Fale conosco pelo WhatsApp
Pets ficam expostos às doenças causadas por vermes quando estão na área externa da casa
12/09/2019

Quais são as doenças causadas por vermes em pets?

Os animais de estimação, por mais que sejam bem cuidados por seus tutores, podem adoecer. As verminoses são comuns, sendo que as doenças causadas por vermes podem evoluir para quadros clínicos mais graves.

Entre as doenças causadas por vermes, as mais comuns são: Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma caninum, Dipylidium caninum, Toxocara canis, porém, existem outras. Todas poderiam ser prevenidas com uma simples medida — administrar vermífugos para gatos e cães conforme orientação veterinária.

Caso a dose de vermífugo não esteja em dia, o ideal é que o tutor veja o comportamento do animal, em especial se ele apresentar os seguintes sintomas:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Apatia;
  • Perda de peso;
  • Anemia.

Caso ele apresente um ou mais sintomas, é necessário o aconselhamento junto ao profissional de medicina e identificar qual o tipo de verminose que está causando as complicações.

Quais as possíveis doenças causadas por vermes?

Os vermes comuns aos cães e gatos são denominados de Helmintos, sendo divididos em Nematoides e Cestoides. As doenças causadas por vermes afetam diversos órgãos dos pets como o intestino, estômago, esôfago, coração, pulmão e os rins.

Quando as doenças causadas por verminoses não são tratadas de forma efetiva, elas evoluem para quadros mais graves resultando até na morte do animal de estimação.

Para tornar o entendimento mais fácil, veja a explicação de cada uma das doenças causadas pelos vermes cedidas pela Chemitec, empresa farmacêutica de medicamento veterinário e agropecuário.

Doenças causadas por verminoses em pets e formas de contágio

Ancilostomas

Este tipo de verminose acomete cães e gatos e a sua infestação ocorre quando o animal de estimação ingere um alimento ou bebe água contaminada.

Esses vermes ficam no intestino do pet e se alimentam da mucosa do intestino, o que resulta em sangramentos facilmente detectados nas fezes dos pets. O animalzinho acaba por desenvolver anemia, justamente pela quantidade de sangue que ele perde enquanto contaminado com a verminose.

Dipylidium caninum

O nome pode até indicar que a doença acomete os cães, entretanto, ela pode acometer gatos e até os seres humanos. A transmissão ocorre quando o animal de estimação, ao se lamber, acaba por ingerir uma pulga contaminada com a verminose.

A doença causada por esses vermes pode fazer com que o pet perca o apetite, tenha quadros de diarreia leves, apresente mal-estar e incômodo abdominal. Os vermes podem ser vistos nas fezes e até mesmo no bumbum do pet após defecar.

Toxocara canis

Comum em cachorros e pode ser transmitida aos seres humanos. Dentre todas as doenças causadas por vermes, esta é tida como mais grave. O animal é contaminado com a ingestão de ovos desse verme que se alojam no intestino do cachorrinho. Esses vermes migram para os brônquios, traqueia e retornam ao intestino.

Nessa jornada percorrida pelo organismo do animalzinho de estimação, a toxocara afeta os olhos, pulmões, fígado, rins e até o cérebro do pet, resultando em fraqueza excessiva, anemia e perda de peso.

Independentemente da doença causada por vermes, o acompanhamento periódico do pet junto ao veterinário é importante e age como forma preventiva no contágio das doenças mencionadas.

Todas as condições podem ser evitadas com a administração de vermífugos, como os ofertados pela Chemitec. A linha Chemital é um vermífugo de amplo aspecto e tem medicamentos específicos para cães, gatos e filhotes.

Quando administrados de forma correta — conforme a orientação do veterinário — evita a proliferação das doenças causadas por vermes e garante proteção e saúde aos animais de estimação. Confira a linha completa em nosso site.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog