Fale conosco pelo WhatsApp
imagem de uma veterinária cuidados de alguma doença em equinos
14/04/2023

Principais doenças em equinos

Para criar cavalos, é preciso estar atento às principais doenças na espécie equina. Somente assim é possível detectá-las a tempo de evitar complicações

Os cavalos são animais que, como todas as outras espécies, estão suscetíveis a uma variedade de doenças. Algumas dessas doenças podem ser bastante graves e é importante que os seus proprietários estejam cientes das principais doenças em equinos para que possam prevenir, detectar e tratar rapidamente quaisquer problemas de saúde. Desta forma, evitam-se complicações e óbitos.

Doenças de maior atenção

Dentre as principais doenças em equinos para as quais os proprietários devem estar atentos, estão as doenças infecciosas, tais como influenza equina, encefalite equina e anemia infecciosa equina, bem como condições não-infecciosas, tais como cólica e laminite. As doenças infecciosas podem ser transmitidas através do contato direto ou indireto entre animais, enquanto as não-infecciosas são causadas por uma variedade de fatores, incluindo dieta inadequada, falta de exercício e estresse. Isso tudo deve ser considerado na prevenção e diagnóstico ágil das principais doenças em equinos.

Influenza equina

A influenza equina é uma das principais doenças em equinos e é altamente contagiosa, tendo maior prevalência nas épocas mais frias do ano. Doença causada por um vírus, seus sintomas incluem:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Espirros;
  • Apatia;
  • Perda de apetite.

Como não há tratamento específico, a prevenção é a melhor abordagem. A vacinação é uma opção para prevenir o contágio do plantel.

Encefalite equina

A encefalite equina está entre as principais doenças em equinos de etiologia infecciosa, porém requer maior atenção ainda porque se trata de uma zoonose (transmissível aos humanos). É causada por um vírus transmitido por mosquitos e pode levar a sintomas graves, incluindo convulsões e morte do animal. A vacinação é a melhor forma de prevenir a encefalite equina.

Gurma equina

Também conhecida como “adenite equina”, a gurma equina é uma doença bacteriana. A transmissão ocorre pelo contato direto entre os equinos doentes e os saudáveis suscetíveis por meio de:

  • Forragens;
  • Cama;
  • Ambientes compartilhados;
  • Alimento, água e objetos contaminados.

Os sinais clínicos são febre, descargas nasais, tosses e espirros. A prevenção da gurma inclui manter as instalações limpas e desinfetadas, evitar a aglomeração de animais e promover vacinações (dependendo da seleção apropriada das cepas vacinais).

Anemia infecciosa em equinos

A anemia infecciosa em equinos é causada por um vírus transmitido por insetos e pode levar a sintomas graves, incluindo na forma aguda:

  • Febre;
  • Anemia;
  • Hemorragias;
  • Petéquias;
  • Edema nos membros;
  • Fraqueza;
  • Falta de apetite;
  • Possibilidade de morte em 2-3 dias.

A prevenção deve incluir acesso à propriedade criadora apenas por animais com exame negativo para a doença e cumprimento do período de quarentena na chegada dos cavalos.

Cólica equina

A cólica equina é uma das principais doenças em equinos, de alta gravidade que, na demora pelo tratamento, pode afetar o desempenho animal ou mesmo levar à morte. Também conhecido como abdômen agudo, o problema é caracterizado por dor abdominal intensa. As causas da cólica podem variar, desde obstruções intestinais até problemas de dieta ou estresse. O tratamento da cólica equina depende da causa associada e pode incluir medicamentos e até cirurgia.

Laminite

A laminite é uma doença inflamatória do casco em cavalos, que pode ser causada por uma variedade de fatores, como obesidade, sobrecarga de exercício, desequilíbrios nutricionais e infecções. Ela causa dor intensa nos cascos e pode levar a danos permanentes nos tecidos e até mesmo à eutanásia em casos graves.

Como prevenir as doenças

A prevenção é a chave para manter os cavalos saudáveis e livres das principais doenças em equinos. Isso inclui manter as instalações limpas, fornecer uma dieta adequada e de qualidade, exercícios regulares e prevenir a exposição a insetos e outros vetores de doenças.

Além disso, é importante monitorar regularmente a saúde dos cavalos, com acompanhamento do médico veterinário e realização de exames periódicos e vacinações apropriadas para as principais doenças em equinos.

Como tratar as doenças

Para as principais doenças em equinos (ou quaisquer condições patológicas nesta espécie), é importante buscar ajuda veterinária imediatamente. O tratamento pode variar dependendo da causa da doença, mas pode incluir medicamentos, cuidados intensivos e, em casos graves, cirurgia. O produto Gentatec, da Chemitec é um antibiótico à base de gentamicina, administrado por via intramuscular ou subcutânea, utilizado para o tratamento de infecções no trato digestivo dos equinos. É importante seguir as instruções do veterinário e usar medicamentos apenas como prescrito. Manter uma equipe de tratadores e veterinários especializados na espécie equina aumenta a rapidez de detecção de qualquer problema clínico aos animais.

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.