Cachorro dentro de bacia azul
12/02/2021

Qual shampoo usar em cachorros?

Escolher o produto adequado ao animal de estimação garantirá a correta higienização do pet.

Os animais de estimação ocupam um espaço cada vez mais importante na vida das pessoas. No Brasil, são mais de 54 milhões de cães e quase 24 milhões de gatos, colocando o país como detentor da terceira maior população de cães e gatos no mundo. São animais que necessitam de carinho, atenção e segurança no ambiente em que vivem.

Assim, o momento do banho e da limpeza do pet se torna especial entre o dono e o seu animal.  Por isso, a escolha do shampoo para cães ideal deve respeitar as características do animal, levando em consideração as características da pele e do pelo.

Como o produto entra em contato direto com a pele de seu cão, ou seja, tudo o que é aplicado sobre ela pode ser absorvido pelo organismo, é importante ficar atento na hora da compra. Não é qualquer shampoo para cães que deve ser utilizado, pois, pode trazer danos à saúde e também aos pelos do animal, que podem ficar ressecados e sem brilho. Fatores como raça do cão, idade e condições de saúde devem sempre ser levados em consideração na hora da escolha.

A seguir, separamos algumas dicas para facilitar a compra do shampoo para cães. 

– Não use shampoo de humanos

Os produtos feitos para lavar o cabelo de humanos possuem pH extremamente elevado em relação à pele dos cães. Utilizar shampoos indicados para humanos pode causar um desequilíbrio dos óleos naturalmente excretados pelos cães, levando ao ressecamento da pele do animal, criando assim um ambiente propício para a proliferação de bactérias e parasitas

– Escolha um produto de fácil enxágue

O maior cuidado que o dono ou a pessoa responsável pelo banho deve ter é não deixar nenhum resíduo do shampoo para cães na pele do pet. Assim, o produto escolhido deve ser fácil de ser removido com água.

– Considere um desembaraçante

Esse tipo de produto é ideal para cães com pelo muito comprido, que costuma embaraçar, pois há casos em que é preciso tosar o animal para livrá-lo dos nós. Na hora de escolher um shampoo para cães, procure aquele que tiver compostos desembaraçantes em sua fórmula.

– Leve em conta a cor da pelagem

Para cachorros com pelagens mais escuras, opte por produtos que removam a oleosidade e mantenham o brilho dos pelos, evitando que a cor desbote. Se o animal tem pelo mais claro, o ideal é usar um shampoo para cães que não deixe os fios ficarem amarelados com o passar dos anos.

– Tenha ingredientes nutritivos

Já existem linhas de shampoo para cães que contêm em sua composição nutrientes naturais e nutritivos que dão brilho e fortalecem os pelos sem agredir a pele do animal. Os mais usados são: flavonoides, ômega 6 e 9, proteínas de colágeno, queratina, entre outros.

– Que sejam hipoalergênicos

Muitas vezes, não se sabe se o cão é alérgico a algum componente presente no shampoo, por isso a escolha de um produto hipoalergênico pode evitar surpresas desagradáveis. Shampoos à base de aveia são bastante recomendados para cachorros alérgicos. Entretanto, ter a orientação de um Médico Veterinário nesse caso se faz necessário.

– Fragrância leve

O perfume geralmente agrada mais ao dono do que ao animal, porque os cães têm um olfato extremamente apurado. Portanto, cuidado com os cheiros. O ideal é procurar por um shampoo para cães que não tenha um cheiro muito forte, pois pode irritar e causar reações alérgicas relacionadas ao sistema respiratório.

Outras dicas para a escolha do shampoo para cães

Além disso, você pode considerar características específicas do seu cão na hora da escolha do produto. Se o animal tem pele e pelo mais ressecados, opte por um shampoo para cães que contenha hidratante, o qual irá amenizar o ressecamento e seus efeitos negativos como a falta de brilho no pelo, descamação e prurido intenso. 

Há ainda a opção de shampoo para cães com ação antipulgas, que são eficazes em casos de infestações, mas é preciso cuidado, pois são derivados de piretroides ou organofosforados, substâncias que podem intoxicar o cão.

Escolher o melhor shampoo para cães não é uma tarefa simples, mas o Veterinário de sua confiança pode indicar o produto ideal, respeitando as características do seu animal de estimação.

A empresa Chemitec© dispõe de duas linhas de shampoo para cães com condicionador, nos aromas herbal e açaí. Ambos são elaborados com pH neutro, possuem efeito desodorizante e são levemente perfumados. Além disso, eliminam odores, facilitam o desembaraço dos pelos e proporcionam limpeza, brilho, maciez e maior beleza aos animais.

Fontes:

Produtos Veterinários – Chemitec;

Amor aos Pets;

Patas da Casa;

Casa Melhor.