Conheça as principais características deste simpático cãozinho
Eles são cheios de energia e de amor para oferecer, mas precisam de tutores atentos para terem uma boa qualidade de vida. Os cuidados com o poodle não costumam demandar muito tempo e, com um pouco de organização, é possível ter ao seu lado um companheiro por muitos anos.
Saiba quais são as principais doenças que afetam o animal e os cuidados com o poodle de rotina que podem aumentar a qualidade de vida do pet.
Tipos de poodle
Ao escolher qual poodle o tutor levará para a casa, ele vai encontrar quatro tipos de portes do animal:
- Grande;
- Médio;
- Anão;
- Toy.
Cada um deles apresenta um tamanho diferente, do maior para o menor, mas todos são extremamente fiéis e obedientes, sendo uma ótima companhia também para crianças.
Doenças que acometem os poodles
Para manter os cuidados com o poodle, é importante conhecer as principais doenças que podem afetar a saúde do seu pet.
Catarata
Mais comum em animais mais idosos, a catarata pode comprometer a visão do animal, mas é possível manter uma boa qualidade de vida do cão com o tratamento correto. O surgimento da catarata em poodle pode estar presente por volta dos 10 anos de idade do animal.
Luxação patelar
Nos tipos de poodle menores, esse problema pode dificultar a sua mobilidade. É comum que remédios anti-inflamatórios ou cirurgias sejam indicados para a luxação patelar. A Chemitec conta com uma linha completa de anti-inflamatórios de qualidade para o tratamento de inflamações como a luxação patelar.
Hipoglicemia
Mais presente entre os cachorros de porte pequeno, essa perigosa queda de açúcar no sangue do animal pode provocar sintomas como tontura e fraqueza.
Cuidados com os pelos
Os cuidados com o poodle envolvem principalmente a sua pelagem, que cresce naturalmente e requer paciência do tutor para chegar ao aspecto enroladinho, comum nas capas de revista.
Os poodles possuem pelos que crescem sempre e precisam ser aparados por um profissional de banho e tosa, não sendo recomendado por especialistas que o tutor tente cortar os pelos do pet sozinho em casa.
Além disso, os cuidados com o poodle envolvem banhos pelo menos quinzenais com produtos de qualidade. O Pet Shampoo Condicionador 2 em 1 Herbal, da Chemitec, é uma ótima opção para o banho no pet shop ou em casa, já que ele deixa os pelos macios e brilhantes sem muito trabalho.
Além dos cuidados com os pelos, podemos citar a utilização do ec- pet para evitar a contaminação por pulgas, carrapatos e ácaros que ocasionam alergias na pele do animal, fazendo com que o brilho e a maciez do pelo seja prejudicada, pode ocorrer também a queda dos pelos por essas doenças.
Alimentos para o poodle
Assim como os humanos, os cuidados com o poodle variam de acordo com a idade do pet. Quando ele é filhote, o ideal é apostar em rações específicas para essa faixa etária, sempre se atentando às quantidades recomendadas pelo veterinário que acompanha o poodle.
Já na fase adulta, é possível optar por rações específicas para poodles, que contam com nutrientes que fortalecem essa raça canina. Além disso, também é interessante inserir alimentos in natura e feitos em casa na alimentação, sempre com a recomendação de um profissional.
Cuidados com a vacinação
Assim que o tutor estiver com o pet em casa, os primeiros cuidados com o poodle devem ser atualizar a sua caderneta de vacinação. A prevenção é sempre o melhor caminho para manter a qualidade de vida do pet. Quando filhote, os veterinários recomendam vacinas específicas que, ao avançar da idade, precisam ser reforçadas anualmente, sempre que possível.
Também é importante evitar colocar o cãozinho filhote em contato com outros animais antes da vacinação, já que o seu sistema imunológico ainda não está completo.
Os poodles são cachorros companheiros e fiéis, e costumam trazer muita alegria para os seus tutores. Com os cuidados com o poodle certos, é possível viver por muitos anos ao lado de um pet saudável e feliz.
Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.
Conheça nosso canal no youtube: