Fale conosco pelo WhatsApp
Cão e gato no veterinário depois do tutor entender a importância de dar vermífugo
08/08/2022

Qual a Importância de Vermifugar Cães e Gatos?

A atenção com a saúde do pet também está na prevenção 

Quando o assunto é a saúde dos pets, a importância de vermifugar cães e gatos entra como prioridade na lista de deveres dos tutores. Isso porque prevenir o aparecimento de infecções é fundamental para evitar problemas com a saúde do pet.

Ter um animal de estimação envolve muitos momentos bons, mas para que eles possam ser vividos com tranquilidade, a importância de vermifugar cães e gatos sempre deve ser priorizada.

A importância de vermifugar os animais de estimação

Os animais de estimação já se tornaram membros da família e devem ser cuidados com o mesmo carinho e dedicação. Oferecer uma boa qualidade de vida e saúde é o dever dos tutores, que devem se atentar sempre à importância de vermifugar cães e gatos.

O remédio contra vermes deve sempre ser administrado sob a orientação de um médico veterinário de confiança e a frequência vai depender da necessidade do animal, segundo o médico veterinário.

A vermifugação é fundamental para proteger os cães e gatos do aparecimento de doenças provocadas por agentes infecciosos que podem ser evitados com o uso de vermífugos.

A importância de vermifugar cães e gatos também se estende para os humanos e outros animais que possam entrar em contato com o pet, já que o animal pode se transformar em um hospedeiro para os vermes e prejudicar a saúde de outras pessoas e bichos.

Para que serve o remédio de verme: vermífugo

A principal função do vermífugo está em  causar a morte dos parasitas ou vermes que podem estar dentro do organismo do seu animal de estimação.

A importância de vermifugar cães e gatos está em proteger o seu animal desses parasitas que ficam na corrente sanguínea alimentando-se do sangue e de nutrientes do seu animal.

Mesmo que o seu pet não tenha nenhum verme no momento, aplicar o vermífugo com frequência é importante para evitar que eles apareçam no animal.

Como identificar os sintomas em cães e gatos com verme

Sobre a importância de vermifugar cães e gatos, também podemos citar os sintomas que os animais com vermes podem apresentar. A saúde debilitada desses animais costuma dar sinais e, por isso, é importante que o tutor fique sempre atento.

Como os parasitas se alimentam dos nutrientes, é comum que os principais sintomas sejam relacionados à ausência deles no organismo do pet. Entre eles, podemos citar:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor;
  • Abdômen inchado;
  • Fraqueza;
  • Verme nas fezes;
  • Coceira nos anus;
  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Pelo seco e quebradiço.

Como vermifugar cães e gatos

Por existirem várias dosagens disponíveis no mercado, o tutor sempre deve buscar a orientação de um médico veterinário antes de vermifugar o seu pet. Cada dosagem é ideal para um tipo de animal, por isso, o acompanhamento com um profissional de confiança é indispensável.

Quando ainda filhote, a importância de vermifugar cães e gatos é ainda mais evidente. Devem ser manejadas duas doses, uma nos 15 dias de vida e outra 15 dias depois.

É possível encontrar vermífugos em pasta, para que o animal não estranhe a medicação. Quando o animal não quiser consumir o vermífugo, uma boa estratégia é comprar o vermífugo líquido e aplicá-lo diretamente com uma seringa.

Além disso, caso o filhote tenha contato com outros animais, eles também deverão ser vermifugados.

Depois de adulto, a importância de vermifugar cães e gatos continua e deve ser realizada de acordo com a orientação do médico veterinário – geralmente, de uma a duas vezes ao ano.

Além da importância de vermifugar cães e gatos, também é fundamental aplicar antipulgas e medicamentos contra carrapatos, com frequência, nos pets. O Ec-Pet costuma ser um ótimo medicamento antiparasitário recomendado pelos profissionais para curar a sarna otodécica em cães. 

A Chemitec tem uma linha completa de vermifugação para cães e gatos, a Chemital Puppy, Chemital Plus e Chemital Gatos.

  • Chemital® Puppy: trata filhotes e adultos de raças miniaturas no combate dos principais vermes que acometem os cães;
  • Chemital® Plus: vermífugo seguro para fêmeas prenhez e em período de lactação, específico para cães;
  • Chemital® Gatos: específico para o tratamento e controle de vermes que acometem os gatos.

Saiba onde encontrar os nossos representantes para o tratamento ideal.

Fonte:

Chemitec.