A pomada cicatrizante unguento Chemitec é um medicamento com aplicações variadas em equinos, bovinos, suínos e caprinos. O medicamento pode ser usado para melhorar a cicatrização em caso de lesões resultantes da castração, descorna, marcação a fogo, pequenas cirurgias, queimaduras e feridas em geral.
A composição do unguento Chemitec inclui óxido de zinco, ácido cresílico e excipiente q.s.p. Devido às substâncias usadas, o medicamento veterinário não deve ser exposto a felinos que podem apresentar reações variadas em decorrência do contato.
A seguir saiba melhor quais as indicações do unguento Chemitec e como ele deve ser administrado nos animais.
Quando o unguento Chemitec é indicado?
Como visto, o unguento Chemitec é recomendado em diferentes situações, podendo ser benéfico ao tratamento e recuperação do animal quando utilizado para:
- Tratamento do umbigo dos recém-nascidos;
- Nos cuidados com a cicatrização das tetas das vacas;
- Como repelente de moscas e também nas feridas causadas por esses insetos, reduzindo o aparecimento de milíases, também chamadas de bicheiras;
- Em animais que sofreram algum tipo de queimadura, inclusive, em decorrência de marcação de bovinos;
- Após pequenas cirurgias as quais os animais podem ser submetidos, como de castração ou descorna;
- No caso de equinos que apresentam podridão de cascos ou mesmo de ferimentos diversos no casco, como os causados por ferraduras, ou com cortes, como os provocados por vidros e pregos;
- Como solução profilática no caso de contaminações bacterianas que podem ocorrer, principalmente, em feridas abertas.
Portanto, a aplicação do unguento Chemitec é variada, mas recomenda-se a consulta com um veterinário especializado tanto para verificar se o medicamento é o mais recomendado ao caso como também para definição da posologia (dose prescrita) e período no qual o animal deve ser submetido ao tratamento.
Um exemplo de aplicação de unguento Chemitec no caso de bovinos é após a aplicação de brincos nas orelhas. Esse recurso é muito usado para marcação dos animais, auxiliando no controle das cabeças de gado.
Para uma correta identificação do animal é fundamental que a aplicação seja realizada com calma e atenção no centro da orelha. No entanto, não são incomuns as inflamações posteriores e infecções que fazem com que o brinco caia ou que tenha que ser removido.
Uma das ocorrências mais comuns antes da cicatrização é a instalação de bicheiras, o que prejudica a saúde do animal e exige que o procedimento seja refeito.
Esse é um dos casos nos quais o unguento Chemitec deve ser usado na área lesionada para reduzir as chances de infecção ou instalação de bicheiras que comprometa o sucesso da cicatrização do animal.
Como aplicar o unguento Chemitec?
Para fazer a aplicação do unguento Chemitec é recomendado limpar a região na qual a pomada cicatrizante será utilizada e secá-la com uma gaze ou um pano limpo.
Posteriormente a limpeza, pode ser realizada a aplicação do medicamento. Tenha atenção para aplicar uma camada uniforme em toda a extensão da região lesionada.
A reaplicação do produto deve ser feita diariamente até a cicatrização completa da lesão, ou pelo período de tratamento recomendado pelo veterinário responsável. O unguento Chemitec é um medicamento tópico, não devendo ser ingerido pelo animal.
Por que é importante aplicar o unguento?
A aplicação do unguento Chemitec evita situações problemáticas nas criações de animais, como infecções ou inflamações bacterianas, ou problemas na cicatrização após pequenos procedimentos e/ou lesões.
O tratamento inadequado dessas ocorrências pode resultar em problemas de saúde mais sérios ao animal, precisando recorrer a cuidados como os antibióticos, que são mais caros e mais trabalhosos para os cuidadores.
A atenção ao processo cicatrizante também evita que problemas se alastrem entre os animais saudáveis, o que pode ocorrer em caso de infecções ou mesmo de bicheiras.
É fundamental que esse tipo de assistência e o uso do unguento Chemitec sejam feitos por um veterinário responsável que poderá prescrever a medicação, indicar a posologia e acompanhar a melhora do animal.