Entenda como identificar, prevenir e tratar infecções bacterianas em cães e gatos para proteger a saúde e a qualidade de vida dos pets
Curiosamente, infecções bacterianas em cães e gatos são problemas de saúde mais comuns do que você imagina. Mesmo assim, as condições infecciosas podem comprometer o bem-estar e até a vida dos pets se não forem identificadas e tratadas corretamente.
Essas infecções costumam atingir diferentes órgãos e sistemas, resultando em sintomas que variam de leves a graves. Assim, é fundamental que tutores estejam atentos aos sinais e busquem orientação veterinária quanto antes.
Causas e fatores de risco das infecções bacterianas em cães e gatos
Com a exposição a diversos micro-organismos, os animais estão sujeitos a uma enorme variedade de infecções bacterianas, entre as quais se destacam as infecções dermatológicas, como otites e piodermites; as infecções urinárias, a exemplo das cistites; as infecções respiratórias (pneumonias); as infecções intestinais (enterites); além das infecções sistêmicas (erliquiose, anaplasmose e rangeliose); e das infecções bacterianas, transmitidas por meio da picada do carrapato.
As infecções bacterianas em cães e gatos aparecem por conta de diferentes motivos, que variam de situações do dia a dia até problemas de saúde já existentes, como:
- Ferimentos na pele: são portas de entrada comuns para bactérias, especialmente se não forem higienizados corretamente;
- Baixa imunidade: seja por doenças crônicas ou idade avançada, deixa os pets mais suscetíveis a infecções;
- Falta de higiene e contato com ambientes sem limpeza correta;
- Locais úmidos, com sujeira acumulada ou contato constante com outros animais.
Para reduzir os riscos, é primordial que os tutores mantenham os espaços de trânsito de pets limpos, além de consultas veterinárias periódicas.
Principais sintomas das infecções bacterianas nos pets
Sinais de infecções bacterianas em cães e gatos variam de acordo com a parte do corpo acometida. Entre os sintomas mais comuns, estão:
- Secreções purulentas (presença de pus);
- Feridas que não cicatrizam;
- Febre e letargia;
- Alterações no apetite e no comportamento.
Em casos de infecções respiratórias, observam-se condições adversas como tosse, espirros frequentes e dificuldade para respirar. Já quando ocorrem infecções de pele, o pet pode apresentar coceira intensa, vermelhidão e mau cheiro.
Como diagnosticar infecções bacterianas em cães e gatos?
Após notar os sintomas acima, o tutor deve levar o pet a um médico-veterinário, profissional responsável por avaliar o histórico clínico do animal e realizar exames detalhados. Os exames mais comuns são hemogramas, culturas bacterianas, exames de imagem e, em alguns casos, até biópsias.
A escolha do tratamento adequado está atrelada a um diagnóstico preciso. Por isso é de extrema importância encaminhar o animal a um veterinário. Lembrando que automedicação com antibióticos coloca o pet em risco, já que, além de não o proteger corretamente, pode gerar resistência da bactéria e complicar ainda mais a saúde do animal.
Como prevenir infecções bacterianas em cães e gatos?
Prevenir infecções bacterianas em cães e gatos requer cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Higienizar diariamente o ambiente — de preferência, com o Pet® Desinfetante da Chemitec —, vasilhas e acessórios é fundamental para evitar a proliferação de bactérias. Outro ponto importante é manter a vacinação em dia, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do animal.
Outros cuidados básicos que reduzem significativamente os riscos de infecções são:
- Fornecer uma alimentação balanceada para blindar a imunidade;
- Evitar contato com animais doentes ou desconhecidos;
- Realizar consultas regulares com o médico-veterinário.
Opções de tratamento para infecções bacterianas em cães e gatos
O tratamento indicado pelo médico-veterinário para acabar com infecções bacterianas em cães e gatos vai de encontro ao tipo e gravidade da condição. Na maioria das vezes, surge a necessidade do uso de antibióticos específicos para combater as bactérias causadoras da doença.
Além do uso de antibióticos, podem ser necessários outros cuidados, como hidratação, limpeza de feridas e medicamentos para controle de dor e inflamação.
Chemitril® Comprimidos: tratamento eficaz com ação antibacteriana
O medicamento da Chemitec antibiótico Chemitril® Comprimidos é uma ferramenta eficaz no combate às infecções bacterianas em cães e gatos. O antibiótico, de amplo espectro, tem ação contra diversos tipos de bactérias e é indicado para diferentes quadros infecciosos em pets.
Trata-se de um medicamento — que emprega a enrofloxacina, substância pertencente à classe das fluoroquinolonas — amplamente utilizado na medicina veterinária para tratar uma grande variedade de infecções por bactérias gram-negativas, gram-positivas, espiroquetas e micoplasmas.
Benefícios do Chemitril® Comprimidos
O antibiótico Chemitril® Comprimidos age inibindo a replicação do DNA bacteriano, o que resulta na morte das bactérias sensíveis. Alguns pontos desse medicamento no que se refere às bactérias são:
- Ele interfere na replicação do DNA, impedindo uma replicação normal da bactéria;
- Altera a recomposição do DNA após a replicação, causando danos irreversíveis ao material genético bacteriano;
- Pode levar à morte celular bacteriana pelo acúmulo de danos a elas.
Como mencionado anteriormente, o uso do medicamento deve sempre ser orientado por um médico-veterinário, garantindo segurança e eficácia no tratamento.
Fontes:




