Uma ração de boa qualidade é essencial para proporcionar saúde e longevidade para o seu pet
A alimentação dos pets é um tópico de extrema importância, afinal, a saúde e bem-estar de nossos amigos de quatro patas dependem, na maioria das vezes, de uma dieta bem balanceada. Neste contexto, a escolha de uma ração para pets de qualidade é vital para garantir que os animais recebam a quantidade adequada de nutrientes para uma vida saudável.
Cuidados na hora de escolher a ração
Antes de adquirir a ração para pets é fundamental que alguns fatores sejam considerados para que a melhor escolha seja feita. Vale ressaltar que não existe uma ração perfeita para o seu pet, já que conforme o bichinho vai se desenvolvendo, diversos nutrientes precisam ser inseridos em sua dieta, além de considerar fatores como raça, porte e idade do animal.
Raça do animal
Como mencionado, cada raça possui necessidades nutricionais específicas. Por isso, a escolha da ração para pets é um quesito de atenção, já que, por exemplo, um cão de porte grande tende a ter problemas articulares, portanto, sua refeição deve conter componentes que reforcem as articulações do pet.
Tamanho da ração
O tamanho da ração é um tópico muitas vezes negligenciado por tutores, mas que pode ter grande impacto na saúde do pet. Rações adequadas ao tamanho do pet ajudam a evitar problemas digestivos e dentários, além de oferecer a nutrição necessária para um crescimento saudável.
Idade do pet
Outro fator de extrema importância na hora de comprar ração para pets é atentar-se à idade do animalzinho. Filhotes e animais adultos têm necessidades nutricionais diferentes. Rações para filhotes são ricas em nutrientes para crescimento, enquanto as rações para cães adultos e/ou idosos têm propriedades que ajudam na articulação das patas e no controle do peso.
Ração para cachorro
Quando se trata de ração para cachorro, a variedade no mercado é imensa. Existem rações secas, úmidas, premium, e assim por diante. A escolha depende das necessidades específicas do cão – e do gosto do pet.
Ração para gato
Gatos são animais muito diferentes dos cães e isso inclui suas necessidades nutricionais. Por isso, na hora da escolha da ração para pets, lembre-se de apostar em rações com alto teor de taurina, proteínas e que sejam de altíssima qualidade. Opte por rações que auxiliem na manutenção da saúde renal e urinária, visto que esses são os problemas de saúde mais comuns entre gatos.
Posso mudar de ração sempre?
Mudar a ração para pets sempre não é recomendado. Essa transição deve ser realizada de maneira gradual. Antes de realizar qualquer mudança, consulte um veterinário para um melhor aconselhamento na hora de mudar a dieta do seu pet.
Os riscos podem envolver:
- Problemas gastrointestinais;
- Problemas nos pelos;
- Problema de pele, como alergias.
Riscos das rações transgênicas
Essa é uma questão controversa, pois existem estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que defendem que alimentos com transgênicos não fazem mal à saúde, tanto de pessoas quanto de animais domésticos. No entanto, muitos estudos não recomendam o uso de rações transgênicas para pets por sua composição sintética, priorizando rações mais orgânicas. Por isso é fundamental buscar estudos com informações científicas para oferecer uma alimentação mais saudável.
Condições de armazenamento das rações
A maneira como você armazena a comida para o pet também influencia a qualidade do alimento.
Por isso, na hora de armazenar, é preciso ter os seguintes cuidados:
- Mantenha a ração em um lugar fresco, seco e longe da luz solar;
- Não utilize recipientes herméticos para armazenamento. Mantenha a ração sempre na embalagem original;
- Não deixe o saco de ração no chão e afastado de paredes;
- Mantenha a ração distante de produtos químicos;
- Se você utiliza porta-ração, lembre-se de colocar a data em que você armazenou a comida para o pet;
- Não misture comida antiga com a nova no caso de uso de porta-rações;
- Esteja sempre atento à validade do produto.
Comida x ração: qual o melhor?
Cada uma destas opções possui vantagens e desvantagens, e não podemos dizer o que melhor funciona ou não, mas sim o que é mais vantajoso para o tutor e seu pet.
No caso de uma alimentação especial, prescrita por um médico veterinário, ingredientes naturais e minimamente processados podem ser a base para uma refeição nutritiva. No entanto, para que a dieta caseira seja corretamente balanceada, é necessária suplementação.
Entretanto, oferecer alimentos frescos pode ser uma alternativa, contudo é preciso ter cuidado com a higienização dental dos pets.
Conheça a Chemitec
A Chemitec é uma empresa 100% brasileira que está há mais de 26 anos do mercado fornecendo uma ampla linha de medicamentos veterinários e produtos para pets. O trabalho da empresa está sempre baseado no compromisso com a qualidade, honestidade e respeito, prezando sempre pelas boas práticas em saúde animal e humana.