Fale conosco pelo WhatsApp
Importância do vermífugo para filhotes
Imagem: Shutterstock

Entenda os motivos pelos quais os filhotes devem receber a vermifugação desde cedo

Quem tem pet sabe que o uso dos vermífugos é um cuidado sempre recomendado, seja para prevenir as doenças causadas pelos vermes ou para tratá-las no caso de contaminação dos animaizinhos.

No caso do tratamento preventivo, ele deve começar desde o início da vida do animal. Isso garante a saúde desde os primeiros meses de vida e possibilita que o pet cresça com menos riscos de contrair alguma verminose. Entenda mais sobre a importância do vermífugo para filhotes no conteúdo a seguir.

Conheça os vermífugos da Chemitec e cuide do seu pet!

Entre em contato

O que é o vermífugo?

Vermífugos são medicamentos desenvolvidos para combater os vermes, que, de diversas formas, podem se instalar nos órgãos dos animais e causar diversos sintomas que, em alguns casos, podem ser muito graves.

Quando o vermífugo é indicado?

O vermífugo pode ser indicado em duas situações distintas. A primeira é na prevenção das verminoses, num processo chamado de vermifugação. Cães e gatos podem começar esse tipo de tratamento desde a aplicação de vermífugo para filhotes, com necessidade de repetição periódica a partir de então.

A outra situação em que o vermífugo pode ser indicado é quando o animal contrai uma verminose. Nesses casos, o intuito da utilização do medicamento é o tratamento da doença.

Importância do vermífugo para filhotes

Muitos tutores ainda têm dúvidas sobre a necessidade de aplicação de vermífugo para filhotes. Na verdade, esse tipo de tratamento preventivo deve começar com o cão ou gato ainda nessa fase da vida. Assim, como já mencionado, é possível garantir que eles não contraiam as doenças ainda filhotes, já que, nesses casos, a verminose pode ser mais grave.

Além disso, a aplicação de vermífugo para filhotes faz com que as chances de contrair verminoses ao longo da vida diminuam. Ou seja, o pet cresce saudável e correndo menos riscos.

Principais benefícios da vermifugação

Além dos benefícios de prevenção mencionados acima, dar vermífugo para filhotes pode:

  • Melhorar a saúde física do animal como um todo;
  • Reduzir a chance de recontaminação, nos casos em que ocorre uma verminose;
  • Prevenir a contaminação de seres humanos;
  • Garantir um crescimento feliz e saudável para o pet.
Vermífugo para filhotes Chemital® Puppy

Quando dar o vermífugo para filhotes?

Como são espécies diferentes, o uso de vermífugo para filhotes é diferente em cães e gatos.

Em cães

É recomendável que o vermífugo para filhotes de cães seja dado nos primeiros 15 dias de vida do animal. A administração da dose seguinte deve ser realizada na quarta semana de vida do cãozinho, e a terceira dose, na oitava semana. Já a quarta dose do vermífugo deve ser dada quando o cachorro completa três meses de vida. Se for possível, é recomendado que seja administrado vermífugo também na mãe do filhote, 10 dias antes do nascimento.

Em gatos

Nos gatos, a primeira dose de vermífugo para filhotes deve ser dada aos 30 dias de vida. Já a segunda dose deve ser administrada por volta dos 45 dias, e a terceira ao completar 60 dias. É comum que se recomende que, a partir desse momento, seja dada uma dose de vermífugo por mês até que o gato complete seis meses.

Como aplicar o vermífugo específico para filhotes?

Como sabemos, é muito difícil conseguir fazer com que um animal engula um comprimido, principalmente os filhotes. Nesses casos, é fundamental adotar estratégias para fazer com que os bichinhos tomem o remédio.

A estratégia mais comum para fazer com que o animal tome o vermífugo para filhotes é misturando o comprimido na comida. Em alguns casos, isso pode não funcionar, então é preciso intercalá-lo com petiscos ou outros alimentos para que o animal acredite que tomar o medicamento o recompensará de alguma forma.

Nos casos em que o vermífugo é líquido e vem acompanhado de uma seringa, a possibilidade é administrá-lo o mais próximo possível da garganta, eliminando a possibilidade de o animal cuspir. No entanto, essa ação deve ser feita com cuidado para evitar que o filhote se engasgue.

Qual é o melhor vermífugo para filhotes?

Existe uma variedade de vermífugos para filhotes disponíveis atualmente no mercado. É importante seguir a recomendação do veterinário e escolher um medicamento que seja bastante eficaz na proteção contra os vermes, como os vermífugos da Chemitec.

Os vermífugos da Chemitec são capazes de combater uma diversidade de espécies de vermes, tanto em suas formas larvais, quanto adultas. Entre elas, podemos mencionar os ancilostomídeos, cestoides e ascarídeos, além dos nematódeos e tricurídeos.

Além de protegerem o seu filhote das verminoses, os vermífugos para filhotes da Chemitec ainda os protegem de outros parasitas, como os protozoários causadores da giardíase.

 

Fontes:

Chemitec

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog