Ao adotar um animal de determinada raça, saber suas potencialidades e tendências no desenvolvimento de doenças ajuda em um manejo mais adequado
O Rottweiler é uma raça de cachorro com uma história antiga. Sua origem na cidade de Rottweil, na Alemanha, e seu papel como cão de pastoreio e guarda ao longo dos séculos moldaram suas características distintas. Ao mesmo tempo, essas características trouxeram uma predisposição a algumas doenças que acometem o Rottweiler.
O Rottweiler é uma raça de cachorro com uma história rica e uma presença imponente. É um animal reconhecido por sua força, lealdade e coragem, e ganhou destaque ao longo dos séculos como um cão de trabalho versátil e como um companheiro de guarda.
O Rottweiler é um cão de porte médio a grande, de constituição física robusta e musculosa. Além de sua aparência imponente, o Rottweiler é conhecido por sua natureza confiável e protetora. São cães leais e dedicados à sua família, muitas vezes demonstrando um instinto de proteção inato, tornando-os excelentes cães de guarda e de trabalho. Mesmo sendo um animal que aparenta grande vitalidade, é necessário estar atento às doenças que acometem o Rottweiler.
Problemas que podem acometer o Rottweiler
Algumas doenças que acometem o Rottweiler ou alguns problemas de predisposição genética que podem afetar esta raça estão listados abaixo:
- Catarata;
- Doença de Von Willebrand;
- Atrofia progressiva de retina;
- Entrópio canino;
- Doença de Addison.
Por envolver um fator genético, é importante que sejam realizados acompanhamentos desde jovem, para que o animal possa ser tratado de forma adequada o mais precocemente possível.
Catarata
A catarata é uma das doenças que acometem o Rottweiler. Ela pode ser facilmente diagnosticada nos olhos do cão, pois é visível – detectada como uma camada branca que se estrutura no fundo do globo ocular.
Como o cristalino começa a ficar opaco, a visão do pet pode ficar bem comprometida. O tratamento geralmente consiste em cirurgias oculares e, embora seja um procedimento invasivo, oferece um considerável nível de garantia de melhora, com a eliminação do excesso da opacidade do cristalino.
Doença de Von Willebrand
É causada por um problema genético que pode ser acompanhado de sangramentos constantes na urina, nas fezes e no nariz. Embora faça parte das doenças que acometem o Rottweiler, felizmente é tratável com medicamentos em tratamento veterinário.
Atrofia progressiva de retina
Essa doença degenerativa, e progressiva com o passar do tempo, é capaz de levar à perda da visão noturna. Não existe tratamento para esse problema e o controle da progressão é possível através do acompanhamento veterinário com vitaminas e antioxidantes.
Entrópio canino
Dentre as doenças que acometem o Rottweiler, este é um problema muito recorrente em cães recém-nascidos e que consiste quando a pálpebra vira-se para dentro do olho do animal. Esse deslocamento pode trazer problemas mais sérios se não for tratado o mais breve possível. Seu tratamento pode envolver desde o uso de colírios lubrificantes ou pomadas oftálmicas para aliviar a irritação e proteger a córnea, até a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Doença de Addison
Um dos sintomas mais clássicos desta doença endócrina é a perda de apetite, podendo trazer também vômitos e letargia. A busca por ajuda veterinária se faz fundamental para tratar essa complexa doença que acomete o Rottweiler.
Cuidados com a raça Rottweiler
Como essa raça gasta muita energia, ela precisa de cuidados com alimentação como uso de rações específicas para raças grandes. Ainda assim, a quantidade deve ser equilibrada para evitar problemas como a obesidade (tendência na raça).
O espaço em que o animal vive deve ser grande e amplo, pois os cães da raça Rottweiler precisam se exercitar e praticar atividades para poderem desenvolver o comportamento próprio da espécie. Assim, evitam-se problemas de estresse.
Como qualquer outro cão, é preciso escovar regularmente seus dentes para evitar tártaro ou outros problemas odontológicos. Além disso, aparar as unhas é outro cuidado que deve ser tomado, como forma de evitar que seu crescimento desenfreado incomode o cão – o que pode inclusive afetar a sua movimentação normal.
Além disso, é preciso estar em dia com toda a carteira de vacinação e de vermifugação do pet. Cães da raça rottweiler, como os demais, também podem padecer com pulgas, piolhos, carrapatos e outros insetos em sua pelagem. Um médico veterinário deve ser consultado e visitado pelo menos uma vez por ano para entender melhor sobre essa rotina de cuidados preventivos.
Em qualquer contexto, um tutor sempre atento às mudanças e possíveis alterações no seu animal é capaz de buscar ajuda profissional precocemente e evitar maiores problemas de saúde por doenças que acometem o Rottweiler.
Produtos Chemitec para o dia-dia do seu pet
A Chemitec é uma empresa séria e comprometida com o mercado pet, com um portfólio recheado de diversos produtos que garantem a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos animais de estimação. A linha completa abrange desde shampoos, medicamentos, vermífugos e antipulgas até os mais diversos medicamentos importantes no tratamento dos pets, inclusive nas doenças que acometem o Rottweiler.
Para se certificar de que o seu Rottweiler estará sempre protegido, bem cuidado, com energia e saúde, entre em contato com os representantes da marca ou vendedores das maiores redes de lojas pet e conheça melhor a linha de produtos Chemitec.