Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
06/04/2023

Calendário de vacinação do cachorro

7 min. de leitura

Para proteger seu cachorro de diversas doenças, algumas até mesmo fatais, é fundamental seguir o calendário de vacinação e estar sempre atento às orientações do veterinário

Manter o calendário de vacinação do cachorro em dia é uma parte fundamental do cuidado com os amigos peludos. Como tutores responsáveis, há a responsabilidade de garantir que os pets recebam todas as vacinas necessárias para mantê-los saudáveis e protegidos contra doenças infecciosas perigosas. Neste conteúdo, serão abordadas as vacinas para a espécie canina, o calendário de vacinação e outros cuidados relevantes para manter a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

Como funciona o calendário de vacinação

É o calendário de vacinação de cães que estabelece um plano de quando e quais vacinas são necessárias para mantê-los saudáveis. Existem algumas vacinas altamente recomendadas para todos os cães, enquanto outras vacinas são mais específicas e podem depender do estilo de vida de cada animal.

Raiva

A vacinação contra a raiva é a única vacina exigida por lei em muitos países, incluindo o Brasil. Inicialmente, a primeira dose é geralmente aplicada de forma única com a última dose de V8 ou V10 dos filhotes, depois, reforços anuais são necessários. A vacina de raiva é altamente eficaz na prevenção da raiva, uma doença infecciosa mortal que afeta mamíferos, incluindo cães e humanos. A raiva é transmitida através da saliva de um animal infectado, por mordeduras e brigas. Vacinar o pet é uma medida importante de saúde pública, protegendo tanto os animais quanto as pessoas.

V8

A vacina V8 é uma combinação de oito vacinas diferentes que ajudam a proteger cães contra várias doenças infecciosas, como:

  • Cinomose;
  • Hepatite infecciosa canina;
  • Parainfluenza canina;
  • Parvovirose;
  • Coronavirose;
  • Leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae).

No calendário de vacinação do cachorro, a primeira dose da vacina V8 pode ser administrada aos filhotes com dois reforços iniciais, conforme o esquema vacinal sugerido pelo veterinário. Depois, os reforços são recomendados anualmente para garantir a proteção contínua.

V10

A vacina V10 é semelhante à V8, mas inclui proteção adicional contra a leptospirose para os sorovares Grippotyphosa e Pomona. A leptospirose é uma doença bacteriana que pode afetar tanto animais quanto humanos (uma zoonose). O calendário de vacinação de cães nesse caso funciona da mesma forma citada para a V8.

Giárdia

A giárdia é um protozoário intestinal que pode afetar cães e humanos. A vacina contra a giárdia é recomendada para cães que vivem em áreas com alta incidência de giárdia ou que frequentam locais com muitos outros cães, como parques e creches. Segundo a orientação veterinária, o seu calendário de vacinação de cães pode coincidir com as vacinas V8 ou V10.

Leishmaniose

Essa zoonose pode ser fatal em cães e humanos, por isso, é importante vacinar o animal contra a enfermidade. Nesse caso, para o calendário de vacinação de cães, são necessárias 3 doses iniciais com intervalo de 21 dias entre elas. Neste caso, para validar a imunização diante do Ministério da Saúde e evitar a dúvida do diagnóstico em sorologias posteriores, é obrigatório o exame de leishmaniose antes de cumprir a calendário de vacinação do cachorro. Ressalta-se que a vacina não garante a imunidade total contra a doença, mas reduz os sintomas em caso de infecção. Além disso, é recomendado manter o cão longe de áreas com alta incidência de mosquitos e utilizar repelentes específicos para animais.

Tosse dos canis

Também denominada “gripe canina” ou “traqueobronquite infecciosa”, a tosse dos canis é uma enfermidade respiratória contagiosa que pode ser transmitida de animal para animal. Ela pode afetar cães com no mínimo 2 semanas de vida, na maioria das vezes acometendo os filhotes e idosos. A vacinação é a melhor forma de prevenção. O calendário de vacinação de cães para esta doença varia conforme o veterinário recomendar (geralmente a partir dos 2 meses).

Reações da vacina em cães adultos e filhotes

Reações alérgicas podem ocorrer após a vacinação de seu pet, pois a vacina é composta por cepas vivas da doença e algumas outras substâncias que podem causar alergia nos animais. É comum que alguns filhotes e cães adultos apresentem algum tipo de reação alérgica. De modo geral, tudo vai depender do organismo do animal. Fique atento caso alguns desses sintomas surgirem após a vacinação como:

  • Febre;
  • Inchaço e sensibilidade no local da aplicação;
  • Estado febril;
  • Sede;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência.

Essas reações são esperadas e tendem a desaparecer em poucos dias. Caso o animal apresente sinais mais graves, como vômitos, diarreia, salivação excessiva e temores, é preciso levar o pet ao veterinário imediatamente.

Toda a vacina é obrigatória?

Em tese, a vacina antirrábica é obrigatória por lei, devendo ser aplicada anualmente por uma questão de saúde pública. Já outras vacinas não são obrigatórias, mas são altamente recomendadas pelos veterinários, como a vacina V8 ou V10, que previne diversas doenças comuns em cães. Por isso, é importante conversar com um veterinário de confiança e seguir as suas recomendações para manter a saúde do pet em dia. Quando for decidido por quais vacinas serão utilizadas em cada caso, o calendário de vacinação de cães deve ser orientado pelo veterinário e seguido pelo tutor.

Quais vacinas são essenciais e não essenciais?

As vacinas consideradas essenciais são aquelas que previnem doenças graves e de alto risco, como a vacina contra raiva e a vacina V8 ou V10. Já as vacinas não essenciais são aquelas que oferecem menor risco individual de cada animal ou com menor efetividade quanto às especificidades de cepas ou sorvares vacinais regionais. A decisão de vacinar ou não o pet deve ser feito em conjunto com o veterinário, que irá avaliar as condições de saúde do animal e o risco de exposição a enfermidades.

Demais cuidados: vermifugação e prevenção de ectoparasitas em pets

Por fim, é importante lembrar que, além das vacinas, os cães precisam desses cuidados para evitar outros problemas de saúde. Por exemplo, é recomendado levar o pet regularmente ao veterinário para realizar check-ups e avaliações de rotina. Deve-se manter a vermifugação do cão em dia, já que os vermes podem causar diversos problemas de saúde, como anemia e diarreia. Os pets também devem ser protegidos contra pulgas e carrapatos, que podem transmitir doenças graves, como a erliquiose e a babesiose.

Na hora de estabelecer o calendário de vacinação dos cachorros, cada região do país pode ter particularidades em relação às vacinas necessárias, portanto é necessário se informar com um profissional de confiança.

Nossa linha de produtos para pets contempla uma grande variedade de medicações que combatem vermes e ectoparasitas externos. Contamos com produtos que trazem qualidade, segurança e eficácia para a proteção do seu animal.

Para verminoses, indicamos o Chemital Puppy em filhotes e cães adultos de raças miniaturas, Chemital Cães para animais adultos e o nosso campeão Chemital Plus para cães adultos. Além da proteção contra vermes, nosso produto garante eficácia contra o protozoário da Giárdia que acomete animais e seres humanos em todo o País, causando a doença de giardíase.

Lembre-se: a vacinação é um método preventivo para manter a saúde e o bem-estar do animal em dia. Mesmo que algumas vacinas não sejam obrigatórias, devemos vacinar nossos amiguinhos pois a prevenção é muito mais econômica do que o tratamento!

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Saiba mais sobre o calendário de vacinação dos cachorros em nosso canal do Youtube: