Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre Gato Ragdoll

Guia completo sobre Gato Ragdoll

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

O Ragdoll é uma raça de gatos que gostam de relaxar e se esparramar no colo das pessoas, sendo apelidados de “bonecas de pano”

De comportamento frequentemente comparado ao dos cães, o Ragdoll é uma raça de gatos que se destaca por sua personalidade carismática e sociável, excelente para tutores que gostam de um pet apegado à família e que gosta de interagir. De porte grande, este felino ainda não é muito conhecido no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais espaço entre os gateiros.

O Ragdoll é um gato dócil e inteligente, com elevado potencial para ser adestrado e fazer truques como pegar brinquedos — o que é considerado incomum entre os felinos domésticos. Além disso, este é um pet que não dá muito trabalho a seus tutores, além de ser extremamente carinhoso e companheiro. Conheça melhor as características desta raça a seguir.

Qual a origem do Ragdoll?

Com nome curioso, que pode ser traduzido como “boneca de pano”, o Ragdoll é uma raça considerada nova, uma vez que teve seu desenvolvimento na década de 1960. O primeiro registro de um felino com suas características foi feito pela americana Ann Baker, que tinha uma gata branca chamada Josephine (atualmente considerada o exemplar “original” da raça).

Josephine nasceu a partir do cruzamento entre as raças Angorá e Sagrado da Birmânia, embora algumas pessoas apontem que a linhagem também conte com características dos gatos Persa, Siamês e Himalaio. A história mais aceita é a de que Ann Baker percebeu que sua gata era muito tranquila e gostava de se espalhar no colo das pessoas, ficando parecida com uma “boneca mole”. Foi justamente por isso que a raça recebeu o nome de Ragdoll.

Características físicas e padrão de cores

O Ragdoll é um gato de porte grande, destacando-se como uma das maiores raças felinas conhecidas atualmente. Os machos adultos podem pesar entre 6 kg e 9 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 4 kg e 6 kg, em média. Este tem estrutura óssea forte, com cauda longa e corpo comprido, o que faz com que muitas vezes este felino pareça ainda maior do que ele realmente é.

A cabeça deste gato tem tamanho médio, com orelhas triangulares posicionadas nas laterais, queixo bem desenvolvido e olhos ovais de cor azul. Suas pernas são compridas e fortes, o que contribui ainda mais para que o Ragdoll tenha aparência “gigante”. A pelagem deste gato é sedosa, macia e espessa.

No que diz respeito ao padrão de cores, a raça pode ser encontrada em tonalidade clara no corpo e cores mais escuras nas extremidades — especialmente orelhas e região do rosto. Além disso, o Ragdoll pode ser bicolor em tons de preto, chocolate, azul, creme. Em todas as tonalidades, os olhos são sempre azuis e ovais.

Comportamento, personalidade e adestramento

O Ragdoll se destaca por sua personalidade tranquila e amável, sendo um gato alegre, relaxado, amoroso e descontraído. Além disso, este pet é muito atencioso e carente de atenção, e gosta de ficar no colo e na companhia de seus tutores. Não se trata, portanto, de um felino indicado para pessoas que ficam muito tempo fora de casa ou que não dispõem de tempo para brincar com o animal.

O comportamento e personalidade desta raça fazem com que o Ragdoll seja frequentemente comparado a um cachorro, uma vez que o pet é extremamente sociável, apegado às pessoas e tem muita disposição para brincar e fazer companhia à sua família. Além disso, este gato consegue aprender truques como pegar bolinhas e correr atrás de brinquedos, e faz essas atividades com alegria e prazer.

Convivendo com a raça: como cuidar do Ragdoll?

O Ragdoll é um gato inteligente, obediente e com vontade de agradar. Não é incomum, por exemplo, que o bichano venha correndo ao ser chamado ou para receber seu dono ao chegar em casa. Embora seja um gato grande, ele não precisa de mais espaço do que o normal para viver bem, se adaptando facilmente a apartamentos, relaxando em ambientes pequenos e se sentindo confortável perto de seus donos.

Este é um pet de características caseiras, e que pode se tornar preguiçoso sem o estímulo adequado. Por isso, é necessário que os tutores estejam especialmente atentos à alimentação do felino, evitando a obesidade e todos os problemas de saúde associadas a ela. A boa notícia é que esta é uma raça com pouca propensão a problemas de saúde específicos, demandando poucos cuidados além dos considerados básicos.

Nesse sentido, os principais cuidados necessários para garantir qualidade de vida e bem-estar ao felino são:

  • Vacinação anual;
  • Administração periódica de antipulgas e vermífugos;
  • Visitas regulares ao veterinário para realização de exames preventivos e diagnóstico precoce de doenças;
  • Alimentação balanceada e hidratação adequada;
  • Ambiente seguro, telado e limpo;
  • Carinho, atenção e brinquedos.

Por ser um gato peludo, é recomendado escovar o Ragdoll regularmente, de modo a evitar a formação de nós e garantir uma aparência sempre bela e sedosa.

Curiosidades sobre o Ragdoll

  • Diferentemente da maioria dos gatos, o Ragdoll permite que as pessoas o manipulem com facilidade, muitas vezes ficando na posição em que os humanos o colocam;
  • O desenvolvimento da raça é considerado lento, levando mais tempo que o considerado normal para que ele alcance seu tamanho adulto;
  • O pet é dócil e carente, e não gosta de ficar sozinho;
  • O Ragdoll convive bem com outros animais, crianças e visitas, recebendo todos muito bem;
  • Pode ser adestrado para fazer truques, responder a chamados e entender a rotina de sua família.

Descubra os produtos Chemitec

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a Chemitec é uma empresa brasileira que se dedica a oferecer produtos de qualidade no segmento da saúde animal. Desde 2006, a empresa tem uma linha exclusiva de produtos específicos para pets — que inclui vermífugos, antibióticos e anti-inflamatórios para cães e gatos, antipulgas e produtos de higiene para animais de estimação.

Todos esses itens foram desenvolvidos especialmente para atender às necessidades e particularidades do organismo de cães e gatos, sempre garantindo a qualidade de vida e saúde dos pets. Para saber mais sobre como os medicamentos e produtos da Chemitec podem contribuir para o bem-estar de seu Ragdoll, converse com seu veterinário de confiança.