Gato cinza enrolado em toalha branca
05/02/2021

Shampoo para Gatos: Como escolher a melhor opção?

O banho em gatos já é um tema que gera inúmeras dúvidas e somado a escolha do produto se torna mais complexo ainda. Veja as dicas da Chemitec sobre o tema.

Muitas pessoas se perguntam se é preciso dar banho nos gatos, já que esses animais são conhecidos por cuidarem de sua própria higiene. Mas, sim, eles podem tomar banho para evitar manchas de sujidade pelo corpo. Para os gatos que costumam sair para áreas externas, o indicado é um banho a cada 15 dias.

Caso seu animal fique mais em casa, um banho por mês é o suficiente. Antes de escolher o melhor shampoo para gatos é preciso considerar que nas camadas da pele dos animais existe uma grande quantidade de vasos sanguíneos, linfáticos e terminações nervosas, podendo levar a efeitos indesejados caso o proprietário faça a escolha errada do shampoo. Além de, poderem causar alergias na pele e no sistema respiratório.

Na hora de escolher um shampoo para gatos, deve-se optar por um específico para esses animais. O uso de shampoos para humanos ou o para cães pode causar danos à pele e ao pelo dos felinos, pois eles possuem um pH diferente. O aspecto do pelo dos gatos e dos cães é distinto, e o uso incorreto desses produtos pode ocasionar o ressecamento ou excessiva oleosidade dos pelos.

Existe uma série de opções de produtos no mercado, mas como escolher o shampoo para gatos que atenda às necessidades do seu animal?

Em primeiro lugar, procure por um produto natural para evitar a remoção dos óleos protetores presentes na pelagem do gato. Fique atento também ao rótulo e evite os shampoos que contenham corantes, parabenos, sulfato, álcool e piretrinas. Só faça uso de produtos que contenham substâncias químicas em caso de infestação de parasitas, porém, o Médico Veterinário deve ser consultado.

Conheça alguns tipos de shampoo para gatos e para que são indicados

  1. Shampoo para gatos de uso geral: indicado para manter a higiene do pet desde que ele não tenha nenhum problema de pele, garantindo brilho e maciez;
  2. Shampoo para filhotes: os gatos são considerados filhotes até um ano e possuem produtos específicos;
  3. Shampoo a seco: como a hora do banho pode trazer desconforto ao gato, uma alternativa para manter os pelos brilhantes e saudáveis sem prejudicar a pele é o shampoo a seco, que, como o próprio nome indica, não necessita de água e deixa a hora do banho mais confortável. Ele também é indicado para os gatos que não conseguem se lamber devido à idade ou ao tamanho; 
  4. Shampoo para peles sensíveis: caso o pet tenha algum problema de pele, como micose ou alergia, considere um shampoo para gatos que seja específico para tratamento dessas patologias. Alguns shampoos possuem ingredientes hidratantes e calmantes, como aloe vera, aveia, entre outros;
  5. Shampoo e condicionador 2 em 1: indicado para gatos com pelos mais longos ou cacheados. A opção é mais conveniente para a hora do banho;
  6. Shampoo para pelos escuros, claros ou longos: existem produtos que agem na cor da pelagem do pet, devolvendo o brilho aos animais de pelos escuros e clareando a pelagem daqueles que possuem pelos mais claros.

A escolha de um produto adequado ressalta a beleza da pelagem do animal, além de deixar os pelos limpos, hidratados, macios e cheirosos. Verifique sempre o rótulo para conferir se o shampoo é indicado para gatos.

Na hora da compra, dê preferência por um shampoo para gatos sem perfume ou com leve fragrância, pois esses animais têm um olfato apurado e podem se sentir incomodados com um cheiro forte.

O Shampoo Condicionador Pet® 2 em 1 aroma herbal ou açaí, da empresa Chemitec©, é elaborado com pH neutro, sendo indicado para todo tipo de pele. Possui efeito desodorizante, é levemente perfumado, elimina odores, facilita o desembaraço dos pelos e proporciona limpeza, brilho, maciez e maior beleza aos animais.

Escolhido o produto, recomenda-se que você, antes do banho, siga algumas dicas:

  • Corte as unhas do gato para evitar que ele se machuque, caso fique com medo ou estressado;
  • Escove o pelo, ainda seco, para desembaraçar os nós e remover as sujeiras e impurezas maiores. Fique atento a regiões como atrás das orelhas e no pescoço, que naturalmente ficam mais embaraçadas;
  • Despeje um pouco do shampoo para gatos na mão e comece a ensaboar o pelo com movimentos circulares;
  • Evite molhar o rosto e os ouvidos do gato, mas se precisar usar o shampoo para gatos no rosto, dilua-o em água;
  • Enxágue o animal até todo o shampoo desaparecer;
  • Seque-o bem com uma toalha.

Agora você já sabe qual shampoo para gatos é mais adequado para o seu animal, mas, caso ainda tenha dúvidas, fale com um especialista.  Também, conheça nossa linha de beleza e higiene para gatos.

Fontes: 

Blog Bicho Integral;

Perito Animal;

Zoom;

Patas da Casa;

Mybest.