Fale conosco pelo WhatsApp
imagem de um bovino triste
11/10/2022

Como detectar a tristeza bovina?

3 min. de leitura

Doença que destrói as hemácias, transmitida por carrapatos, a tristeza bovina é responsável por prejuízos na bovinocultura, por causar redução no ganho de peso dos animais e redução na produção de leite

Os agentes protozoários e bacterianos provocam doenças que formam o complexo da tristeza bovina, e essas doenças têm diversas características em comum. Estes agentes são parasitas intracelulares obrigatórios das hemácias, o que pode provocar uma anemia severa. A tristeza bovina é considerada a enfermidade transmitida por carrapatos de maior importância na pecuária.

Quais são os sinais desta doença?

Animais acometidos por tristeza bovina podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Febre;
  • Anemia;
  • Urina escura;
  • Mucosas amarelas.

O diagnóstico diferencial é fundamental para decidir o tratamento e manejo do animal.

Como é possível diagnosticar

Há sintomas clínicos clássicos de tristeza bovina de acordo com o agente causador:

  • Sintomas nervosos – comprometimento de capilares sanguíneos cerebrais pela Babesia bovis (protozoário);
  • Urina escura – por intensa hemólise intravascular por Babesia bigemina (protozoário);
  • Pigmentação amarela de mucosas – por ação de Anaplasma marginale (bactéria).

Considerando-se que o quadro de tristeza bovina pode estar associado a um agente ou a uma combinação destes agentes, é importante diferenciar para poder proceder com o correto tratamento. Além disso, é preciso fazer o diagnóstico diferencial de outras enfermidades, como a leptospirose, quadros tóxicos e outras causas infecciosas de sintomas similares. Neste momento, o Médico-veterinário tem papel fundamental para auxiliar o produtor.

Exame de Sangue

O agente causador é diferenciado a partir de um exame de sangue por amostra coletada da borda da orelha ou da ponta da cauda do bovino. Uma gota deste sangue deve ser preparada na lâmina e o protozoário ou bactéria será identificado através de visualização em microscópio.

Quais outros problemas ela pode trazer?

Além da queda direta na produção de leite e da queda de peso dos animais, a tristeza bovina causa abortamentos, elevada taxa de mortalidade e custos dos tratamentos.

Quais os tratamentos para a tristeza bovina?

O agente causador da tristeza bovina vai nortear o tratamento e a decisão da medicação correta. Há medicamentos específicos para quadros causados pela citada bactéria, pelos protozoários ou ambos, caso não seja possível chegar a um diagnóstico diferencial específico.

Tratamento Chemitec da Babesiose

O antiparasitário Beroseg® Solução Injetável a 7% e o Beroseg Plus® da Chemitec pode ser utilizado no tratamento desta doença quando o diagnóstico for Babesiose (protozoários). Este produto também trata tripanossomíases dos bovinos, equinos, caprinos e ovinos; bem como papilomatose dos bovinos e o “mal das cadeiras”. Deve ser utilizado sempre obedecendo a dose e forma de aplicação relatadas em bula e com a assistência de um Médico-veterinário.

A Chemitec conta também com o produto Berotetra® que tem antibiótico em sua formulação e além de auxiliar no tratamento de babesiose, combate a Anaplasmose.

Principais cuidados com esses animais

Prevenção é a resposta?

Os animais que sobrevivem desenvolvem resposta imune contra a doença, mas ainda podem desenvolver a infecção e, se o contato for constante, a imunidade permanece. Entretanto, métodos que eliminam o contato com o carrapato resultam rapidamente em queda da imunidade, causando instabilidade na ocorrência da doença no rebanho e aumentando riscos de novos surtos quando desafiado.

Devido a este fator imunológico no desenvolvimento dos sintomas e à severidade da doença, para controlar a tristeza bovina deve-se buscar um equilíbrio, de forma que o controle de carrapatos seja realizado, mas não tão intensamente, permitindo a inoculação de pequenas quantidades dos agentes causadores desta doença nos rebanhos. Ou seja, não é aconselhável tentar eliminar por completo os carrapatos.

E os animais acometidos?

Para os que já adoeceram, a recuperação dos animais, antes de chegar a sintomas nervosos, normalmente só ocorre com tratamento específico. No entanto, quando ocorrem sintomas graves é necessário um tratamento-suporte com:

  • Soroterapia;
  • Medicamentos protetores hepáticos;
  • Transfusão de sangue.

Em todos os casos de suspeita de tristeza bovina, é de grande importância manter os animais o mais tranquilos possível, com alimento e água à disposição. O quadro de anemia severa que compromete a oxigenação do organismo dos animais faz com que estresses e esforços tragam risco de choque e morte súbita.

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre bovinos e outros assuntos.

Fontes:

Embrapa (Embrapa Beef Cattle, Circular Técnica 26)

Milkpoint