Fale conosco pelo WhatsApp
Médica segurando termomêtro e abraçando cachorro com febre
Imagem: Shutterstock

Um cachorro com febre costuma apresentar diversos sinais. Saiba como agir diante da situação.

A febre é o aumento temporário na temperatura corporal, quando registrada acima do habitual. A condição é uma resposta natural do corpo humano e animal a infecções, inflamações ou outras complicações que afetam o sistema imunológico.

A presença de agentes patógenos, que podem ser vírus ou bactérias, faz com que o corpo libere substâncias químicas de forma natural. Essas substâncias aumentam a temperatura corporal com o propósito de criar um ambiente menos favorável ao crescimento dos microrganismos. Por mais que seja desconfortável, a febre é um alerta de que o corpo está lutando contra uma infecção ou doença, e é necessário algum tipo de tratamento.

O que pode causar febre em cachorro?

Um cachorro com febre pode ser consequência de diversos fatores, de leves a fatais, sendo eles:

Infecções

Existe uma variedade de infecções que causam febre em cachorro, incluindo doenças bacterianas, virais e fúngicas, além de reações a vacinas ou toxinas.

Principais causas: infecções do trato urinário, otites e doenças como parvovirose, leptospirose e leishmaniose.

Inflamações

Inflamações, como abscessos purulentos, infecções uterinas (piometra), inflamações mamárias (mastite) ou infecções em órgãos internos como rins e pulmões também podem estar por trás de um cachorro com febre.

Parasitas

Inúmeros parasitas desencadeiam febre em cachorros, como protozoários intestinais, nematódeos e carrapatos, que causam as doenças mais comuns nos cães, a exemplo da babesiose, da erliquiose e da febre maculosa.

Reações a vacinas

Especialistas não consideram normal um cachorro com febre após a injeção de vacinas, mas listam o aumento da temperatura corporal entre alterações esperadas, bem como dormir mais tempo que o habitual, inchaço na região da aplicação e corpo dolorido.

Intoxicações

Um cachorro com febre pode ser sinal de intoxicação, principalmente por ingestão de substâncias tóxicas, como plantas venenosas, produtos de limpeza ou alimentos inadequados.

Cachorro com febre: como identificar os sintomas?

Sintomas como letargia, falta de apetite, vômito e outros sinais indicam a febre no animal.

Alguns tutores acreditam que o focinho quente e seco também é sinal de febre; porém, mesmo que durante um quadro febril todo o corpo fique mais quente, não se pode afirmar que essa característica indique um quadro de febre.

Os sintomas mais comuns da febre em cachorro são:

  • Sonolência;
  • Falta de apetite;
  • Olhos avermelhados;
  • Vômito;
  • Apatia;
  • Diarreia;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Corpo mais quente, especialmente as orelhas;
  • Ingestão de água em excesso;
  • Frequência respiratória mais aguda.

Como diagnosticar quando o cachorro está com febre?

Primeiro, há a necessidade de entender qual é a temperatura normal de um cachorro: a temperatura de um cão saudável varia entre 37,5 °C e 39,3 °C, o que é um pouco acima da temperatura do ser humano, que é de 36 °C a 36,7 °C. Quando a temperatura de um cachorro com febre estiver acima de 41 °C, surge a necessidade de maior atenção.

Cachorro com febre: como medir a temperatura?

Assim como em seres humanos, um termômetro deve ser utilizado para saber se o cachorro está em estado febril. O aparelho é introduzido por via retal — sendo assim, não é aconselhável que o procedimento seja realizado pelo tutor. O correto é a supervisão de um médico-veterinário para a segurança do animal.

O termômetro de uso veterinário é diferente do nosso: possui haste flexível para reduzir as chances de desconforto e risco de machucados.

Existe também o termômetro a laser. O aparelho mede a temperatura cutânea e periférica e é menos invasivo, mas não substitui o uso do termômetro retal para uma avaliação mais acertada.

O que fazer quando o cachorro está com febre?

Após este passo a passo de como identificar alterações na temperatura do cachorro, não pense duas vezes se o quadro acontecer com o seu cão: leve-o ao médico-veterinário para que a causa seja prontamente identificada, já que a febre pode ser sinal de problemas graves.

A Chemitec disponibiliza diversas opções de medicamentos para o tratamento do seu cachorro, como anti-inflamatórios, como o Flunixin® e o Déxium®, e antibióticos, como o Chemitril®.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

Como prevenir a febre em cachorros?

Cuidados gerais com a saúde do cão e algumas medidas específicas colaboram para a prevenção da febre no animal.

Prevenções gerais a manter com o cachorro:

  • Vacinação em dia;
  • Alimentação saudável;
  • Higiene do cachorro e dos ambientes.

Para a prevenção de doenças:

  • Evite a exposição do animal a ambientes com histórico de doenças;
  • Adote medidas de controle de parasitas;
  • Atente-se aos mínimos sinais de febre ou outras condições que comprometam a saúde do cão.

 

Fonte:

Chemitec