Fale conosco pelo WhatsApp
cachorro com Shampoo pet
07/09/2021

Shampoo para pet: qual escolher?

Usar produtos específicos para pets é essencial para manter a saúde e higiene da pelagem e pele dos animais de estimação

Escolher o melhor shampoo para pet não é uma tarefa tão simples como parece, uma vez que é necessário entender as características e necessidades de cada tipo de pele, pelo e raça. Além disso, é fundamental que o produto seja capaz de suprir as necessidades de higiene e hidratação do animal, sem causar alergias a ele e sem apresentar um cheiro que pode ser desconfortável para o olfato sensível do cão ou do gato.

Uma dúvida comum entre os tutores diz respeito à possibilidade de usar um shampoo para humanos na hora de dar banho no pet, o que não é recomendado. Isso porque os produtos desenvolvidos para lavar o cabelo das pessoas possui um pH muito elevado em relação ao considerado ideal para a pelagem dos animais, sendo recomendado sempre utilizar um shampoo para pets — que foi criado especificamente para os peludos.

Shampoo pet: dicas para acertar na escolha

Engana-se quem pensa que todo tipo de shampoo para pet é igual. Assim como acontece com a pele e os cabelos humanos, os animais precisam receber um tratamento de higiene que esteja adequado às suas características e necessidades. Isso significa, portanto, que o produto ideal para um cão com longos pelos brancos certamente será diferente daquele indicado para um bichinho de pelagem curta e histórico clínico de alergia.

Confira, a seguir, alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher o shampoo do seu pet:

Característica da pelagem

A tonalidade e o comprimento dos pelos são dois aspectos fundamentais e que devem ser levados em conta na hora de escolher o shampoo para pet. Uma pelagem clara, por exemplo, tende a se tornar amarela com o tempo, enquanto pelos mais escuros podem perder o brilho de maneira mais evidenciada. Esta mesma atenção vale para o tamanho dos pelos: pets de pelo longo podem necessitar de produtos que ajudem a desembaraçar os fios.

O ideal é sempre escolher produtos que foram desenvolvidos especificamente para o tom e comprimento do pelo do seu animalzinho.

Sensibilidade da pele

Alguns pets têm a pele mais sensível, podendo apresentar histórico de alergia, coceira, caspa e até perda de pelos. Neste caso, o ideal é sempre consultar um veterinário para que este profissional indique o produto mais adequado para a saúde do animal, ajudando no controle de alergias e evitando descamação ou ressecamento.

Idade do pet

Animais idosos podem ter maior sensibilidade, demandando cuidado redobrado na hora de escolher o shampoo para pet. O ideal neste caso é contar com a ajuda do veterinário para encontrar o produto que traz formulação mais adequada para proteger a pele de um cãozinho ou gato mais velho. Para filhotes com mais de 12 semanas de vida, quando os banhos são geralmente liberados, é recomendado produtos mais neutros e suaves.

Cheiro do produto

É fundamental sempre considerar que o olfato dos pets é mais aguçado que o dos humanos e, muitas vezes, um cheiro agradável para o tutor pode ser muito forte para o animal. Portanto, é indicado escolher um shampoo para pets de fragrância mais suave, que não cause irritação ou espirros frequentes ao cão ou gato.

Shampoo para pets e saúde animal: qual a relação?

A escolha do shampoo para pets vai muito além de simplesmente deixar o animal cheiroso e bonito, e está diretamente relacionada com a saúde e bem-estar do bichinho de estimação. Os banhos são essenciais para a higiene do pet, ajudando na remoção de pelos mortos e da sujeira, prevenindo doenças e colaborando para a manutenção da integridade da pele e dos pelos.

A frequência ideal de banhos pode variar de um pet para outro, devendo ser levados em conta aspectos como as características da pelagem e os hábitos de passeio e brincadeiras do animal. Em todos os casos, porém, é recomendado sempre utilizar um shampoo que foi desenvolvido especialmente para animais de estimação.

A Chemitec, empresa com mais de duas décadas de experiência no segmento da indústria farmacêutica veterinária, oferece uma linha exclusiva de beleza e higiene para cães — que inclui não apenas shampoo para pets, mas também uma solução para limpeza de orelhas. Para saber mais, entre em contato conosco ou com um de nossos consultores!

Fontes:

Chemitec.

 

 

Saiba Mais