Fale conosco pelo WhatsApp
Família composta por um homem, uma mulher e uma menina dentro de carro durante uma viagem com o cachorro.
08/08/2023

Dicas para viajar com o pet

3 min. de leitura

Entender o seu animal de estimação e fazer um bom planejamento são dicas para tornar a viagem tranquila

Época de férias é sinônimo de oportunidade para viajar com toda a família, incluindo os animais de estimação. Eles fazem cada vez mais parte da família e é natural que estejam presentes também nas viagens, mas antes de arrumar as malas é importante se atentar a algumas dicas para viajar com o pet em segurança.

Dicas para uma viagem com o seu pet

Seja uma viagem de carro ou de avião, é importante tomar algumas precauções para evitar dores de cabeça e tornar a viagem o mais confortável possível para você e seu pet. Veja algumas dicas que separamos a seguir:

Verificação pré-viagem

Consulta veterinária: entre as primeiras dicas para viajar com o pet em segurança está a consulta feita alguns dias antes da viagem. É fundamental que o tutor leve o animal de estimação para uma avaliação com o veterinário, além de checar se a carteirinha de vacinação está atualizada. Além de atestar que está tudo certo com a saúde do pet, alguns lugares podem requerer a vacinação atualizada para permitir a entrada dos eu animal de estimação.

Viagem de carro

Para deixar o seu pet mais confortável ao viajar de carro, é importante seguir algumas recomendações de segurança, como:

  • Utilizar cinto de segurança específico para pets ou caixa de transporte;
  • Fazer pausas constantes para que ele consiga se movimentar e aliviar o estresse;
  • Evitar o vento em excesso no rosto do animal;
  • Controlar a temperatura do automóvel para evitar desconforto;
  • Oferecer água de hora em hora para evitar a desidratação do pet.

Viagem de avião

Ao escolher o avião como meio de transporte, as dicas para viajar com o pet envolvem cuidados um pouco mais específicos, já que existem regras e leis para levar os animais de estimação a bordo, tais como:

  • Levar consigo um documento com a autorização do veterinário responsável pelo pet para que ele possa viajar com o tutor;
  • A carteira de vacinação deve estar atualizada e presente no momento do embarque;
  • Cães de até 10 quilos podem ir com o tutor, desde que em uma caixa de transporte;
  • Cães de médio e grande porte deverão ir no compartimento de carga ou em um local adequado para pets, a não ser que seja um cão de apoio emocional; neste caso, o pet deverá obter uma autorização especial para entrar na cabine.

Procurar locais que aceitam pets

Para ter mais tranquilidade durante a viagem, uma das principais dicas para viajar com o pet é a escolha da acomodação no destino. É importante que o tutor se certifique de que o local aceite receber pets, além de confirmar se existem possíveis taxas extras para a acomodação do animal ou se há restrições a tamanho.

Identifique seu pet

Ao viajar, é importante se preparar para possíveis imprevistos. Para isso, uma das dicas para viajar com o pet é sempre manter o seu animal de estimação com uma placa de identificação. Algumas informações que podem constar no cordão são:

  • Nome do tutor;
  • Telefone do tutor;
  • Endereço do hotel;
  • Telefone do hotel.

Considerações especiais para pets sensíveis ou com necessidades específicas

Para alguns tutores, as dicas para viajar com o pet precisam ser um pouco mais específicas. Isso porque alguns animais de estimação requerem cuidados especiais, como os mais medrosos, que sofreram traumas, são mais velhos ou possuem alguma deficiência física.

Nesses casos, é fundamental que, antes de buscar por qualquer uma das dicas para viajar com o pet, o tutor converse com o veterinário e entenda quais são as necessidades do seu bichinho, como uma possível necessidade de adaptação ao ambiente ou adaptação ao ritmo do pet.

Conclusão

O bom preparo alinhado ao planejamento são de extrema importância para que as dicas para viajar com o pet sejam eficazes. Dessa forma, a viagem será mais tranquila e menos desconfortável para o animal.

Além disso, é fundamental sempre respeitar os limites do animal de estimação e observar o seu comportamento para que todos da família fiquem confortáveis durante o passeio de férias.