Fale conosco pelo WhatsApp
Cachorro com pelos alaranjados de perfil, olhando pra frente - Sarna em cachorro
22/09/2021

Sarna em cachorro: qual o melhor remédio?

A indicação do melhor remédio para sarna em cães deve ser feita sempre pelo veterinário que acompanha a saúde do animal

Destaque como uma das principais doenças dermatológicas dos pets, a sarna em cachorros é um problema capaz de trazer muito incômodo ao animal — que sofre principalmente com coceira e perda de pelos. Trata-se de uma enfermidade causada por ácaros que se alojam na pele do cão e passam a se alimentar dela, formando feridas e causando a coceira característica de alguns dos tipos de sarna.

Encontrar o remédio mais adequado para tratar sarna em cachorros é fundamental para evitar a transmissão da doença para outros animais, reduzir o incômodo do pet e evitar o agravamento da enfermidade. A melhor maneira de chegar ao medicamento ideal para cuidar do seu cãozinho é levando-o a um veterinário de confiança, que avaliará sua condição de pele e poderá indicar a metodologia terapêutica ideal.

Sarna em cachorro: quais os tipos?

Embora seja normalmente abordada como se fosse apenas uma única doença, existem 3 tipos principais de sarna em cachorros, e a identificação deles pode influenciar diretamente na escolha do melhor medicamento para tratar o problema. Entenda quais são os tipos de sarna em cães:

Sarna demodécica

Conhecida como “sarna negra”, esta doença faz com que o cão desenvolva manchas escurecidas na pele. Este tipo de sarna é causado pelo Demodex canis, um ácaro que normalmente habita a pele da maioria dos cachorros. A proliferação ocorre quando o animal está com a imunidade baixa, fazendo assim com que a doença se manifeste.

A sarna demodécica não é transmissível para humanos e, embora não tenha cura para os cães, é perfeitamente controlável por meio da administração de medicamentos adequados.

Sarna sarcóptica

Também conhecida como escabiose, a sarna sarcóptica é o tipo mais comum em cães. Seus principais sintomas são vermelhidão, coceira, queda de pelos e aparecimento de erupções na pele do pet. É altamente contagiosa, inclusive para os humanos, mas geralmente apresenta um bom prognóstico quando recebe tratamento adequado por meio do uso de shampoos e medicamentos orais e injetáveis.

Sarna otodécica

Este é um tipo de sarna em cachorro que atinge apenas a região auricular do pet, sendo popularmente chamada de “sarna de ouvido”. Por atingir uma área bastante sensível do organismo canino, pode causar um grande incômodo ao animal — que inclui coceira intensa, inflamações localizadas e desenvolvimento de feridas.

Tratamento e prevenção: como escolher o melhor remédio para sarna?

Uma vez que existem diferentes tipos de sarna que acometem os cães, é impossível escolher o remédio mais adequado sem que o animal passe por uma avaliação com o veterinário. É importante que os tutores entendam que cada problema de saúde tem um tratamento e um fármaco adequado, não sendo recomendada a utilização de métodos caseiros ou medicamentos que não foram indicados por um profissional de saúde.

No que diz respeito à prevenção, vale lembrar sempre que a sarna em cachorros é causada por ácaros. Nesse sentido, o principal cuidado preventivo diz respeito à higiene dos ambientes que o pet frequenta, além de manter a cama, os brinquedos e demais itens do cão sempre limpos. Uma casa limpa, portanto, oferece menores chances de que haja um espaço propício aos ácaros.

A Chemitec é uma empresa de medicamentos veterinários de operação totalmente brasileira e com ampla experiência tanto no segmento pet como na produção de insumos para animais de grande porte. Sempre com qualidade e segurança, a fabricante oferece linhas específicas de antiparasitários para cães, ajudando no controle de sarna em cachorro e infestações por piolhos, pulgas e carrapatos.

Além disso, a Chemitec possui uma linha de desinfetantes para cães, indicada para higienização dos pertences e do local em que o pet vive. Dessa forma, é possível prevenir a ocorrência de sarna em cachorro e evitar outras doenças associadas à presença de parasitas. Consulte um veterinário para saber mais sobre o assunto.

Fontes:

Chemitec;

Perito Animal.