Fale conosco pelo WhatsApp
foto de um rebanho de bovinos
15/12/2022

Você sabe identificar quando seu rebanho está com verminose?

Alguns detalhes podem fazer a diferença para a prevenção da verminose e evitar prejuízos

Mesmo com toda limpeza e cuidados de higiene, nem sempre é possível evitar alguns problemas no rebanho. Por isso, é importante saber identificar quando o seu rebanho está com verminose.

Os microrganismos que causam essas verminoses, contaminando todo o grupo de animais, se multiplicam rapidamente e podem levar esses animais à morte, além de provocar sintomas sérios que afetam a produção leiteira.

Saiba como ficar atento e identificar quando o seu rebanho está com verminose. Também entenda como você pode se prevenir e proteger a sua propriedade de forma segura para os animais.

Prejuízos de quando o rebanho está com verminose

Pelo clima quente e úmido brasileiro, os vermes encontram um ambiente ideal para a sua reprodução e representam prejuízos aos produtores que se veem em uma situação em que seu rebanho está com verminose.

As verminoses em bovinos costumam ser muito comuns, especialmente em bezerros, e isso afeta diretamente a produção de leite. Além disso, a taxa de mortalidade também representa um prejuízo aos produtores pecuários.

As verminoses também representam um perigo para a reprodução do rebanho, que fica prejudicada e atrasada pelo dano ao sistema imunológico dos animais.

Sintomas de verminoses em bovinos

Existem alguns indícios apresentados pelos animais quando o rebanho está com verminose. Alguns desses sintomas são mais evidentes, podendo ser vistos facilmente. Já outros precisam de uma anamnese mais específica. A seguir, veja alguns dos sinais.

Mudanças no peso e de apetite

Os vermes são parasitas que também se alimentam das substâncias que os animais usam para se nutrir. Com a verminose, o rebanho não consegue usar as vitaminas e nutrientes que ingere em sua alimentação.

Como o animal não consegue se nutrir da forma ideal, é comum que eles emagreçam ou sofram com falta de apetite. Anemias, diarreias e barriga mais estufada são frequentes nessas situações.

Pelagem diferente

Quando o rebanho está com verminose, a falta de nutrientes também faz com que o animal sofra com a perda de brilho do pelo, uma característica mais fácil de ser notada pelos proprietários que querem identificar se o rebanho está com verminose.

Desidratação

Outro sintoma que pode indicar o fato de que seu rebanho está com verminose é a desidratação. Principalmente quando acompanhada da perda de peso, mesmo com todo o esforço para que o animal engorde.

Outros sintomas comuns

De maneira geral, podemos resumir os principais sintomas que indicam que seu rebanho está com verminose em:

  • Diarreia;
  • Pelos arrepiados;
  • Tristeza;
  • Anemia acentuada;
  • Mucosas esbranquiçadas;
  • Abdômen aumentado;
  • Falta de apetite;
  • Ingestão de elementos como terra, madeira etc.

Pasto seco aumenta o risco de verminose

Os ambientes externos também podem apresentar riscos e indicar que o rebanho está com verminose. Na temporada mais seca do ano, é comum que o pasto fique mais baixo. Com isso, o animal come pasto e terra que podem estar contaminados com os vermes.

Medicamentos para verminoses em bovinos

Ao perceber que o rebanho está com verminose, o produtor precisa solicitar o acompanhamento de um médico veterinário, que indicará o uso de alguns medicamentos para tratar os animais.

Nesses casos, medicamentos como anti-helmínticos para tratar infecções mistas são os mais indicados.

A Chemitec conta com algumas opções recomendadas por médicos veterinários, já que quando o rebanho está com verminose ele deve ser tratado de maneira adequada e com os melhores medicamentos para bovinos que precisam de controle dos vermes que ficam nos pulmões e no trato intestinal, o medicamento indicado é o endectocida “Ivertec® 1%” injetável.

Outro vermífugo indicado por médicos veterinários é o “Ricobendazole 13,6% Chemitec®”, ideal para esse tipo de infestação parasitária.

Cuidados importantes para preservar a saúde do seu rebanho

Algumas boas práticas garantem a saúde do rebanho e evitam situações de prejuízo ao animal e à produção.

Em dias de calor, por exemplo, é fundamental que os animais tenham uma área de sombra para descansar. Além disso, eles também precisam ser manejados em temperaturas mais amenas, como no início ou no fim do dia.

Algumas dicas sempre são válidas para garantir a boa qualidade de vida dos animais e da produção do seu rebanho, que pode ficar livre de verminoses. Podemos citar:

  • Fique atento ao calendário de vacinação do rebanho;
  • Atenção dobrada à água servida aos animais;
  • Permita que os animais tenham espaço entre um e outro;
  • Cuidado com pastos sujos ou muito secos;
  • Mantenha os animais limpos e o ambiente em que eles vivem também;
  • Sempre deixe o ambiente fresco e bem ventilado (de preferência, com ventilação natural);
  • Consultas frequentes com veterinários são sempre indicadas;
  • Sempre mantenha atenção com relação às plantas que estão perto do animal, evitando as tóxicas.

Cuidar da saúde do animal é uma tarefa contínua. Todas as vezes que o rebanho está com verminose a absorção dos alimentos é prejudicada e, com isso, o animal pode vir a óbito. Por isso, é muito importante buscar o tratamento adequado assim que os sintomas forem percebidos.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e outros assuntos com a Chemitec.

Fonte:

Chemitec