Fale conosco pelo WhatsApp
Boi sendo medicado com Ivermectina Veterinária
07/05/2024

Para que serve a ivermectina veterinária?

Quando aliado a um manejo orientado pelo veterinário, ivermectina é um produto de amplo espectro que resguarda a saúde, bem-estar e produtividade do rebanho

A ivermectina veterinária pertence a uma classe farmacológica de agentes antiparasitários. Seu modo de ação é bastante específico e se baseia na interação com os nervos e células musculares dos parasitas. Isso resulta em paralisia e morte dos agentes causadores de doenças nos animais, pois interfere na sua capacidade de se alimentar, se reproduzir e sobreviver no hospedeiro.

É fundamental sempre seguir as orientações do veterinário ao administrar qualquer medicamento aos animais, incluindo a ivermectina veterinária. Esta medida é necessária para garantir a segurança e eficácia do tratamento. É o médico veterinário que sabe orientar o correto uso da ivermectina veterinária, assim como as demais medidas de manejo para evitar os parasitas.

Quero encontrar os produtos da Chemitec!

Para que serve a ivermectina veterinária?

A ivermectina veterinária é eficaz contra uma ampla variedade de parasitas, incluindo vermes intestinais, ácaros da sarna, piolhos e outros ectoparasitas. O espectro de ação desse fármaco inclui:

  • Nematoides gastrointestinais: a ivermectina veterinária é eficaz contra diversos vermes intestinais em animais, incluindo nematoides intestinais (vermes redondos) e do estômago;
  • Vermes de outros órgãos: o medicamento também age para prevenir e tratar infecções por vermes do pulmão;
  • Ectoparasitas: a ivermectina veterinária também pode ser usada contra vários ectoparasitas, como ácaros da sarna, piolhos e carrapatos.

É importante seguir rigorosamente as instruções do veterinário e da bula para garantir a eficácia do tratamento e a segurança do animal no uso da ivermectina veterinária.

Como a ivermectina veterinária é administrada em bovinos?

O Ivertec® 1% é a ivermectina veterinária da Chemitec para uso como endectocida injetável em bovinos. Este é um produto capaz de prevenir e controlar infestações por vermes internos, externos e de pele (como bernes) na espécie bovina. A aplicação desta formulação de ivermectina veterinária em bovinos é apenas pela via subcutânea.

A posologia do Ivertec® 1% é de 1,0 mL a cada 50kg de peso vivo (equivale a 200mcg/kg), a recomendação é de que o medicamento seja aplicado na pele solta na frente ou atrás da escápula. Uma das principais recomendações de administração, além de seguir a recomendação veterinária, diz respeito a não submeter os animais a esforços prolongados ou movimentação intensa antes e após o tratamento.

Outro cuidado essencial em relação à ivermectina veterinária da Chemitec consiste em não administrar o medicamento na via intramuscular ou intravenosa. Dentre as medidas de cautela recomendadas ao aplicador estão: lavar as mãos após o manuseio da medicação e evitar o contato com a boca.

Como usar ivermectina veterinária para tratar carrapato?

A forma de uso do Ivertec® 1% é única, seja para prevenir ou eliminar vermes internos e carrapatos. O que muda é o tempo envolvido no modo de ação em cada caso. Na administração contra carrapatos, é importante frisar que o produto atinge a eficácia apenas a partir de 5 dias do início do tratamento. Por outro lado, a ivermectina veterinária tem efeito prolongado, conferindo proteção contra carrapatos por certo período após a aplicação.

O médico-veterinário deve acompanhar o uso da ivermectina veterinária orientando a aplicação, evitando intoxicações e direcionando o manejo a fim de evitar infestações ou reinfestações.

Contraindicação de ivermectina veterinária

A ivermectina veterinária é contraindicada em casos de:

  • Sensibilidade ou alergia conhecida à ivermectina;
  • Animais jovens ou fêmeas prenhes;
  • Animais doentes, com exames alterados ou com insuficiência hepática ou renal;
  • Em determinadas interações medicamentosas;
  • Animais produtores de alimentos para consumo humano.

O médico-veterinário deve sempre orientar e acompanhar o uso deste medicamento em animais de produção, verificando a adequação do uso.

Ivermectina no tratamento agropecuário

Com a ivermectina veterinária, é possível controlar os parasitas externos e internos do rebanho. Como benefício, está a melhora do desempenho da criação, maior produtividade e manutenção do bem-estar dos animais. O cenário é possível, pois a medicação ajuda a prevenir os danos causados pelas doenças tratadas pelo medicamento.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec.

Fontes:

Chemitec

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog