Fale conosco pelo WhatsApp
Mulher limpando orelha de cachorro
15/08/2022

Otite Canina com Tratamento com Antibiótico

3 min. de leitura

Conheça os sinais da otite canina e como agir caso o seu pet esteja com a doença

Seu cão costuma coçar muito a região dos ouvidos? É melhor ficar atento, esse pode ser um sinal de otite canina, um problema que pode afetar a saúde e a qualidade de vida do seu pet e virar um transtorno. Mas tem solução: a otite canina com tratamento com antibiótico é uma maneira simples de cuidar do seu pet.

Acompanhe as principais dicas sobre otite canina com tratamento com antibiótico e saiba como deixar o seu pet sempre saudável.

O que causa a otite canina?

Essa inflamação nos ouvidos dos cães é responsável por vários episódios de dor e incômodo no seu pet, sendo bem comum, principalmente entre os bichos com mais pelos na região das orelhas. É causada por ácaros, bactérias e fungos.

Outra característica que também pode favorecer o aparecimento de otite canina é se a orelha do seu pet é do tipo caída, já que, em comparação com as orelhas em pé, esse tipo de característica costuma contribuir para a umidade da região e a proliferação de microrganismos infecciosos.

Para começar o tratamento, é importante saber a causa do problema. Se a otite estiver sendo causada por uma bactéria, a otite canina com tratamento com antibiótico costuma ser eficaz porque regula a imunidade do animal e reequilibra a população desses microrganismos no corpo do seu pet, fazendo com que ele volte a se sentir saudável .

Como saber se seu cão está com otite canina?

Antes de entender como cuidar da otite canina com tratamento com antibiótico, é importante notar se o seu pet realmente pode estar com a doença. Entre os principais sintomas da otite canina, podemos citar:

  • Coceira intensa no ouvido, com o pet dando sinais de que algo o está incomodando ali;
  • O cachorro apresenta secreção e um cheiro forte nas orelhas;
  • Dificuldade para escutar;
  • O cão balança a cabeça frequentemente, mostrando incômodo e dor.

Qual o melhor remédio para otite canina?

A recomendação é sempre consultar um médico veterinário para confirmar o diagnóstico da otite canina. Só ele poderá indicar com certeza se o seu pet está com a doença e indicar o melhor tratamento.

Em geral, os médicos veterinários costumam indicar medicamentos que atuam contra os agentes infecciosos, como fungicidas, acaricidas e antibióticos em gotas, feitos para serem inseridos no ouvido do seu animal.

Através da ação medicamentosa, a otite canina com tratamento com antibiótico ou com fungicidas reduz a população dos microrganismos e faz com que o animal pare de sentir a dor e o incômodo.

É muito importante consultar e seguir a orientação do médico veterinário o quanto antes para cuidar da otite canina com tratamento com antibiótico e para que a doença deixe de ser um problema e não cause danos ao cão no longo prazo.

Principais antibióticos para tratamento de otite canina

Por se tratar de uma infecção, o cuidado da otite canina com tratamento com antibiótico pode ser atrelado ao uso de alguns medicamentos que combatem as bactérias parasitárias.

Entre um dos mais utilizados pelos médicos veterinários, está o Antibiótico Chemitec Chemitril 50 mg Enrofloxacina para Cães e Gatos, que é muito utilizado para combater as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, Espiroquetas e Mycoplasmas sensíveis à enrofloxacino.

Quanto tempo demora para curar a otite canina?

O ideal é sempre alinhar o tempo de tratamento com o médico veterinário, já que o tempo de cura da otite canina com tratamento com antibiótico depende de fatores como o grau da doença e os microrganismos parasitários.

Em geral, o tratamento costuma durar de uma a três semanas, seguindo as recomendações do médico veterinário.

Como prevenir e evitar a otite canina?

O melhor caminho a se tomar para a otite canina é sempre a prevenção. Manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e observar o comportamento do seu cão, para evitar que a otite canina se desenvolva de uma maneira mais grave. Saiba onde encontrar os nossos representantes para o tratamento ideal.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.