Cachorro e gato deitados na grama
07/01/2021

Principais Cuidados com Pets no Verão

Durante o verão os animais de estimação necessitam da atenção de redobrada. Conheça os principais cuidados que você deve ter com o seu pet nesta época.

Ainda que o verão seja sinônimo de uma época divertida e despretensiosa, devemos nos atentar a determinados cuidados que nossos pets exigem durante este período.

Assim como nós, cães e gatos também podem sofrer com as alterações climáticas, principalmente com o calor excessivo durante o verão, que podem ser facilmente notados através de uma respiração ofegante, fraqueza, ou qualquer outro comportamento atípico.

Além disso, durante o verão é importante também o cuidado redobrado com a alimentação, os passeios, os banhos e os parasitas, por exemplo, garantindo assim o bem-estar dos pets.

Veja a seguir quais são os cuidados com os pets no verão dias quentes de calor.

Como refrescar os cães e gatos no calor?

É importante manter cães e gatos hidratados ao longo do dia. Para tornar essa tarefa mais fácil, tanto para os tutores quanto para os animais, é ideal posicionar vasilhas com água fresca pela casa, em especial no local que resida mais de um animal, fazendo com que eles não encontrem impedimentos para terem uma maior ingestão da quantidade de líquido.

Podem ser adicionados cubos de gelos na água, fazendo com que ela fique mais fresca por mais tempo.

Outra forma de refrescar os pets é no aumento da frequência do banho e da tosa. Normalmente, pode ser indicado pelos veterinários um banho por semana. Entretanto, cada bichinho pode apresentar suas individualidades, sendo essencial ter a orientação de um especialista para encontrar a melhor solução.

Caso os banhos sejam feitos em casa, os tutores devem sempre realizar uma checagem completa, já que a umidade dos pelos pode contribuir com o aparecimento de parasitas. Além disso, é recomendando fazer o uso de shampoos e condicionadores terapêuticos para manter a pele do animal saudável e hidratada.

Manter os cães e gatos hidratados e com uma higiene adequada é um dos principais cuidados com pets no verão.

Cuidado com os períodos mais quentes do dia

Os tutores também devem se atentar aos períodos mais quentes do dia. Um dos cuidados com pets no verão é evitar os passeios no asfalto quente, dando prioridade para caminhadas em lugares sombreados, de preferência com grama.

Cães são sensíveis ao calor e, além de ter um aumento considerável da temperatura durante a exposição solar, pisos quentes podem causar machucados em suas patas.

Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto

É preciso prestar atenção se o animal está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar, está indisposto ou até mesmo sem apetite. Caso o pet apresente estes sintomas, o tutor deve oferecer água fresca e levá-lo para um ambiente mais fresco e com sombra, permitindo que o animal se recomponha.

Se o animal apresentar aumento da frequência cardíaca e respiratória, dificuldades para respirar, fraqueza muscular ou até mesmo salivação excessiva, pode ser um indicativo de choque térmico. Neste caso, os tutores devem agir rapidamente, providenciando um lugar fresco ou até mesmo levando o animal para atendimento veterinário de urgência.

Atenção extra às pulgas e carrapatos durante o verão

Um dos cuidados com pets no verão que requer muita atenção é em relação às pulgas e carrapatos, já que o calor contribui de forma considerável para a proliferação e o aparecimento dos parasitas internos e externos.

Para prevenir que o seu pet não seja acometido por esses parasitas, é primordial que os vermífugos e antipulgas estejam em dia.

Caso o animal apresente vômitos, coceira, apatia ou até mesmo diarreia, é indicado buscar atendimento veterinário, pois, estes são os sintomas mais comuns causados pelos parasitas.

É importante que medicamentos, como vermífugos, sejam indicados e administrados apenas com prescrição médica.

Outra dica de cuidados com pets no verão é de que o animal deve ser sempre medicado com produtos de qualidade. A Chemitec está há 20 anos no mercado brasileiro, consolidando-se como uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias em atuação e referência no mercado.

Peça ao seu veterinário indicações de produtos Chemitec, garantindo medicamentos eficazes para o aumento da qualidade de vida de seu pet. E lembre-se de ter todos os cuidados com os pets no verão.

Fonte:

Produtos Veterinários – Chemitec;

Emais Estadão;

Cão Cidadão.