A diarreia em bezerros é o quadro que mais gera prejuízos econômicos aos produtores e uma das principais causas de animais doentes
Bastante conhecida entre humanos, a diarreia — também chamada de enterite — gera sérios problemas à produção de bovinos de corte. A perda de líquido e eletrólitos corporais causada pela condição resulta em desidratação para os animais, gerando perda de peso, choque hipovolêmico e até mesmo morte.
A diarreia em bezerros é uma das principais causas de mortalidade nos primeiros dias de vida dos animais, ou seja, no período neonatal. O problema é bastante comum nas criações, mas pode ser reduzido com manejo adequado, diagnóstico precoce e tratamentos eficazes.
Entender as causas, sintomas e formas de prevenção da diarreia em bezerros é essencial para manter a saúde do rebanho e garantir maior produtividade.
O que causa diarreia em bezerros?
A diarreia em bezerros pode ser causada por bactérias, vírus, protozoários, verminoses e até mesmo pelo ambiente ou fatores nutricionais. Deficiências no manejo dos animais, como a falta de higiene nos bebedouros e instalações, também podem desencadear o problema. Ou seja, varia entre causas infecciosas e não infecciosas.
Como mencionado, a diarreia em bezerros tem relação com diferentes fatores e, portanto, além da identificação do agente causador, é essencial entender a nutrição do rebanho, o ambiente em que ele vive e o manejo sanitário do local. Adotar essa visão ampla ajuda a reduzir surtos de doenças e a manter os animais saudáveis.
Sintomas de diarreia em bezerros
O bezerro com diarreia costuma apresentar fezes líquidas de colorações variadas, desde amarela-viva, passando por esverdeada, preta e vermelha, até mesmo com sangue vivo.
É difícil ter um diagnóstico correto em relação ao causador da diarreia em bezerros somente pela cor das fezes, mas é possível chegar a alguns componentes dessas fezes e assim iniciar um tratamento com melhor eficiência.
A tristeza parasitária bovina é uma das causas do animal que apresenta diarreia, e ele também não se alimenta de forma adequada, podendo apresentar respiração acelerada e sinais de desidratação, como pele seca, olhos fundos, entre outros.
Os sintomas mais conhecidos acompanhados da diarreia em bezerros são:
- Perda de apetite (relutância para mamar);
- Amolecimento das fezes (pastosas ou muito líquidas) e traseiro sujo;
- Bezerro fraco (dificuldade para manter-se de pé);
- Desidratação (pele seca e afundamento da órbita ocular).
Como controlar os sintomas da diarreia em bezerros?
Quando os primeiros sinais de desidratação forem observados, o socorro deve ser imediato, já que essa é a principal causa de morte. Então a primeira medida deve ser reestabelecer o fornecimento de soluções hidratantes ao animal.
Existe também a possibilidade de casos de diarreia em bezerros de causa nutricional, que acontece quando os animais, por exemplo, consomem ração contaminada por fungos ou outros microrganismos.
Para casos mais graves, solicitar um médico-veterinário é fundamental. No caso de diarreias infecciosas, a administração de antibióticos de largo espectro como rotina de tratamento é uma solução.
Anti-inflamatórios da Chemitec no controle da diarreia em bezerros
O Flunixin® Injetável da Chemitec é um excelente aliado para o manejo da diarreia em bezerros. O medicamento, não esteroide e não narcótico, apresenta uma potente ação analgésica, antitérmica e antiendotóxica. O produto foi especialmente desenvolvido pela Chemitec para tratar processos inflamatórios, além de controlar a febre e sintomas de dor.
O anti-inflamatório Déxium® Solução Injetável é um medicamento indicado para bezerros que necessitam de tratamento de urgência para processos inflamatórios. O medicamento apresenta rápida e intensa ação corticosteroide, auxiliando na terapia emergencial de alergias agudas, choques e demais inflamações que demandam atendimento imediato.
Como prevenir a diarreia em bezerros?
A prevenção da diarreia em bezerros requer boas práticas de manejo desde o início da vida dos animais. A medida mais necessária é garantir a ingestão de colostro de qualidade nas primeiras horas de vida, já que isso fortalece a imunidade e protege contra agentes infecciosos. Outras medidas preventivas importantes são:
- Manter as instalações sempre limpas e secas;
- Fornecer água potável e alimentos de qualidade;
- Reduzir o estresse dos animais com manejo adequado;
- Seguir um calendário sanitário com vacinação e vermifugação.
Compilando cuidados preventivos, diagnóstico precoce e medicamentos adequados, é possível reduzir significativamente os impactos da diarreia em bezerros.
Fonte: