Entenda em quais situações o shampoo para gatos deve ser utilizado e saiba como usar o produto da maneira correta
Os gatos são animais independentes, conhecidos por sua capacidade de auto-higienização, pois a língua desse animal é mais áspera e capaz de remover impurezas e resíduos, que podem se acumular na pelagem.
Apesar disso, algumas situações podem exigir que os tutores deem banhos para garantir o bem-estar e a saúde dos bichanos e, com isso, pode ser necessário o uso de shampoo para gatos. A seguir, saiba quando e como usar o shampoo para gatos e aprenda dicas para deixar o banho mais agradável possível aos felinos.
Quando o uso de shampoo em gatos é indicado?
Diferentemente dos cachorros, os gatinhos não precisam de banhos frequentes, pois possuem o hábito de se lamber para manter a pelagem limpa. Além disso, banhos em excesso podem remover os óleos naturais que estão presentes nos pelos e protegem a pele dos gatos.
No entanto, o uso de shampoo para gatos pode ser indicado nos seguintes casos:
- Infestações por ectoparasitas: se o veterinário recomendar, pode-se usar shampoos antiparasitários para combater pulgas e carrapatos.
- Doenças de pele: problemas como dermatites, alergias e infecções fúngicas podem necessitar de um shampoo medicamentoso.
- Contato com substâncias tóxicas ou excesso de sujeira: se o gato se sujar com produtos perigosos, é fundamental um banho imediato.
- Redução de odores: alguns gatos podem exalar odores fortes, e um banho ocasional pode ajudar.
- Gatos de pelo longo: os pelos podem acumular sujeira e desenvolver nós, exigindo cuidados extras com banhos esporádicos.
Como escolher o melhor shampoo para gatos?
Nem todo shampoo é adequado para felinos. O ideal é escolher produtos desenvolvidos especialmente para gatos, que respeitam o pH da pele, evitam alergias e preservam os óleos protetores presentes na pelagem do gato.
Dê preferência a shampoo para gatos sem perfume ou com fragrância leve, pois os felinos têm um olfato apurado e podem se sentir incomodados com um cheiro forte.
O Shampoo Condicionador Pet® 2 em 1 Aroma Herbal ou Açaí da Chemitec é elaborado com pH neutro, sendo indicado para todos os tipos de pele. Possui efeito desodorizante, é levemente perfumado, elimina odores, facilita o desembaraço dos pelos e proporciona limpeza, brilho, maciez e maior beleza aos animais.
Como aplicar o shampoo para gatos corretamente?
Para aplicar o shampoo em gatos durante o banho, o tutor deve tomar algumas precauções, que já podem começar uns dias antes, ao aparar as unhas para evitar arranhões. Outra dica é realizar a aplicação, se preferir, em dias quentes e pela manhã, para evitar choques térmicos e garantir uma melhor secagem dos pelos.
No mais, siga este passo a passo para aplicar shampoo para gatos mais facilmente:
- Escolha um ambiente tranquilo para ajudar a manter o gatinho mais calmo;
- Feche as portas do local para que o gato não fuja;
- Escove o pelo do animal antes, para remover a sujeira superficial e evitar nós;
- Evite água fria ou quente demais para não estressar o pet (o ideal é utilizar água morna);
- Aplique o shampoo suavemente, evitando regiões mais sensíveis, como olhos e ouvidos;
- Enxágue bem, para não deixar nenhum resíduo de shampoo;
- Utilize uma toalha para secar bem o bichano e, se necessário, um secador em temperatura baixa.
Outras dicas de como dar banho no seu gato
Para facilitar na hora do banho, é recomendável fazer a limpeza do gato com mais uma pessoa, principalmente se o bichinho for muito inquieto. Além disso, ofereça uma recompensa após o banho, como petiscos e bastante carinho. Assim, o gato cria uma associação positiva.
Com que frequência o gato deve tomar banho?
A frequência do banho depende muito do estilo de vida do gato. Felinos domésticos, que não saem para a rua, raramente precisam de banho. No entanto, em casos específicos, como os mencionados anteriormente, os banhos podem ser dados conforme orientação veterinária. Para a maioria dos gatos, banhos a cada 2 ou 3 meses são suficientes para uma boa higienização.
Pode usar produtos humanos no pet?
Definitivamente, não. Shampoos humanos possuem pH inadequado para a pele dos gatos, podendo causar irritação, ressecamento e alergias. O ideal é sempre optar por produtos específicos para felinos, como os shampoos para gatos da Chemitec, desenvolvidos especialmente para a beleza e a higiene dos felinos.
Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec.
Fonte: