Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre Savannah

Guia completo sobre Savannah

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Considerada a raça mais cara e mais rara do mundo, o gato Savannah é um pet exclusivo, com origem atípica: surgiu a partir do cruzamento entre um felino africano selvagem (Serval) com um doméstico. Resumidamente, tornou-se um Serval que pode ser domesticado

O Serval é uma espécie muito grande, com cerca de 70 cm de altura e com peso que pode chegar a 25 quilos. Já o gato doméstico Savannah pode ser considerado como um leopardo dócil, perfeito para fazer companhia aos seres humanos. Até mesmo as pintas características do corpo do leopardo são encontradas em bichanos dessa raça.

Produzimos, abaixo, um guia completo com as principais características físicas e de temperamento desse pet, bem como cuidados que devem ser tomados para que ele viva uma vida saudável e feliz. Boa leitura!

História e origem da raça

O gato Savannah é relativamente jovem em comparação com outras raças. Em 1986, a americana Judee Frank tinha uma gatinha que deu à luz um filhote híbrido, fruto do cruzamento com um Serval africano, conforme já mencionado.

Esse filhote passou a ser chamado de Savannah, nome que a raça carrega até hoje. O pet passou a ter outra tutora e três anos mais tarde foi mãe de outros três bichanos, resultado do cruzamento com outro gato doméstico.

Paralelamente, a tutora dessa gatinha, Suzi Mustacio, redigiu dois artigos sobre a espécie, tendo chamado atenção de outro criador, Patrick Kelley. Este homem foi o responsável pela criação da raça Savannah ao lado de Joyce Sroufe.

Esse bichano é tão recente na história científica que só ganhou um registro oficial pelo The International Cat Association (TICA) em 2012. Muito rara, essa raça é considerada uma das mais caras do mundo, com custo que pode chegar até a R$ 50 mil.

Principais características da raça

Evidentemente, o gato Savannah apresenta muitas semelhanças físicas com o leopardo. O bichano é magro e muito grande, trazendo pernas compridas que chamam muito atenção. Esse animal faz parte do grupo de raças de felinos domésticos gigantes.

No entanto, os frequentes cruzamentos fizeram com que se tornasse normal encontrar, hoje em dia, gatos Savannah com um tamanho mais “padrão”, entre 50 e 60 cm e peso que varia de acordo com a linhagem. Enquanto o Savannah F5 pode pesar até 11 quilos, o F1 consegue atingir até mesmo 25 kg.

Um dos principais traços desse bichano é o tamanho de suas orelhas, grandes, pontiagudas e um pouco mais juntas do que o normal, além de serem viradas para frente. Seus olhos costumam ser arredondados, com uma cor clara e uma linha, semelhante à marca de um delineador, com direção ao focinho. Donos de uma beleza exótica, esses pets apresentam alguns costumes e comportamentos que podem remeter até mesmo ao Serval africano.

Diferentes tipos de gato Savannah

Existem cinco tipos de linhagem distintas para o gatinho dessa raça. Conheça melhor abaixo sobre as características de cada geração:

  • Geração F1: provenientes do cruzamento direto entre o selvagem e o doméstico, este gatinho pode apresentar um comportamento mais próximo do Serval, não sendo adepto de demonstrações de afeto;
  • Geração F2: ainda selvagens, mas com um apego maior aos tutores;
  • Geração F3: suas características comportamentais lembram a de um gato doméstico convencional, sendo mais propensos a aceitar carinho da família;
  • Geração F4: muito carinhosos, poderiam até ser confundidos com um gato convencional, não fosse seu tamanho;
  • F5: esta geração não costuma apresentar nenhum traço selvagem, sendo gatos dóceis, amorosos e tranquilos.
Características da raça

As características físicas do Savannah podem ser até um pouco intimidadoras e causar estranheza em um primeiro momento. No entanto, esses bichanos são comumente muito dóceis e sociáveis, facilmente domesticáveis e perfeitos para o lar.

Como são muito ligados a seus tutores, para quem dedicam lealdade, carinho e afeição, é comum que alguns “pais de pet” estranhem que seus amigos de quatro patas não gostem de receber carinho no colo. De fato, eles não são tão simpáticos a esse tipo de contato.

No entanto, os peludos convivem muito bem com crianças e até mesmo com outros animais, desde que haja uma socialização desde muito cedo. Os bichanos também são pets muito ativos e com muita energia para gastar; em razão disso, estão sempre em busca de uma brincadeira ou atividade. Por isso, precisam de um bom espaço para explorar.

Extremamente inteligentes, os gatos da raça Savannah podem passar muitos momentos agradáveis com seus donos, em brincadeiras e truques. Essa hiperatividade pode fazer com que os gatinhos se entediem facilmente. Portanto, cabe aos tutores entretê-los com frequência. Uma curiosidade interessante é que esse peludo adora água e brincadeiras molhadas.

Os bichanos ainda são facilmente comparados a cachorros, devido ao seu apego à família. Contudo, não se esqueça: eles possuem um jeitinho próprio, um pouco distinto das demais raças felinas, de demonstrar seu carinho por seus donos.

Principais problemas de saúde da raça

A pelagem do Savannah requer um pouco de atenção: deve ser escovada, ao menos, duas vezes na semana, como forma de remover pelos mortos e a sujeira que tenha sido acumulada.

Como o gatinho dessa raça é muito ativo, são muito importantes estímulos, atividades e brincadeiras cotidianamente, para que eles consigam se desenvolver física e emocionalmente.

A raça é consideravelmente nova; portanto, não existem estudos que comprovem doenças hereditárias características destes gatos. Isso não significa, entretanto, que cuidados básicos não devam ser adotados, como vacinação e desparasitação, de modo a manter sua saúde sempre em dia.

Como cuidar do gato Savannah

Considere sempre dedicar um cuidado maior às atividades físicas que façam com que o seu Savannah queime energia. Como ele é facilmente comparado a um cão por conta de sua personalidade, passeios guiados por uma coleira são muito bem-vindos.

Em períodos de calor, não tenha medo de estimular o seu peludo a se refrescar na água: ele provavelmente vai adorar a brincadeira.

Com relação à sua alimentação, alguns tutores gostam de oferecer carne fresca para os pets, já que eles apresentam traços semelhantes com os felinos selvagens. Contudo, converse sempre antes com um médico veterinário de sua confiança para entender qual a melhor alimentação para o seu amigo de quatro patas.

Os produtos Chemitec no dia a dia do seu pet

A Chemitec é uma indústria farmacêutica do universo pet e que trabalha com produtos de qualidade, desenvolvidos especialmente para preencher as necessidades de cada organismo felino. Para saber como incrementar os produtos da Chemitec à rotina do seu Savannah, converse com um veterinário. Nossos produtos podem ser encontrados em lojas especializadas em animais, pet shops e agropecuárias.