09/04/2021

Antipulgas para filhotes: qual escolher?

Desde as primeiras semanas de vida, é possível resguardar a saúde de seu animal de estimação e de sua família ao iniciar o combate a parasitas com o antipulgas

Filhotes são muito suscetíveis a doenças e parasitas, uma vez que ainda estão em desenvolvimento, apresentam menor resistência geral e possuem o hábito natural de lamber tudo o que encontram pela frente. Sabendo disso, o tutor deve se preocupar em protegê-lo desde as primeiras semanas de vida, podendo contar com diversos medicamentos e produtos — entre os quais está o antipulgas para filhotes.

O primeiro passo para cuidar de seu filhote é marcar uma consulta veterinária para o médico avaliar se o pet está saudável e, a partir das recomendações do profissional, iniciar o primeiro protocolo para eliminar vermes e pulgas, além da vacinação.

De acordo com a rotina do seu pet, o veterinário define a frequência de uso do antipulgas para filhotes e vermífugos. Esses dois medicamentos irão acompanhar seu animal de estimação durante toda sua vida.

Concomitante com a profilaxia de doenças parasitárias, inicia-se uma rotina de cuidados para garantir que a imunidade de seu animal ficará alta, fazendo com que ele cresça saudável.

Qual a importância do antipulgas para filhotes?

Pulgas são parasitas que sugam o sangue do pet, transmitindo doenças que muitas vezes podem afetar também os humanos. Por isso, manter seu lar livre delas significa cuidar da saúde da sua família também.

O ciclo de vida das pulgas — entre ovos, larva, pupa e parasita — pode durar até 180 dias. Com uma grande capacidade de reprodução, esses parasitas infestam rapidamente o ambiente.

A infestação de carrapatos e pulgas está concentrada em 5% no seu animal e 95% no ambiente: casinha, tapetes, roupas, brinquedos e caminhas. Assim, para que o tratamento tenha eficácia, é necessário tratar o ambiente e o animal.

Geralmente, o dono percebe a presença desses parasitas quando o pet já está muito infestado, ou apresenta evoluções de doenças, como dermatite, apatia, alergia, descamações da pele, anemia ou outras doenças decorrentes da parasitose.

A escolha do antipulgas para filhotes

Deve-se ter cuidado na hora de escolher o antipulgas para filhotes ideal. Veja na embalagem para qual idade e peso o produto é indicado e respeite as orientações do fabricante.

A fim de evitar uma intoxicação no animal, escolha apenas uma opção, pois utilizar mais de um produto antipulgas para filhotes ao mesmo tempo pode provocar superdosagem do componente ativo no corpo do pet, o que pode ser perigoso para sua saúde.

A indústria farmacêutica veterinária disponibiliza vários produtos para o tutor escolher quais atendem suas necessidades de profilaxia do animal:

  • Coleiras antipulgas e anticarrapatos: agem por meses, matam os parasitas do pet e protegem o ambiente. Algumas também eliminam mosquitos;
  • Xampus e sabonetes: exterminam os parasitas que tiverem em contato com o produto na hora do banho, sem efeito prolongado;
  • Comprimidos: podem atuar por um período maior, impedindo que os parasitas coloquem ovos, já que morrem ao picar o pet. Alguns desses medicamentos combatem sarnas, além de pulgas e carrapatos. Coloque num petisco e dê para seu animal engolir;
  • Pipetas: aplica-se o remédio na nuca do animal, e o produto é dispersado por todo o seu corpo. Este medicamento elimina pulgas, carrapatos e alguns produtos eliminam sarna otodécica. O ponto positivo desse produto é que ele causa a morte por contaro, ou seja, não é necessário que o parasita pique o animal para ser eliminado.

A Chemitec fabrica diversos produtos de combate a parasitas. Seu antipulgas para filhotes pode ser administrados a partir dos três meses de vida do animal.

Higienização do ambiente

Estes produtos não devem ser usados nos animais, apenas no local e nos utensílios dos pets, tais como caminhas e brinquedos:

  • Talco antipulga para filhotes: usar no aspirador de pó, caminhas, cobertores;
  • Sprays: borrife no ambiente e nos objetos do pet.
  • Soluções inseticidas: fórmulas líquidas específicas para o controle das pulgas que estão no ambiente, usadas após a diluição na água.

Lembre-se de fazer a desinfecção adequada do ambiente pelo qual o pet transita. Essa medida tem um forte impacto na hora de exterminar ovos, larvas e parasitas na fase adulta.

Para saber mais sobre o antipulgas para filhotes da Chemitec, entre em contato conosco ou procure um de nossos distribuidores.

Fonte:

Produtos Veterinários – Chemitec