Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre Yorkshire

Guia completo sobre Yorkshire

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

O Yorkshire Terrier é uma raça muito inteligente e adaptável, que adora a companhia de sua família

De porte pequeno e aparência “fofa”, o Yorkshire é um cãozinho muito companheiro, inteligente e ativo. Nada preguiçosa, esta é uma raça que adora brincar, correr pela casa, explorar e acompanhar seu tutor em todas as atividades do dia a dia. Apesar de ser extremamente sociável e ter uma aparência adorável, o Yorkie é um terrier, destacando-se por ter personalidade forte e destemida.

Por conta de suas dimensões reduzidas, este cãozinho se adapta bem a diferentes perfis de tutores — desde que os que moram sozinhos em apartamentos, até lares grandes e com crianças. Isso não significa, porém, que a raça não demanda atenção e cuidados especiais: o Yorkshire tem um forte instinto caçador, precisando se movimentar para se manter saudável e equilibrado.

Origem da raça

O Yorkshire Terrier é uma raça considerada nova, uma vez que foi desenvolvida em meio à Revolução Industrial, por volta de 1800. Como o nome indica, este cãozinho surgiu no condado de Yorkshire, na Inglaterra, e é resultante do cruzamento de outros terriers — um grupo de raças de cães de porte médio e pequeno que foram criados inicialmente para a caça de pequenos animais).

Acredita-se que a raça tenha sido criada com o intuito de ajudar os camponeses na caça a roedores, sobretudo ratos e texugos, já que o tamanho reduzido dos cães era ideal para acessar tocas e ir atrás dos pequenos animais. Esta característica era utilizada principalmente em minas e fábricas de roupas, destacando o Yorkshire como uma raça que pertencia à classe trabalhadora.

Este cãozinho chegou ao continente americano por volta do século 19, e foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club em 1885. Atualmente, a raça faz muito sucesso em todo o mundo justamente por conta de seu tamanho reduzido e aparência adorável, além de temperamento alegre e apego a seus tutores.

Características físicas do Yorkshire

O Yorkshire é um cão de pequeno porte, com altura média de 21 centímetros quando adulto, e peso que varia entre 2 e 4 quilos. Este pet tem uma cabecinha pequena, com crânio chato e um focinho preto saliente e acentuado. As orelhas são pequenas e retas, com formato em “V” e não muito distantes uma da outra. Os dentes são regulares, e os olhos são de tamanho médio e coloração escura.

Além do tamanho reduzido, a pelagem é a principal característica desta raça: ela é longa e macia, muito agradável ao toque — e ideal para acariciar. A coloração mais comum é marrom, preta e castanha, com tons de dourado e azul.

Personalidade e temperamento do Yorkie

Cães da raça Yorkshire são animados e cheios de energia, com temperamento corajoso, determinado e investigativo. São excelentes cães de companhia e extremamente leais ao dono, alertando sua família sempre que há alguma coisa anormal acontecendo. São inteligentes, atentos e não têm medo de nada, apesar do seu porte pequeno e aparência delicada.

Por serem terriers, os Yorkies podem ser um pouco teimosos e desconfiados diante de estranhos, mostrando-se protetores em determinadas situações. Apesar disso, são cães que se adaptam facilmente a qualquer situação, e tendem a se espelhar no comportamento de seus tutores. A raça não exige muito esforço no adestramento, mas precisa entender quem é o líder da casa para não apresentar problemas comportamentais.

Por ser muito brincalhão e exigir atividades físicas diárias, o Yorkshire normalmente se dá bem com crianças, destacando-se como um bom companheiro para brincadeiras de todos os tipos. O pet gosta de ser o centro das atenções e é muito dócil, mas também sabe se impor quando se sente desconfortável. É necessário, portanto, que as crianças e visitas saibam se relacionar com o cão de maneira educada.

A raça costuma se dar bem com outros animais, inclusive os de outras espécies, sendo perfeito também para idosos e pessoas que moram sozinhas. É necessário, apenas, que o tutor tenha saúde e tempo para cuidar do pet, pois ele exige atenção e atividades físicas diariamente.

Principais cuidados com a saúde do pet

Os principais cuidados com o Yorkshire envolvem seu tamanho e sua pelagem, além da atenção que deve ser adotada para qualquer raça de cão — tais como administração de vermífugos e antipulgas, fornecimento de alimento adequado e manutenção do ciclo de vacinas. Também é fundamental levar o pet regularmente ao veterinário, de modo a prevenir doenças e fazer exames de rotina.

Por ser um cãozinho destemido, é necessário estar especialmente atento a saltos mais ousados e descidas de grandes alturas (como do sofá ou da cama, por exemplo). É muito comum que os Yorkies sofram luxações de patela, que geralmente está associado a alterações genéticas, além de também poder apresentar atrofia progressiva da retina — que causa perda progressiva da visão.

Por mais que o Yorkshire não solte muito pelo, é recomendada escovação diária para evitar a formação de nós e ter um momento de carinho junto ao pet. Além disso, é importante sempre lembrar que este é um cão de caça e que precisa se movimentar constantemente, jamais ficando apenas no colo.

Curiosidades sobre a raça

De acordo com o ranking de inteligência canina mais utilizado mundialmente, elaborado por Stanley Coren, o Yorkshire está na 27ª posição entre as raças mais inteligentes — sendo o mais inteligente entre os terriers. Isso significa que esses cães exigem um pouco mais de atenção na hora de aprender, demandando mais repetições para que entendam um comando. Apesar disso, são perfeitamente capazes de aprender, especialmente porque adoram agradar seus tutores.

Por conta de sua pelagem, o pet pode sofrer bastante em tempos de calor, exigindo atenção especial por parte dos tutores. Outras curiosidades a respeito da raça são:

  • Não suportam a solidão, e não são cães recomendados para viver no quintal e longe de sua família;
  • É um pet alerta e, apesar de seu tamanho, podem ser excelentes cães de guarda para avisar que algo está errado;
  • São carinhosos, leais e apegados ao dono;
  • Apesar de muitas pessoas classificarem o Yorkshire entre “micro”, “mini” e “anão”, essas nomenclaturas não existem oficialmente, e não são recomendadas.

Conheça os produtos Chemitec

Com operação 100% brasileira e mais de 20 anos de experiência no mercado farmacêutico veterinário, a Chemitec oferece uma linha completa de produtos para pets que inclui tudo o que seu Yorkshire necessita para ter uma vida saudável. Consulte seu veterinário de confiança e descubra os produtos desenvolvidos especialmente para seu cãozinho.