Fale conosco pelo WhatsApp
imagem de um bovino com dores
29/07/2022

Quais as principais verminoses em bovinos?

3 min. de leitura

O controle de verminoses em bovinos é essencial para evitar perdas econômicas e prevenir a proliferação de doenças e  manter a saúde do animal

A verminose é um dos principais problemas sanitários que acometem os rebanhos de bovinos, prejudicando o desenvolvimento dos animais e sua produção, podendo até mesmo levar à sua morte e gerar um significativo prejuízo financeiro.

Os prejuízos causados pelas verminoses em bovinos podem ser substanciais, podendo reduzir de 20% a 30% a produção de carne e leite. Isso porque, quando o produtor não percebe a existência dos vermes no animal, eles passam a perder peso por meses, atrasando assim o seu desenvolvimento.

Esses vermes são parasitas internos que se alimentam das vitaminas, proteínas, açúcares e sais minerais ingeridos pelos hospedeiros — os bovinos. Quando são acometidos por esse tipo de verminoses, os bovinos podem desenvolver diversos sintomas, tais como perda de apetite, peso, diarreia, pelos secos e anemia.

A ocorrência de verminoses em bovinos é mais comum em áreas do corpo como o aparelho digestivo e respiratório, podendo ocasionar o mau funcionamento dos órgãos parasitados, o que pode ser bastante prejudicial ao animal. A ação dos vermes sobre os bovinos pode causar danos em todos os aspectos.

Acredita-se que, no Brasil, as perdas de produtividade causadas pelas verminoses em bovinos sejam bastante elevadas, principalmente devido ao clima das regiões, que é bastante favorável ao desenvolvimento e proliferação dos vermes.

Além disso, estima-se que aproximadamente 80% das doses de anti-helmínticos utilizados no País são ministradas de forma errada, sendo este um dos principais fatores do baixo aproveitamento do rebanho de bovino nacional.

Principais tipos de vermes que acometem os bovinos

Podemos encontrar diversos tipos de verminoses em bovinos, dentre os principais podemos destacar:

  • Haemonchus sp: verme gastrointestinal bem comum que pode causar anemias severas e perda de peso no animal;
  • Dictiocaulus viviparous: parasita pulmonar bovino causador da dictiocaulose, doença que acomete a traqueia, os brônquios e os bronquíolos de bezerros e bovinos adultos.

Controlar as verminoses em bovinos, portanto, é extremamente importante para a prevenção e controle desses parasitas, e uma forma de fazer isso é por meio de alguns pontos importantes:

  • Sempre oferecer água limpa;
  • Garantir a limpeza e higienização adequada dos espaços, comedouros e bebedouro;
  • Separar animais jovens dos adultos;
  • Vermifugar animais recém-chegados;
  • Escolher um capim alto, uma vez que as larvas ficam na base das gramas;
  • Adotar um protocolo de vermifugação estratégico e correto.

É muito importante ter em mente que a vermifugação é a principal arma para o combate das verminoses em bovinos e deve ser realizada sempre seguindo as orientações de especialistas.

Um dos principais medicamentos que podem ser usados é o Vermífugo Ricobendazole 13,6% Chemitec®, que é indicado para bovinos e destaca-se por ser muito eficaz no tratamento de infecções parasitárias pulmonares e gastrintestinais desses animais.

Quando realizar a vermifugação de bovinos?

Hoje existem diferentes tipos de controle utilizados pelos especialistas, sendo classificados em:

  • Curativo: os animais são vermifugados apenas quando ocorre algum sinal clínico de verminoses em bovinos ou a morte de alguns animais do rebanho;
  • Supressivo: acontece quando os animais são medicados sistematicamente em intervalos de tempo pré-estabelecidos, por exemplo, a cada 60 ou 90 dias, independentemente se estão ou não sendo acometido pelas verminoses de bovinos. Esse tratamento pode implicar em doses desnecessárias, além do risco de criar resistência na população de vermes incidentes no rebanho.
  • Tático: realizado quando existe alguma condição ambiental que favorece a proliferação das verminoses em bovinos, como, por exemplo, a entrada de animais em novas pastagens ou confinamento e rotação ou compras de bovinos.
  • Estratégico: controle feito de forma essencialmente preventiva, com resultados a médio ou longo prazo. O objetivo é garantir a otimização do uso do vermífugo, com número de doses mais econômicas e que possibilitam a manutenção dos parasitas em níveis compatíveis com a produção do bovino. A vermifugação estratégica tem um melhor custo-benefício dentre as formas de tratamento.

Vale ressaltar que é sempre muito importante contar a ajuda e orientação de um médico veterinário para que ele possa ajudar da melhor forma possível quando o assunto é verminoses em bovinos.

Fontes:

Chemitec