Pulgas e carrapatos podem causar doenças aos animais e seu controle se estende ao ambiente. Confira como acabar com pulgas e carrapatos.
Pulgas e carrapatos se alimentam de sangue de mamíferos e de aves e parte de seu ciclo de vida ocorre no ambiente. Com isso, interferem no bem-estar dos animais e são responsáveis por causar doenças tanto nos animais como nos humanos (zoonoses).
Portanto, é importante saber como acabar com pulgas e carrapatos. Ainda que sua propagação nos animais seja rápida, deve-se lembrar que apenas 5% desses parasitas em sua forma adulta se encontram em animais, enquanto 95% deles se encontram em diversos estágios de vida no ambiente. Confira, então, como eliminar pulgas e carrapatos, além de prevenir novas infestações.
Dicas de como acabar com pulgas e carrapatos
A questão de como acabar com pulgas e carrapatos não se limita em tratar os animais e precisa incluir atenção constante com o ambiente. Ao notar a presença destes ectoparasitas, deve-se buscar orientação especializada de um médico veterinário, que poderá orientar como eliminar pulgas e carrapatos e manter seu animal longe deste problema.
Confira as principais dicas para tratar deste assunto, a seguir.
Manter o ambiente do pet limpo
O ambiente deve receber atenção especial para o controle destas pragas, porque parte do seu ciclo de vida se dá fora do animal. É recomendado:
- Lavar o tecido ou a cama em que seu animal dorme uma vez por semana, pelo menos;
- Lavar periodicamente tapetes e capachos;
- Fazer a limpeza da casa pelo menos uma vez na semana (se possível, com um aspirador de pó e com desinfetantes específicos para essa finalidade;
- Manter o gramado e o mato que possam ficar em contato com o animal aparados.
Quanto ao controle e prevenção de infestação de pulgas e carrapatos nos animais, as orientações recebidas em consultas veterinárias, que são adequadas para cada caso, devem ser seguidas obedecendo a forma de aplicação, periodicidade de cada produto e espécie a que se destina (cães ou gatos).
Medicamentos orais
Há medicamentos orais que ajudam a acabar com pulgas e carrapatos. Seus mecanismos de ação são diversos, mas o principal é combater os ectoparasitas quando estes se alimentam do sangue dos animais que contém as substâncias. Em geral, tais medicamentos estão sob a forma de comprimidos.
Sprays
Trata-se de um produto de fácil aplicação e com ação sobre pulgas e carrapatos em diversos estágios de vida (imaturos e adultos). Age sobre a pele e pode ter efeito residual, inclusive no ambiente.
Pipetas
Medicamento utilizado diretamente sobre a pele do animal. Combate pulgas e carrapatos sem que os parasitas façam o repasto sanguíneo — não precisam picar o animal para serem eliminados.
Xampus antipulgas
A sua principal função é remover pulgas e carrapatos adultos presentes no animal durante o seu uso. Não atuam no ambiente.
Coleira antipulgas
Uma forma muito útil para controlar e prevenir infestação de pulgas em cães e gatos é a coleira antipulgas. Geralmente, são feitas de um material sintético impregnado com substâncias dedicadas ao combate das pulgas e agem em todo o corpo do animal por meio da oleosidade natural da pele. Tem grande durabilidade e sua troca periódica deve obedecer às recomendações do fabricante.
Quais os sintomas dos carrapatos e pulgas nos animais?
Cães e gatos com pulgas e carrapatos vão manifestar sintomas que incluem:
- Coceira, arranhaduras e mordeduras em si mesmo;
- Falhas de pelo;
- Irritações de pele.
Caso o animal esteja com infestação por estes parasitas, pode-se visualizar pulgas e carrapatos em sua pele e em seus pelos (principalmente nas áreas das orelhas, cabeça e patas), bem como no ambiente em que o animal vive.
Na presença de um ou mais dos sintomas citados acima, um médico veterinário deve ser procurado para indicar a melhor forma de eliminar pulgas e carrapatos.
Quais as doenças mais comuns provocadas pelos carrapatos e pelas pulgas?
É necessário saber como acabar com pulgas e carrapatos dos pets porque eles podem causar doenças aos animais e aos seus tutores. Dentre elas, estão:
- Doença de Lyme;
- Erliquiose e anaplasmose;
- Febre maculosa;
- Dermatite alérgica a pulgas (DAAP).
Quando procurar um veterinário?
Ao detectar a infestação de pulgas e carrapatos, é importante levar o pet ao veterinário na busca da melhor forma de eliminar as pulgas e carrapatos. Às vezes, podem ser necessários exames de sangue, solicitados pelo médico veterinário, para conferir se o cão ou gato está saudável, apesar da presença dos ectoparasitas. Caso seja detectada alguma doença transmitida por pulgas ou carrapatos, o tratamento com assistência veterinária pode ser iniciado para preservar a saúde do pet.
Além disso, visitas periódicas ao médico veterinário podem auxiliar na prevenção deste problema e manter os cães e gatos saudáveis e protegidos do desconforto ou risco de doenças transmitidas por estes ectoparasitas.
Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre pulgas e outros assuntos relacionados.
Fontes:
Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo
Prefeitura Municipal de Campinas
American Society for the Prevention of Cruelty to Animals® (ASPCA®)