Fale conosco pelo WhatsApp
dores em animais de produção
11/11/2022

Dores intensas em animais de produção

3 min. de leitura

Veja como perceber as dores dos animais e saiba qual o melhor tratamento em cada caso

As dores intensas em animais de produção são mais comuns do que muitos que trabalham com o manejo desses bichos possam imaginar. No campo, elas nem sempre são simples de serem identificadas, mas podem poupar muita dor de cabeça se forem percebidas o quanto antes pelos produtores.

Qual a escala de dores nos animais de produção?

Embora não seja algo fácil de identificar ou medir, a FMVZ/Unesp Botucatu elaborou uma escala de dores intensas nos animais de produção capaz de ajudar humanos a entenderem melhor como os bichos se sentem.

Nessa escala de dores intensas nos animais de produção, a dor pode ser classificada em dois estágios:

  1. Dor aguda: acontece quando a lesão atinge tecidos ou órgãos dos animais. Geralmente, são provocadas por infecções, inflamações ou até mesmo traumatismos. Esse tipo de dor dura até algumas semanas.
  2. Dor crônica: quando animais já passaram por algum tipo de tratamento de dor, mas não conseguiram se recuperar, essa dor pode se transformar em crônica. Nesse tipo de situação, as dores intensas em animais de produção podem durar de meses a anos.

Algumas das doenças mais relacionadas à dor crônica são a artrite, a diabetes, lesões medulares e os diferentes tipos de câncer.

Em muitos casos, é possível notar que, quando as dores intensas em animais de produção não são corretamente tratadas na fase aguda, podem evoluir para dor crônica. Quando já se encontra nesse último estágio, o tratamento e a remissão são mais complexos, exigindo mais medicamentos especiais.

Por isso, é tão importante reconhecer as dores intensas em animais de produção logo quando elas começam, entender a condição e o estado de saúde do bicho e realizar o tratamento adequado.

Como aliviar as dores nos animais de produção

Muitas podem ser as origens das dores intensas. Por isso, é sempre importante contar com um médico veterinário de confiança e analisar o histórico do animal para oferecer um tratamento de sucesso ao paciente.

Em geral, remédios com ações anti-inflamatórias e analgésicas podem ser bem absorvidos pelo organismo de animais de produção e ajudar a aliviar as dores musculares.

O veterinário deve indicar os medicamentos de acordo com o grau de dor que o animal esteja sentindo. Para a dor aguda, os profissionais costumam indicar analgésicos e anti-inflamatórios que podem ou não estar associados a opioides.

Já na dor crônica, por se tratar de algo mais complexo, é comum que os medicamentos sejam mais intensos, como anticonvulsivantes e antidepressivos.

Em todos os casos, o veterinário analisa uma escala de dores que passa por três estágios:

  • Dor leve;
  • Dor moderada;
  • Dor intensa.

Quando as dores são leves, geralmente o próprio cuidador do animal consegue utilizar anti-inflamatórios para aliviar o sofrimento assim que o médico veterinário recomenda o uso do produto. O produto Balsamex® é uma pomada sedativa da Chemitec, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajuda nas dores intensas em animais de produção.

Algumas das situações em que ela costuma ser utilizada são:

  • Luxações;
  • Machucados;
  • Dores musculares;
  • Problemas nas juntas e articulações;
  • Torções;
  • Pisaduras;
  • Reumatismo.

Causa das dores

Sempre é importante buscar a orientação de um médico veterinário para entender as causas das dores intensas em animais de produção. Geralmente, elas estão relacionadas ao manejo ou infecções que os bichos contraem no dia a dia.

Sinais e sintomas das fortes dores

Mesmo sem poder se comunicar com a fala, os animais conseguem emitir alguns sinais quando a saúde deles não vai bem. Vale ficar alerta para dores intensas em animais de produção quando comportamentos como os citados abaixo aparecerem.

  • Mudanças de comportamento;
  • Alterações no apetite;
  • Problemas para mobilidade.

Para identificar qual o estágio de dor em que o animal se encontra, é importante notar como os sintomas se manifestam. Se eles são mais bruscos, é possível que se trate de uma dor aguda; quando eles acontecem de maneira mais sutil e gradual, geralmente estão relacionados a uma dor crônica.

Sempre consulte um médico veterinário para o diagnóstico e tratamento correto de dores intensas em animais de produção.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e outros assuntos com a Chemitec.

Fontes:

FMVZ/Unesp Botucatu

Chemitec