Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
26/07/2022

Protocolo de Vermifugação para Pets

A vermifugação ajuda na prevenção de parasitas intestinais e pulmonares (vermes), responsáveis por causar grandes danos à saúde dos pets e de toda a família

Ter um pet requer muito cuidado, sendo um deles a administração de vermífugos ao menos uma vez ao ano. Este tipo de medicamento contribui diretamente para a longevidade dos animais de estimação. Além disso, o protocolo de vermifugação para pets é extremamente importante para manter a saúde e bem-estar deles, evitando uma série de complicações e doenças.

Mesmo parecendo algo simples, a administração dos vermífugos aos cães e gatos deve ser sempre realizada com orientação de um médico veterinário, levando em consideração o estilo de vida do pet.

O que são vermífugos?

Os vermífugos são medicamentos que têm como principal objetivo prevenir e combater verminoses, parasitas que costumam se alojar no intestino dos animais de estimação e que, quando não tratados corretamente, podem fazer com que doenças graves se desenvolvam nos pets.

Principais riscos causados pela falta de vermifugação

Os riscos associados à falta de respeito ao protocolo de vermifugação para pets incluem deficiência de nutrientes, perda de peso, falta de apetite vômito, sinais de desconforto abdominal, desidratação, anemia, retardo no crescimento, entre outros.

Além disso, o protocolo de vermifugação para pets pode ajudar a evitar alterações causadas por:

  • Ancilostomas: verme que tem a capacidade de causar uma irritação severa no intestino;
  • Lombrigas: vermes longos que vivem no intestino do hospedeiro, privando-o de nutrientes importantes;
  • Dirofilariose: parasita transmitido pela picada do mosquito, podendo se alojar no coração do hospedeiro, fazendo com que as larvas circulem na corrente sanguínea. Pode ser fatal para cães e gatos.
  • Giardia: protozoário verme gastrointestinal que causa diarreia crônica em cães, gatos e no homem.

Como descobrir se o pet está com verme?

Antes da realização do protocolo de vermifugação para pets, é preciso que o dono do animal leve o cachorro ou gato ao veterinário para que ele solicite um exame de fezes que poderá identificar se existe algum parasita no organismo do animal.

Caso seja identificado, será fundamental que o veterinário prescreva o medicamento ideal para acabar com o parasita em questão. Dessa forma, é possível garantir o bem-estar e a saúde do pet.

Vermifugação em cães

O protocolo de vermifugação de pets deve ser iniciado até antes do nascimento do animal, sendo que as cadelas devem tomar os vermífugos quando estão prenhas para manter a saúde e evitar que os filhotes sejam contaminados.

Já os filhotes, ao longo dos primeiros meses de vida, necessitam de maior atenção e cuidados quanto se trata da administração dos vermífugos. Sendo que as doses iniciais devem ser dadas:

  • Primeira dose: 15 dias de idade;
  • Segunda dose: 30 dias de idade;
  • Terceira dose: 60 dias de idade.

Na fase adulta, essa frequência diminui, podendo ocorrer podendo ocorrer de três a seis meses sobretudo, o tipo de medicamento e a dose devem ser realizadas sempre definidas pelo veterinário.

Vermifugação em gatos

Da mesma forma que os cães, o protocolo de vermifugação para pets deve acontecer da seguinte forma:

  • Primeira dose: 15 dias de idade;
  • Segunda dose: 30 dias de idade;
  • Terceira dose: 60 dias de idade.

A partir dos 12 meses os cuidados devem ser realizados semestralmente ou anualmente, sempre levando em consideração os hábitos do felino.

Protocolo referência de vermifugação

O protocolo de vermifugação para pets foi criado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que tem o intuito de conduzir e apoiar atividades para promoção, prevenção e preparação de ações que visam a saúde dos animais.

A administração dos vermífugos deve ser realizada sempre da forma correta, e principalmente feita por um médico veterinário. O recomendado é cuidar da saúde do seu pet e ficar atento aos sinais das verminoses. Por isso, é preciso ir regularmente ao veterinário e não esquecer de realizar da forma correta o protocolo de vermifugação.

A Chemitec conta com uma linha completa de vermífugos, sendo produtos específicos para raças/espécies e para as fases do seu pet — filhote ou adulto. São eles:  Chemital Puppy, Chemital Plus e Chemital Gatos e o Chemital® Puppy.

Fontes:

Chemitec.