Fale conosco pelo WhatsApp
imagem de um cachorro com dor
21/07/2022

Cachorro com dor de ouvido: como identificar e como tratar?

Um dos principais problemas que acometem os cães é a dor de ouvido, uma alteração frequentemente atendida entre os veterinários

Tutores de cachorro com dor de ouvido sabem que este pode ser um incômodo bastante desconfortável para o pet. Esta alteração, infelizmente, é bastante comum, uma vez que as orelhas dos pets estão em constante exposição, levando ao desencadeamento das inflamações de ouvido — mais conhecida como otite canina.

Por mais que seja muito comum a ocorrência de cachorro com dor de ouvido, esta é uma alteração que precisa ser diagnosticada o quanto antes, pois esse tipo de inflamação pode se tornar crônica e causar sérios danos aos ouvidos dos animais, muitas vezes levando à perda da audição.

Principais causas da dor de ouvido em cachorros

O cachorro com dor de ouvido pode ser consequência de diversas situações. Algumas raças de cães já apresentam uma tendência maior ao desenvolvimento desse tipo de problema, como os  Shih-Tzu, Lhasa Apso, Poodle e Golden Retriever. Isso acontece por conta de sua grande quantidade de pelos e orelhas caídas — que pode favorecer o calor, abafamento e acúmulo de umidade, gerando um ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias.

O ideal é sempre tosar a região, porém sem raspar por completo os pelos, uma vez que a pelagem ajuda na proteção contra ameaças externas.

Além disso, o excesso de cera também pode ser uma das causas para infamação da região e a umidade pode fazer com que haja a proliferação de parasitas.

Desta forma, para evitar casos de cachorro com dor de ouvido, é preciso sempre ter atenção e cuidado com a limpeza, levando o pet sempre ao veterinário para evitar o surgimento do problema.

4 sinais para identificar a dor de ouvido nos cachorros

Coceira constante e chacoalhar de cabeça

Um dos sinais do cachorro com dor de ouvido é quando você percebe que ele está coçando muito a região e apresenta inquietação com a cabeça.

Secreção e mau cheiro

Outro possível sinal de cachorro com dor de ouvido é o mau cheiro da região, além do aparecimento de secreção com coloração amarelada ou marrom.

Vale destacar que o ideal é, ao detectar o problema, levar o cachorro ao veterinário para que ele possa fazer a limpeza dos ouvidos corretamente.

Falta de apetite

Na maioria dos problemas de saúde que afetam os cães, a falta de apetite destaca-se como um dos primeiros sintomas da alteração. Isso não é diferente para um cachorro com dor de ouvido.

Agressividade e incômodo

Quando o cachorro está com dor de ouvido, e ela se torna forte e insistente, um dos sinais significativos para identificar o problema é a agressividade do pet, principalmente quando alguém encosta na região.

Tratamento para cachorro com dor de ouvido

Os cuidados recomendados para o cachorro com dor de ouvido vão depender das causas da inflamação, podendo elas serem fungos, bactérias ou até mesmo ácaros, que serão identificadas com a ajuda de um médico veterinário. Este profissional todos os exames para identificar o tratamento ideal para o caso do cachorro.

O ideal é que, ao notar um dos sinais citados, o tutor leve o pet para ser avaliado por um veterinário. Melhor do que tratar é investir na prevenção do problema, evitando assim a ocorrência de cachorro com dor de ouvido.

Uma dica eficiente para evitar o desenvolvimento da dor de ouvido é utilizar a solução otológica Oto-top Clean, indicada para a higienização da região do pavilhão auricular e conduto auditivo. Além disso, pode-se seguir outras dicas importantes, tais como:

  • Levar o cachorro a lugares de banho e tosa confiáveis;
  • Sempre proteger as orelhas e secá-las corretamente, no caso de banhos em casa;
  • Não remover totalmente os pelos da região.

Vale ressaltar que é muito importante conversar sempre com um médico veterinário para que ele possa avaliar a frequência adequada para realizar a limpeza dos ouvidos e dar dicas de como evitar que dor de ouvido em cães.

Fontes:

Chemitec.

Saiba Mais