Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre poodle

Guia completo sobre poodle

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Inteligentes, bem-humorados e muito ligados à família, o Poodle destaca-se como uma das raças mais populares do Brasil

Muito inteligente e sociável, o Poodle é uma das raças de cachorro mais populares não só no Brasil, ocupando também uma posição de “queridinho” ao redor do mundo todo. Suas características justificam tamanha procura, uma vez que este é um cão brincalhão, alegre e fiel, sendo considerado um companheiro ideal para crianças e outros animais, uma vez que geralmente se dá bem com todos os membros da família.

Famoso principalmente por conta de sua aparência fofa, com pelos fartos e enroladinhos, o Poodle pode ser encontrado em diferentes portes: grande (standard), médio, anão (mini) e Toy. Todos os tamanhos são considerados da mesma raça e conservam o mesmo padrão, embora possam apresentar leves alterações em relação a suas necessidades e comportamento.

Origem da raça

A origem do Poodle é considerada incerta e controversa. O mais comum é que esta raça seja identificada como originária da França, mas muitos estudiosos acreditam que esses cães surgiram primeiro na Alemanha. O principal indício que justifica esta crença está no nome da raça, que é derivada da palavra pfudel — que, em alemão, significa “poça”, fazendo referência a uma das principais características da raça, que adora água.

Também há quem defenda que a raça é descendente de raças asiáticas de pelo encaracolado e que ajudavam no pastoreio. Acredita-se que esses cães tenham sido levados à Europa a partir de diferentes rotas. Independentemente de sua origem, sabe-se que o Poodle é uma raça bastante antiga, uma vez que é retratado em pinturas e esculturas existentes há mais de 400 anos.

Tipos de Poodle

Como foi explicado, existem poodles de 4 diferentes tamanhos, e todos eles são contemplados pelo padrão da raça. Entenda as diferenças entre os portes:

Poodle grande (standard)

Também conhecido como Poodle gigante ou standard, este cão pode medir de 45 a 65 centímetros. Com um porte ereto e elegante, esta é considerada a variação mais antiga da raça e é famosa por sua beleza e lealdade ao dono. Este é um animal que late pouco, apresenta temperamento tranquilo e consegue passar um tempo sozinho. Apesar disso, este é um cão que gosta de atenção e precisa de socialização para que não se torne ciumento e possessivo.

Poodle médio

Tão dócil quanto a versão grande, o Poodle médio mede entre 35 e 45 centímetros e se adapta bem a praticamente todos os ambientes, inclusive aqueles com crianças. Esta variação é um pouco mais dependente de seu tutor, além de ser mais brincalhona e gostar de socializar.

Poodle anão (mini)

Mais dependente e apegado ao dono, o Poodle anão mede entre 28 e 35 centímetros, sendo muito procurado pela indústria do cinema. Além disso, este cão é o mais brincalhão entre todas as variações, gosta de latir e solicita atenção do dono com frequência.

Poodle Toy

Com tamanho que não ultrapassa os 28 centímetros, este Poodle é muito pequeno e ideal para quem tem pouco espaço em casa. Este cão gosta de companhia e não se dá bem em ambientes em que precisa ficar sozinho, além de ser muito agitado — demandando exercícios diariamente.

Características físicas do Poodle

A pelagem do Poodle é bastante característica, podendo ser do tipo cacheada ou encordoada. Em ambos os casos, o pelo é abundante, fino e com aspecto que lembra lã, podendo ser encontrado nas cores preto, branco, marrom, cinza e fulvo. Em todas as tonalidades, o animal é unicolor, ou seja, não há a presença de mais de uma cor no mesmo animal. Outro aspecto importante a respeito da pelagem desta raça é que os pelos não têm um limite de crescimento, e a tosa deve fazer parte dos cuidados rotineiros do pet. Esses cães não costumam soltar muito pelo, mas é recomendada a escovação periódica para evitar a formação de nós e emaranhados (que podem ser muito doloridos e incômodos para o cãozinho).

Personalidade e temperamento do Poodle

Apesar do tamanho distinto, a personalidade do Poodle é semelhante em todas as suas variações: este é um cão alegre, divertido, aventureiro e fiel a seu tutor. Este é um pet que vai apreciar qualquer tipo de atividade ao lado de sua família, e tende a ser bastante calmo e cooperativo quando bem exercitado e treinado. Apesar disso, ele pode manifestar características superprotetoras com seus tutores e sua casa. Esses cães são muito sociáveis e geralmente gostam de interagir com outros animais e crianças, com quem são muito brincalhões e companheiros. A agressividade não faz parte do temperamento padrão da raça, embora ele certamente possa reagir diante de situações que representem ameaça ou sejam desconfortáveis de alguma maneira. O Poodle é considerado a segunda raça mais inteligente do mundo, ficando atrás apenas do Border Collie. Isso significa que ele pode ser facilmente adestrado, tem excelente capacidade de memorização e geralmente tem boa vontade para seguir os comandos passados por seu tutor. Por outro lado, esta inteligência pode fazer com que seja bastante difícil lidar com este pet quando ele desenvolve maus hábitos. O ideal é que a inteligência desta raça seja sempre estimulada e moldada desde quando o cão ainda é filhote, de modo a evitar que ele se torne um animal teimoso e desobediente. Além disso, o Poodle é um pet muito ativo e que precisa de exercícios para gastar sua energia e estimular a mente, especialmente no caso dos poodles de maior porte. A variação Toy é fisicamente mais sensível e demanda mais cuidado na hora das brincadeiras.

Cuidados com a saúde do Poodle

Esta é uma raça bastante saudável, que apresenta elevada expectativa de vida: muitos podem chegar e até passar dos 18 anos! No entanto, é sempre necessário estar atento a doenças comuns da raça — como displasia de cotovelo e luxações de patela. Essas são doenças que causam dor e desconforto, prejudicando a qualidade de vida do animal, e o tratamento varia conforme a gravidade do problema. A catarata é outro problema considerado relativamente comum à raça, podendo ser genético ou decorrente da idade avançada. O cuidado com a saúde bucal do Poodle também é fundamental, assim como a tosa regular dos pelos — que precisam ser escovados regularmente para evitar a formação de nós. De modo geral, esta é uma raça que não exige cuidados fora do comum, se adaptando facilmente a diferentes ambientes e situações. Além das visitas regulares ao veterinário para acompanhamento da saúde do cãozinho, alguns cuidados que garantem a manutenção da saúde e do bem-estar desse pet são:
  • Exercite seu cão diariamente, mantendo-o ativo;
  • Invista em jogos e brincadeiras que estimulem o intelecto do Poodle;
  • Mantenha as orelhas do pet sempre limpas, higienizando-as com uma solução veterinária adequada;
  • Forneça alimentação balanceada e adequada para o organismo do cão;
  • Mantenha a vacinação em dia e não esqueça de administrar vermífugos e antipulgas nos períodos recomendados pelo veterinário;
  • O Poodle é um cachorro que gosta da companhia de sua família e não deve ficar muito tempo sozinho.
Com esses cuidados, o Poodle tem tudo para ser um cãozinho feliz, com qualidade de vida e a longevidade característica da raça.

Curiosidades sobre a raça

  • O Poodle grande é o mais antigo entre as variações;
  • O porte Toy foi desenvolvido na Inglaterra, no século 18;
  • Trata-se de um cão muito inteligente, ocupando a segunda posição na lista criada por Stanley Coren — que classifica as raças de acordo com a inteligência;
  • O pelo do Poodle tem um padrão de crescimento semelhante ao do cabelo humano, que cresce continuamente;
  • Apesar da pelagem abundante, esta raça é considerada hipoalergênica, sendo indicada para pessoas alérgicas;
  • O Poodle tem sido cruzado com outras raças com o intuito de aproveitar seu pelo, criando assim raças novas e tidas como hipoalergênicas. Foi assim que surgiu, por exemplo, o Labradoodle.

Descubra os produtos Chemitec

Indústria farmacêutica com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Chemitec oferece produtos desenvolvidos especialmente para garantir a saúde e o bem-estar dos cães, que inclui medicamentos e uma linha destinada à beleza e higiene. Para descobrir como esses itens ajudam nos cuidados com seu Poodle, converse com seu veterinário de confiança.