Fale conosco pelo WhatsApp
homem aplicando remedio de verme para suinos - Vermífugo para suínos
31/08/2021

Vermífugo para suínos

A administração de vermífugos para suínos é parte fundamental do manejo sanitário da suinocultura, garantindo saúde dos animais e qualidade produtiva

A eficiência de uma produção suinícola está diretamente associada ao manejo do rebanho, um conjunto de medidas que visam promover ótimas condições de saúde aos animais. Um dos cuidados essenciais neste contexto diz respeito ao uso adequado de vermífugo para suínos, um medicamento que atua no tratamento e controle de parasitoses que afetam órgãos como pulmões e sistema gastrintestinal.

A verminose é uma das enfermidades que trazem significativo prejuízo econômico aos produtores, visto que contribuem diretamente para o retardo do crescimento, maior ocorrência de doenças e aumento das taxas de mortalidade na criação. Nesse sentido, a administração de vermífugo para suínos é fundamental para a manutenção da saúde dos animais e o desenvolvimento da produção.

Qual a importância da vermifugação de suínos?

As parasitoses são muito prejudiciais tanto para a criação como para a saúde e bem-estar dos animais, visto que levam à perda de peso, redução do apetite e diminuição do aproveitamento dos alimentos. Dependendo do caso, o animal acometido por vermes pode também apresentar um quadro de diarreia e anemia, prejudicando o desenvolvimento do rebanho todo.

Dependendo do parasita que o acomete, o animal pode apresentar ainda alterações na sua capacidade reprodutiva, ter seus órgãos internos afetados, ficar mais suscetível a, doenças e até mesmo ter sua carne comprometida. Os cuidados com a higiene do ambiente, nutrição dos porcos e vermifugação dos animais e propriedades destacam-se, portanto, como essenciais para o sucesso da produção.

Ocorrência de parasitas em suínos  

Como foi explicado, a ocorrência de parasitoses é um dos principais fatores que acarretam prejuízo à suinocultura em todo o mundo, e o controle deste tipo de manifestação por meio da administração do remédio de verme para suínos deve fazer parte dos cuidados de manejo sanitário de um rebanho. A sarna, por exemplo, é um problema frequente entre os produtores, e mesmo as propriedades com excelente manejo sanitário sofrem com este parasita externo.

Além de causar extremo desconforto aos animais, a sarna é uma manifestação que reduz a amamentação, interfere na produção de leite e deprecia a pele dos animais. Os parasitas que frequentemente acometem os suínos e demandam bastante atenção por parte do produtor são:

  • Vermes gastrointestinais (Ascaris suum, Ascarops strongylina, Oesophagostomum spp e Hyostrongylus rubidus);
  • Vermes renais (Stephanurus dentatus);
  • Vermes pulmonares (Metastrongylus spp);
  • Sarna;
  • Piolho.

Produtos Chemitec:Vermífugo para suínos

A Chemitec é uma indústria farmacêutica 100% brasileira que se especializou em produtos veterinários e dedica-se a oferecer medicamentos e insumos de qualidade para animais de produção, além de pets.

Vale lembrar que a utilização desses medicamentos deve ser sempre orientada por um médico veterinário de confiança e possua conhecimento específico a respeito do organismo dos suínos e suas particularidades. A administração adequada dessas substâncias é fundamental para proporcionar saúde e qualidade de vida aos animais de produção, mas também para garantir a qualidade dos produtos que serão destinados ao consumo humano.

Fontes:

Suinocultura Industrial;

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária — Embrapa;

Chemitec.