Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre gato Siamês

Guia completo sobre gato Siamês

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Com pelagem característica e belos olhos azuis, o siamês é um gato inteligente e carinhoso, mas que pode ser temperamental

Carinhoso e sociável, o siamês destaca-se como uma raça de gatos bastante popular, conhecida e fácil de identificar. Com olhos azuis marcantes, pernas compridas e corpo elegante, este felino adora receber atenção de seus tutores e, por isso, são bastante comunicativos: estão sempre miando e vocalizando, normalmente pedindo por afagos e “conversando” com as pessoas.

O siamês é um gato muito inteligente e ativo, além de extremamente brincalhão e interativo com os tutores. Esta é uma raça que está sempre disposta a correr atrás de objetos jogados por alguém e que pode ficar horas entretida com seu brinquedo favorito, sendo perfeita para todos os tipos de famílias — acompanhando bem o ritmo de crianças e se dando bem com outros pets.

Descubra a história da raça

O siamês é considerado uma das raças mais antigas do mundo, uma vez que existem documentos com data de 1350 que descrevem suas características. Este lindo felino é originário do Reino Sião — localizado na região em que hoje está a Tailândia —, onde eram considerados animais da realeza e guardiões do rei.

Os primeiros siameses eram um casal de gatos chamados Pho e Mia que, no final do século XIX, foram um presente do Rei de Sião ao consulado inglês em Bangkok. Os filhotes desses animais foram levados para a Inglaterra em 1884 e, anos mais tarde, também foram enviados para o norte da Grã-Bretanha, França e Japão. A raça era considerada rara até o final da Segunda Guerra Mundial, mas acabou se popularizando rapidamente.

Características físicas e aparência geral

De tamanho médio e estrutura corporal bem tonificada, o siamês é um gato que possui corpo alongado e elegante, podendo atingir até 6 kg de peso e altura entre 20 e 30 centímetros. Sua pelagem é curta, lustrosa, com fios finos e coloração bastante característica: a maior parte do corpo normalmente tem cor branca, bege ou chocolate e as extremidades das patas são mais escuras — assim como a região do focinho e a ponta do rabo.

Outra característica muito marcante desta raça é o formato de sua cabeça, que é triangular e com o crânio achatado. Suas orelhas são grandes e pontudas e os olhos são de um azul intenso e belo.

A personalidade do gato siamês

Os siameses são gatos muito dóceis, curiosos e inteligentes. Trata-se de uma raça sociável, carinhosa, que gosta de companhia e que pode, inclusive, ser treinada para andar de coleira. Por outro lado, este felino também é considerado temperamental, podendo mudar rapidamente seu humor entre brincalhão e recluso. Cabe ao tutor saber respeitar este momento de independência e deixar o pet quietinho quando desejar.

O siamês também é famoso por ser “falador”, vocalizando bastante para chamar a atenção do tutor e interagir com as pessoas da casa. Outra característica comum da raça é ser bastante apegada à residência, podendo ser territorial e não aceitar bem mudanças no ambiente. Embora ele normalmente não tenha problemas de convivência com outros animais de estimação, pode se mostrar ciumento e apegado.

As principais características da personalidade de um gato siamês são:

  • Faladores;
  • Carinhosos e apegados;
  • Leais ao dono;
  • Enérgicos e brincalhões;
  • Curiosos e ativos.

Cuidados com a saúde do gato siamês

Assim como acontece com a maioria das raças mais antigas de cães e gatos, o siamês pode sofrer de diversas condições hereditárias — sendo o estrabismo uma das alterações mais comuns entre esses felinos. Além disso, ele tem tendência a desenvolver doenças no fígado, nos rins, nos pulmões e patologias congênitas do coração, bem como tumores intestinais e outros tipos de cânceres.

Por causa de seu porte atlético, sua estrutura óssea e esquelética não pode suportar muito peso, e manter sempre uma dieta adequada é um cuidado essencial para evitar que o gatinho sofra com a obesidade e todos os problemas associados a ela. Por serem gatos muito ativos, também é importante dar atenção a eles e dispor de tempo para brincar com o pet e dar toda a atenção que ele precisa.

A pelagem do siamês também requer cuidados para estar sempre saudável e hidratada: em geral, basta manter uma escovação regular para evitar a formação de nós e evitar que o gato coma bolas de pelo ao se lamber. Também é fundamental estar atento à higiene do pet —dando banhos periódicos e mantendo olhos e orelhas sempre limpos — e ao crescimento de suas unhas.

Como cuidar do gato siamês?

Além dos cuidados específicos citados acima, é fundamental que o pet seja devidamente acompanhado por um médico veterinário ao longo de toda sua vida. As consultas regulares, bem como a realização de exames preventivos e a manutenção das vacinas, são essenciais para a saúde e bem-estar do gato siamês. Também é importante seguir todas as recomendações do especialista no que diz respeito à rotina do bichano.

Investir em uma alimentação balanceada, por exemplo, é um cuidado que garante longevidade e qualidade de vida ao animal, ajudando na prevenção de doenças típicas da raça. Nesse sentido, as rações classificadas como “super premium” e desenvolvidas especificamente para gatos são as ideais para fornecer todos os nutrientes que o pet precisa, enquanto os alimentos humanos não são indicados.

Atenção à hidratação

Gatos geralmente têm tendência a desenvolver problemas renais, que, na maioria das vezes, estão associados à hidratação inadequada. Por isso, é fundamental que este pet tenha sempre água fresca à sua disposição. O fornecimento de alimentos úmidos também pode contribuir para manter o felino hidratado, mas deve ser feito sempre com parcimônia.

Segurança em casa

O siamês é um gato ativo e explorador, com instinto aventureiro e bastante energia para gastar. Isso significa que esses felinos podem tentar ir para a rua, ficando expostos a doenças e diversos outros riscos. É imprescindível que os tutores instalem redes de proteção em todas as janelas da casa, de modo a evitar fugas e acidentes.

Prevenção a parasitas

A presença de parasitas internos pode ser altamente prejudicial para a saúde do gato, e cabe ao tutor estar sempre atento à administração regular de vermífugo para prevenir infestações e patologias relacionadas às verminoses. Também é necessário utilizar antipulgas regularmente, de modo a manter os parasitas externos afastados.

Chemitec: produtos desenvolvidos especialmente para seu gato

Com mais de 20 anos de experiência, a Chemitec é uma indústria farmacêutica especializada em saúde animal. A empresa possui uma linha pet que foi desenvolvida especialmente para atender às particularidades do organismo dos gatos, contribuindo diretamente para a qualidade de vida desses pets. A fabricante também oferece uma linha dedicada à beleza e higiene dos animais, com pH neutro e capacidade de desembaraçar os pelos.

Para saber mais sobre como esses produtos contribuem para a saúde do seu gato siamês, entre em contato com nossos fornecedores ou converse com o veterinário de sua confiança.