Confira as dicas do que um cachorro pode ou não comer, para evitar danos à saúde do seu animal
Quem nunca ficou com vontade de oferecer uma comida gostosa para o seu cão? Mas nem sempre é bom ceder à fofice dos animais. Isso porque alguns dos alimentos que são deliciosos para os humanos podem fazer muito mal à saúde dos peludos — é o caso do chocolate para cachorro.
Cachorro pode ou não comer chocolate?
A resposta direta é: não. O chocolate é proibido para os cachorros e pode ser capaz de intoxicar o animal, levando o seu cão a óbito.
Quais os riscos de dar chocolate para um cachorro?
As substâncias presentes no chocolate produzido para humanos são tóxicas para os animais, como cães e gatos, e podem ser fatais.
Por que faz mal dar chocolate para o cachorro?
Todo chocolate contém dois elementos que são tóxicos para os cães: a teobromina e a cafeína.
Esses dois elementos estão ainda mais presentes nos chocolates com mais cacau, ou seja, quanto mais amargo o chocolate, ainda mais perigoso ele é para os cachorros.
Isso acontece porque essas substâncias são absorvidas pelo estômago e intestino dos animais com uma facilidade muito grande, já que o fígado deles não consegue metabolizar as substâncias.
Logo, ao oferecer chocolate para um cachorro, as substâncias são levadas para todo o corpo dele, acumulando-se e causando problemas que são, muitas vezes, irreversíveis no seu sistema cardiovascular e no seu sistema nervoso central.
Existe alguma quantidade mínima ou algum tipo de chocolate para cachorro?
Quando falamos de chocolate para cachorro, não existe quantidade mínima que possa ser oferecida a eles.
A quantidade de teobromina e cafeína que pode ser tóxica depende do porte de cada cão, por isso, o ideal é evitar correr riscos.
Mas, se você ainda quiser comprar chocolate para cachorro, hoje existem diversos produtos no mercado feitos exclusivamente para eles, que são ricos em nutrientes e feitos com alfarroba, um ingrediente que também é delicioso para o paladar do seu animal de estimação.
Sinais de intoxicação por chocolate em cachorros e o que fazer
Em nenhuma circunstância provoque o vômito do seu cão sem a supervisão de um profissional.
Se o seu animal consumir chocolate, o ideal é buscar ajuda de um veterinário imediatamente. Só ele poderá tomar as medidas de desintoxicação da maneira correta e fazer com que o seu animal de estimação fique bem.
Infelizmente, ainda não existe nenhum tratamento para impedir que o animal seja intoxicado com a ingestão do chocolate. No veterinário, o cão será estabilizado pelo profissional que controlará os sintomas e as possíveis complicações do quadro do animal.
Geralmente, os sintomas costumam aparecer em até quatro horas depois que o chocolate foi ingerido pelo cachorro. É importante ligar o sinal de alerta caso o seu cão apresente sinais de hiperatividade, convulsões, tremores, respiração ofegante, vômitos, diarreia ou hemorragia intestinal.
Comidas que cachorro não pode comer
Assim como não é indicado oferecer chocolate para cachorro, existem outros alimentos que também podem ser tóxicos para os peludos e devem ser evitados.
- Uva: tanto a uva natural quanto a uva passa podem se tornar um grande problema se forem consumidas por um cachorro. Esses alimentos podem ser nocivos e provocar insuficiência renal aguda nos animais, independentemente da quantidade ingerida;
- Cebola e alho: algumas pessoas preferem cozinhar para os animais, mas é importante nunca temperar os alimentos oferecidos com alho e cebola, que podem ser prejudiciais à saúde dos cães;
- Alimentos ultraprocessados: nenhum tipo de alimento industrializado humano deve ser oferecido aos animais. Eles podem causar danos graves aos bichos;
- Ossos: aquele osso de galinha que os bichos adoram roer são um perigo para a sua saúde. Eles podem estar contaminados ou ferir alguns órgãos dos cães ao serem engolidos.
Agora que você já sabe que não se pode oferecer chocolate para cachorro, vai ficar ainda mais fácil cuidar do seu animal de estimação com todo carinho e amor que ele merece.
Saiba onde encontrar os nossos representantes para o tratamento ideal.
Fonte: