Esfriou aí? Saiba como manter a higiene do seu animal sem prejudicar a saúde dele
Com as temperaturas mais baixas, é comum que os tutores busquem alternativas para manter os seus pets mais aquecidos. E aí pode aparecer uma dúvida bem comum sobre a higiene dos cães: será que dar banho em cachorro no frio faz mal?
Acompanhe as principais dicas de como dar banho em cachorro no inverno e como manter a saúde do seu pet em dia também quando os termômetros estão mais baixos.
Faz mal dar banho em cachorro no inverno?
Não! Muito pelo contrário, dar banho em cachorro no frio é fundamental para evitar que microrganismos infecciosos atinjam o animal e para preservar a sua saúde em uma época em que é comum a imunidade estar mais baixa.
Dicas para a hora do banho em cachorro no frio
Alguns cuidados são necessários para dar banho em cachorro no frio. Para evitar que o pet fique doente, é importante se atentar a algumas dicas práticas para um banho no cachorro no inverno tranquilo e bom para o animal.
Algumas das principais dicas são:
- As orelhas merecem atenção;
- Cuidado com os shampoos;
- Atenção aos dias mais frios;
- Tente dar o banho do cachorro no frio em casa;
- Não se esqueça de secar;
- Tosar? É melhor não.
Falaremos detalhadamente sobre cada uma delas, a seguir. Confira!
As orelhas merecem atenção
Antes mesmo de começar o banho, é importante proteger as orelhas do seu cachorro com algodão, para evitar problemas causados por infecções na região, como a otite.
Cuidado com os shampoos
Todo cosmético que for utilizado na hora do banho do cachorro no frio e em qualquer estação do ano deve ser específico para animais. O ideal é procurar pelo produto que mais se adapta ao pelo do seu pet e que respeite as particularidades dele, como possíveis problemas de pele.
Atenção aos dias mais frios
Mesmo com todos os dias de temperatura baixa, se possível, procure escolher um dia mais ameno para dar banho no cachorro no frio. Uma boa dica é escolher os horários em que o sol aparece mais, como entre as 11 e as 15 horas.
Tente dar o banho do cachorro no frio em casa
Se possível, o próprio tutor pode dar banho no cachorro no inverno para deixar o cão mais confortável. Escolhendo bem o ambiente, também é possível regular a temperatura da água e ter a certeza de que o seu animal estará quentinho.
Não se esqueça de secar
Tão importante quanto o banho em si, a secagem fica ainda mais relevante com as temperaturas baixas. Isso porque retirar toda a umidade dos pelos é fundamental para evitar doenças pulmonares ou infecções por microrganismos.
Nos dias mais frios, vale a pena apostar no secador logo após a toalha, para retirar toda a água do seu pet. Só não se esqueça de verificar a temperatura do aparelho e deixar a uma distância segura do corpo, para não queimar a pele do cão. Também é importante que o cachorro não se exponha à friagem após estar quentinho pela secagem.
Tosar? É melhor não
Com as temperaturas mais baixas, o pelo tem um papel ainda mais importante como isolante térmico para proteger os animais de maneira natural.
Quantos dias o animal pode ficar sem banho?
Quando o assunto é banho em cachorro no frio, a frequência não pode ser nem tão alta e nem tão baixa. Dependendo do pelo do animal, o ideal é que o banho do cachorro no inverno aconteça pelo menos a cada quinze dias.
É importante também não exagerar nos banhos, já que a limpeza frequente pode ocasionar problemas de pele no seu cão.
Banho em casa ou no petshop?
A escolha de dar o banho do cachorro no frio em casa ou no pet shop depende muito da personalidade de cada cão e da disponibilidade do tutor.
Cães com comportamento dócil podem se dar bem tanto no banho caseiro quanto no pet shop. Já os cães com personalidade mais forte podem precisar de um acompanhamento profissional durante a higiene.
Ao optar pelo banho no pet shop, o tutor conta com profissionais experientes e equipamentos que podem garantir a saúde e higiene completa do seu animal sem oferecer danos à sua saúde. Cortar as unhas, por exemplo, é uma tarefa delicada e deve ser feita somente por um profissional.
O banho do cachorro no frio realizado em casa pode ser uma boa opção para tutores de cães pequenos, que podem ser secados com um secador de cabelo, como já mencionamos, e não precisam de muito espaço para a higienização.
Alguns pets também podem ter algumas doenças de pele e estes precisam de cuidados ainda mais específicos na hora do banho, que podem ser assegurados quando o próprio tutor dá o banho do cachorro no inverno.
Importante mesmo é que o banho do cachorro no frio seja sempre em um local que faça com que o seu pet se sinta mais confortável.
Saiba onde encontrar os nossos representantes para o tratamento ideal.
Fonte: