermectina veterinária aos animais das raças Collie, Pastor de Shetland (Mini Collie), Border Collie, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e seus cruzamentos. Filhotes abaixo dos seis meses não podem ser medicados com a ivermectina.

Animais que apresentam alguma alteração genética podem apresentar reação adversa ao uso do medicamento, sendo as mais comuns:

  • Depressão;
  • Hipotermia;
  • Vômito;
  • Letargia;
  • Dilatação da pupila;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade de controlar os movimentos;
  • Desorientação;
  • Tremores ou convulsões;
  • Entre outros sintomas.

Caso tenha sido indicado o uso da ivermectina veterinária e o animal de estimação comece a apresentar um ou todos os sintomas mencionados, ele deve ser encaminhado ao veterinário que o assiste para que ocorra a desintoxicação.

Ivermectina no tratamento agropecuário

Os animais de produção como bovinos, equinos e afins também são suscetíveis aos tipos de sarnas e a demais doenças parasitárias. Para o tratamento e para impedir que o rebanho adoeça, é usada a ivermectina veterinária.

Endectocida Ivermectina 1%

Endectocida Ivermectina 1% : utilizada no tratamento antiparasitário

A Chemitec, indústria farmacêutica veterinária, garante a eliminação de carrapatos a partir do 4º dia de tratamento. Sua composição ajuda na prevenção da bicheira de umbigo em bezerros que acabaram de nascer, sendo indispensável que a medicação seja administrada dentro de 24 horas após o nascimento.

As feridas da castração também ficam protegidas com o uso da ivermectina veterinária. O veterinário responsável pelo rebanho deve acompanhar os animais que estão em uso do medicamento para identificar a ocorrência de reações adversas. A suspensão da medicação deve ocorrer assim que o animal apresentar qualquer situação que fuja da normalidade.

Atenção à dosagem e local de aplicação da ivermectina de uso veterinário

Para boa absorção do medicamento e para que ele não reverbere de forma negativa na saúde do animal, a quantidade da ivermectina veterinária deve ser com base no peso do animal. Exemplificando: uso do medicamento de forma preventiva da dirofilariose via oral em um cão de 6.0 até 12.0 mcg/kg.

O medicamento pode ser injetável ou via oral. No caso das sarnas no ouvido, devem ser administradas doses tópicas (pingar umas gotinhas) direto na orelha, lembrando que a quantidade e o tempo da medicação, deve ser prescrita por um veterinário. Essas são apenas algumas informações acerca da ivermectina veterinária. Em caso de dúvidas, acesse o site da Chemitec e veja outros dados do medicamento.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

Saúde e higiene para pets e animais de fazenda! Vermífugos, antibióticos, anti-inflamatórios, desinfetantes, remédios para carrapatos e outros.