Pessoa dando banho em um cachorro comShampoo antipulgas
08/07/2021

Como utilizar o shampoo antipulgas?

O uso de shampoo antipulgas é fundamental para garantir a saúde, higiene e conforto do seu pet

A higiene do seu pet é muito importante, destacando-se como um cuidado essencial não apenas para evitar odores desagradáveis em casa, mas também para manter seu peludo confortável e livre de parasitas externos — como as temidas pulgas e carrapatos. Veja a seguir a importância do uso de shampoo antipulgas para prevenção e combate aos parasitas em seu pet.

 

O que são pulgas e como elas afetam a saúde do pet?

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue do animal. São considerados insetos, não possuem asas e podem chegar até 8,5 milímetros de tamanho. Uma infestação por pulgas pode ser bastante desconfortável ao pet, causando irritações cutâneas e outras alterações de saúde ao se alimentar do sangue de seu hospedeiro.

Para ajudar na limpeza dos pets e na prevenção das pulgas, existe o shampoo antipulgas, um produto que deve ser usado como método auxiliar ao medicamento antipulgas. A melhor forma de tratar uma infestação por pulgas é tratando o pet de dentro para fora, utilizando o medicamento antipulgas indicado pelo veterinário e complementando o tratamento com banhos regulares, sempre utilizando um shampoo pet.

 

Quais são os riscos que esses parasitos oferecem?

Conforme foi citado, a presença de pulgas pode trazer doenças mais graves ao pet, sendo que muitas delas podem evoluir para condições graves. Algumas das alterações de saúde que podem ser causadas pela presença de pulgas são:

  • Dermatites alérgicas;
  • Anemia;
  • Estresse.

O uso correto do medicamento antipulgas e de um shampoo antipulgas permite o controle da infestação, evitando a transmissão dessas doenças e contribuindo diretamente para o bem-estar do animal. O indicado é consultar o médico veterinário de sua confiança para descobrir os produtos mais adequados para seu pet, conforme seu tamanho, idade e histórico clínico.

Como o shampoo antipulgas deve ser usado?

A recomendação de uso do shampoo antipulgas não se difere de um shampoo comum: basta dar banho no pet normalmente, tomando cuidado com seus olhos, ouvidos e boca. É importante se certificar de que o enxágue foi feito corretamente para que não fique nenhum vestígio do produto no pelo do animal, o que poderia causar alergias e até mesmo caspa.

O uso do shampoo antipulgas é indicado 2 vezes na semana em casos de infestação intensa. É muito eficaz para prevenção do animal e eliminação dos parasitas, caso ele já esteja infestado pelas pulgas.

É importante destacar que apenas o uso dos medicamentos antipulgas nem sempre é um cuidado suficiente para garantir que o pet fique livre de uma infestação. A higiene do ambiente onde o seu animal vive — como quintal e cama — também requer atenção, pois apesar de as pulgas adultas viverem nos animais, suas formas imaturas (ovos, largas e pupas) ficam no ambiente.

A limpeza periódica do local em que o seu animal de estimação transita, juntamente com o uso de produtos específicos para combate de parasitas, é fundamental para evitar uma infestação de pulgas.

 

Produtos Chemitec

A Chemitec, com mais de 20 anos de experiência no segmento da indústria farmacêutica veterinária, possui uma linha exclusiva para beleza e higiene de cães e gatos. Além de shampoo e condicionador, há soluções otológicas específicas para manter a orelha do pet limpa e cuidada.

Consulte o veterinário responsável pela saúde de seu pet e saiba qual a melhor opção de shampoo antipulgas para seu peludo.

 

Fontes:

Chemitec