Apesar de raro, existe o risco de infecção de gripe aviária em humanos. Tranmissão acontece pelo contato com aves doentes ou superfícies contaminadas pelo vírus.
A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença infecciosa causada por subtipos do vírus Influenza A, que afeta principalmente aves silvestres e domésticas. Existem várias cepas do vírus, sendo as mais conhecidas a H5N1 e a H7N9, que têm potencial para causar surtos graves em aves e, em casos raros, infectar humanos.
A gripe aviária pode ser classificada como de baixa ou alta patogenicidade, dependendo da gravidade que a doença se manifesta nas aves.
A transmissão do vírus para pessoas é bastante incomum, mas pode acontecer devido ao contato desprotegido com aves infectadas ou superfícies contaminadas com secreções ou excretas contendo o vírus. Nesses casos, pode haver sérias complicações, especialmente em pessoas imunodeprimidas ou com imunidade mais baixa.
Quais os sintomas da gripe aviária?
Os sintomas da gripe aviária em humanos são semelhantes aos de uma gripe comum, e costumam se manifestar de 2 a 8 dias após o contato com o vírus influenza. Os sinais mais comuns incluem:
- Febre alta (acima de 38°C);
- Tosse seca;
- Dor de garganta;
- Dores musculares e articulares;
- Dificuldade respiratória;
- Secreção nasal;
- Pneumonia e insuficiência respiratória (em casos graves).
Além dos sintomas típicos de gripe, as aves também podem apresentar manifestações mais severas, como morte súbita, edema na cabeça, diarreia, falta de coordenação motora e queda na produção de ovos.
Gripe aviária: há risco para humanos?
Como o próprio nome sugere, a gripe aviária é uma doença que afeta majoritariamente as aves, mas que pode ser transmitida para mamíferos e seres humanos.
Desde 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 874 infecções humanas, um número considerado extremamente baixo. No entanto, foram 458 óbitos, o que indica alta letalidade da gripe aviária em humanos.
Como a gripe aviária é transmitida para humanos?
A transmissão da gripe aviária para humanos ocorre principalmente por:
- Contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas);
- Inalação de partículas virais presentes em secreções respiratórias ou fezes de aves doentes;
- Exposição a ambientes contaminados, como granjas e mercados de aves vivas.
Vale ressaltar que não há nenhum registro de contaminação de gripe aviária em humanos por conta do consumo de carne de frango ou ovos, uma vez que o vírus da influenza aviária não é resistente a altas temperaturas, sendo destruído quando cozinhamos o alimento.
Além disso, não há evidências de transmissão do vírus entre humanos, mas a vigilância epidemiológica é essencial para monitorar possíveis mutações do vírus.
Qual grupo de risco é mais vulnerável?
O grupo de risco mais vulnerável à gripe aviária é formado principalmente por pessoas que têm contato direto ou indireto com aves infectadas ou estão expostos a ambientes contaminados pelo vírus da influenza aviária. Esse público é formado por:
- Trabalhadores de granjas e aviários;
- Manipuladores de aves silvestres;
- Pessoas que trabalham com abate de aves;
- Criadores que tiveram aves doentes ou mortas no domicílio.
Além disso, pessoas com sistema imunológico comprometido, portadores de doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares, idosos e crianças pequenas estão mais vulneráveis a possíveis complicações da gripe aviária em humanos.
Medidas de controle contra a gripe aviária com desinfetantes
Para prevenir a disseminação da gripe aviária, é fundamental adotar boas práticas de biossegurança com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para restringir o contato com o vírus. A Chemitec oferece uma linha de produtos desinfetantes altamente eficazes contra vírus, incluindo o Influenza A:
- Biofor®: desinfetante à base de base de complexo de iodophor, com 2,25% de iodo livre. Ideal para higienização de aviários e superfícies de equipamentos e instalações de processamento de ovos;
- Glutam®: desinfetante com glutaraldeído, eficaz na desinfecção de salas de incubação, incubadoras, comedouros, bebedouros, galpões, gaiolas e outros equipamentos de uso avícola;
- Quatermon®: possui efeito bactericida, fungicida e viricida, indicado para desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes pecuários e avícolas em geral;
- Fenocreol®: desinfetante fenólico com ação viricida, bactericida e fungicida;
- Fenolina-21®: solução fenólica altamente concentrada, eficaz contra o vírus da gripe aviária, destinada à higienização e desinfecção adequada de ambientes, como galpões, estábulos e sanitários.
Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec.
Fontes: