Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
17/04/2023

Edema de úbere em bovinos

O edema de úbere em bovinos deve ser diferenciado do edema de mama por ocasião do parto. O tratamento, quando eficaz e rápido, restabelece o volume e a qualidade do leite produzido

O que é o edema de mama em bovinos?

O edema de úbere em bovinos é uma condição em que o úbere da vaca fica inchado e sensível ao toque, como resultado do acúmulo de fluidos no espaço entre as células do tecido mamário, causando inflamação, dor, aumento da temperatura e inchaço local. Ocasionalmente, há envolvimento da região ventral do abdômen do animal também.

Ainda que seja esperado um pequeno edema fisiológico por ocasião do parto, pela produção de colostro durante o fim do período seco, o edema excessivo é preocupante. Quando esta condição compromete a ordenha da vaca, há uma remoção incompleta do leite, predispondo à mastite. Um sério risco da ocorrência de edema de úbere em bovinos é o possível dano permanente nos ligamentos suspensórios do úbere e atrofia dos tetos, o que compromete a qualidade de vida do animal e aumenta a chance da retirada precoce dessa vaca do rebanho.

Quais as causas?

Apesar de as causas exatas do edema de úbere em bovinos ainda não serem completamente elucidadas, sabem-se de algumas possíveis causas variadas. Lesões e contusões no úbere são uma causa comum, especialmente durante a ordenha, quando a ordenhadeira tem uma pressão inadequada e pode causar danos aos tecidos mamários. A inflamação e retenção de líquidos causados por infecções, como as mastites, também envolvem edemas que levam ao inchaço. Outros fatores que podem contribuir para o edema de úbere em bovinos incluem problemas circulatórios, como congestões venosas que ocorrem quando a vaca está deitada por longos períodos. Adicionalmente, as mudanças hormonais durante o ciclo reprodutivo da vaca influenciam neste acometimento.

Como o edema de úbere afeta o leite?

O edema de úbere em bovinos pode ter um impacto significativo no volume diário e na qualidade do leite produzido. O inchaço excessivo afeta a capacidade de produção leiteira da vaca, pois reduz o fluxo de leite ao comprimir os canais mamários. Além disso, o edema de úbere em bovinos pode afetar a qualidade do leite em função de um aumento na contagem de células somáticas (CCS), o que impacta diretamente na textura, sabor e valor nutricional do leite.

Impacto econômico

Essa enfermidade causa os seguintes prejuízos diretos e indiretos:

  • Queda na produção leiteira diária;
  • Piora na qualidade do leite produzido – derrubando as gratificações ao produtor por qualidade;
  • Custos de tratamento (medicação e assistência veterinária);
  • Associação ao risco de mastite;
  • Descarte precoce do animal.

Opções de tratamento

O diagnóstico correto e precoce do edema de úbere em bovinos visa tratar rapidamente e não comprometer a saúde e o bem-estar do animal. O tratamento do edema de úbere em bovinos depende da causa associada.

Uma opção de tratamento para o edema de úbere em bovinos é o uso de medicamentos diuréticos, como o Diuzon, da Chemitec. O Diuzon é um diurético potente (triclormetiazida) associado a um anti-inflamatório esteroidal (dexametasona) que ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço no úbere. A administração do Diuzon é intramuscular e é considerado um produto seguro e eficaz para ajudar na redução do edema de úbere em bovinos, melhorando a quantidade e a qualidade do leite produzido.

Além do tratamento com medicamentos, outras medidas podem ser tomadas para prevenir e tratar o edema de úbere em bovinos. Isso inclui garantir que as instalações de ordenha sejam mantidas limpas, com equipamentos de ordenha adequados e bem regulados quanto à pressão.

Vale lembrar que garantir uma ordenha segura é responsabilidade do produtor. Uma opção é utilizar o método de prevenção contra infecções nesse processo com Clorexidina Cetrimida e Biofor — produtos da linha de desinfetantes da Chemitec que auxiliam o produtor rural a combater e prevenir possíveis infecções que causam transtornos tanto para o animal quanto para o proprietário —, que garantem uma boa assepsia da região do úbere e mamas pré e pós-ordenha. A prevenção de lesões e contusões no úbere também é importante, assim como a identificação e tratamento precoce de mastites.

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Fontes:

Milkpoint