Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre o Sphynx

Guia completo sobre o Sphynx

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

A beleza exótica desse gatinho pelado, junto à sua personalidade doce e inteligente, vem conquistando os amantes de felinos

As aparências enganam. Apesar de ter um semblante sério e arredio, o gato Sphynx é uma das espécies mais dóceis, animadas e enérgicas dentre os felinos domésticos. Portanto, esse bichano é ideal para famílias, pois se apega rapidamente a seus tutores e à sua rotina.

A principal e mais marcante característica do gato Sphynx é seu corpinho musculoso, um pouco pesado e sem a tradicional pelagem comum dos felinos. Esse pet, portanto, é pelado e apresenta uma pele mais enrugada. Conheça abaixo um pouco mais sobre os cuidados particulares que os tutores desse amigo de quatro patas precisam ter.

História e origem da raça

A origem do gato Sphynx é um pouco controversa. Alguns boatos dizem que o bichano teria surgido durante o Império Asteca, na América Central. Contudo, os registros oficiais afirmam que o gatinho sem pelos surgiu em 1966, no Canadá.

Foi naquele ano que uma ninhada de gatos nasceu com a marcante característica da ausência de pelagem. Na sequência, uma segunda ninhada repetiu o feito. Foram com esses gatinhos sem pelo, conhecidos inicialmente como Canadian Naked, que se passou a fazer testes de cruzamentos, com o objetivo de fixar as características da raça.

Contudo, os experimentos não obtiveram sucesso, já que os gatinhos nasciam com problemas de saúde, em geral associados a herança genética. A raça Sphynx viu sua linhagem ter início, de fato, em 1975, com o cruzamento entre dois gatos sem pelagem. Nos anos 1980, dois filhotes sem pelo foram transportados até um criador holandês, que os cruzou com outra raça, o Devon Rex. A partir desse experimento, nasceram os primeiros filhotes Sphynx.

O nome da raça significa “esfinge” em inglês, e surgiu em razão da aparência dos gatinhos dessa espécie com a esfinge Gizé, no Egito. Esse é um dos motivos pelos quais muitos chamam o pet de gato egípcio.

Principais características do Sphynx

Como já mencionado, a principal característica dessa raça é sua pelagem diferenciada. Tutores de pets apaixonados por gatos certamente podem se preocupar com quais os principais cuidados que essa raça exige, principalmente com relação ao tratamento de pele.

O Sphynx apresenta uma textura mais fofa, semelhante à camurça e deliciosa de se acariciar. O pet possui pelos clarinhos e sensíveis ao toque nas regiões da orelha, nariz, cauda e barriga. Em outras palavras: o bichano tem pelos, mas eles se apresentam de uma maneira mais fina e rala.

Suas rugas se tornam salientes, principalmente na cabeça e no pescoço, trazendo um charme extra para esse amigo de quatro patas. Assim sendo, a cor destacada dos bichanos é a mesma de sua pele — que podem apresentar algumas manchinhas, ou mesmo uma cor uniforme.

Sua pelagem possui uma coloração que pode transitar entre branca (um tom rosado ou um creme) e preta (em uma tonalidade acinzentada). Existem ainda outros gatinhos que apresentam uma cor mais avermelhada de pele.

É preciso ter um cuidado redobrado com a pelagem do gato Sphynx. O bichano, como qualquer outro felino, realiza a própria higiene, mas sua pele está sempre exposta, o que torna necessário evitar que o pet esteja em contato direto com a luz solar, de forma a evitar queimaduras.

Um cuidado extra deve ser adotado com os gatinhos de pele clara, que são mais sensíveis à luz do sol, especialmente quando ainda são filhotes. A oleosidade da pele também é mais frequentes no Sphynx do que em outras raças, o que faz com que seja necessário aplicar banhos mensais no amigo de quatro patas, bem como higienização periódica com lenços umedecidos.

Como a pele desse bichano é muito particular, é preciso que seja utilizado um xampu neutro, como forma de combater seu ressecamento.

Comportamento da raça

A real personalidade dos gatos Sphynx em nada lembra a imagem da estátua de pedra impotente do bichano egípcio. Na realidade, essa raça é uma das que apresenta personalidade mais sociável, dócil e brincalhona.

Foram encontradas duas explicações que justificam esse temperamento tão amigável. Alguns especialistas acreditam que eles contam com a ajuda de seres humanos para a própria proteção, o que os condiciona a um gênio mais dócil. Já outra teoria diz que os criadores da raça permitem que os filhotes passem um período mais longo do que o habitual na companhia de suas mães.

Principais problemas de saúde da raça

Como é um dos gatos mais diferentes do mundo, o Shpynx desperta curiosidade, e é natural que seus tutores queiram saber como cuidar muito bem dele. Entenda os principais problemas de saúde que costumam acometer esses bichanos:

  • Cardiomiopatia hipertrófica:essa doença cardíaca, de origem genética, é causada por um espessamento do músculo do coração, que traz como consequência uma redução na quantidade de sangue bombeado no corpo;
  • Displasia coxofemoral: outra condição passada de pais para filhos, ela é a situação do osso fêmur mal encaixado no quadril, podendo trazer dor e desconforto para o pet;
  • Miopatia hereditária: é uma doença muscular comum em gatos da raça Sphynx, que enfraquece os músculos do animalzinho e o torna intolerante à atividade física;
  • Cálculos urinários: as populares pedras no rim são ainda mais comuns em gatinhos dessa raça por causa de fatores genéticos, e podem ser ainda mais estimuladas quando o bichano não tem o hábito de consumir água regularmente.

Apesar de sua aparência frágil, o Sphynx costuma ser um gato bastante saudável. Alguns desses problemas são de origem hereditária, mas possuem ocorrência mais rara. Os principais cuidados dos tutores, além de fazer consultas preventivas no veterinário, devem ser com relação à sua pelagem, sendo necessário manter o felino longe de temperaturas mais altas.

Como cuidar do gato Sphynx

Uma das maneiras de se cuidar do Sphynx é levá-lo ao veterinário regularmente, desde filhote, de modo que o bichano passe por todo o protocolo de vacinação. A primeira acontece com oito semanas de vida, seguida de outra dose um mês mais tarde.

As vacinas são essenciais para proteger o seu amigo de quatro patas da gripe do gato, da FPV (vírus da panleucopenia felina) e da FELV (vírus da leucemia felina). Existem ainda outras imunizações que podem ser indicadas pelo veterinário de sua confiança.

Proteger o seu gatinho com vermífugos e antipulgas também é uma ótima maneira de preveni-lo de coceiras e situações desagradáveis. Mesmo não tendo quase nenhum pelo, o gato dessa raça também pode ser incomodado com pulgas, carrapatos, piolhos e outros parasitas indesejáveis.

Os produtos Chemitec no dia a dia do seu pet

A Chemitec é uma indústria que cria diversos produtos do universo pet, desde os vermífugos e antipulgas, passando por medicamentos, shampoos e demais produtos para a beleza, saúde e bem-estar animal.

Como o Sphynx é um gato que requer constantes cuidados de higiene, como banho, na Chemitec você encontra os produtos mais indicados para que cuidar desse momento importante na vida do seu amiguinho. Converse com o seu veterinário de confiança e entre em contato com nossas distribuidoras.